|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Valtinho

Registrado: 06/06/11 Idade: 58 Mensagens: 45 Localização: São José do Rio Preto – SP
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 7:18 pm Assunto: BUXOS 3 |
|
|
Boa noite galera, comprei esse buxinho dia 07/06 fiz uma poda de limpeza e agora gostaria de sugestões de qual melhor caminho seguir.
Seguem fotos do antes e depois.
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
Ficou bom está clareada na planta, a penúltima foto me chamou a atenção como frente do bonsai. Agora tá chegando a época boa pra aramar, colocar alguns galhos em posição mais horizontal, dando mais maturidade pra planta e quando chegar a primavera já dá pra fazer o transplante e ver o nebari. Dá pra ter algo muito bom ae, em um ano de trabalho.
Bela matéria prima!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Mário César B Moro
|
Enviada: Dom Jun 10, 2012 10:07 am Assunto: |
|
|
Estou iniciando na arte e estou começando com buxus que é a única espécie que eu encontro nos hortos aqui que serve como muda já bem desenvolvida.
A dificuldade nesses buxinhos é que muitas vezes os galhos já estão grossos demais para educar.
Agora, te dou meus parabéns, não é fácil nessa bola de galhos e folhas inicial enxergar uma estrutura tão boa como você conseguiu com a poda.  |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Jun 10, 2012 11:40 am Assunto: |
|
|
Olá, td bem!?
Mas com certeza deve ter mais coisas por ae, vç só não achou ainda!
O buxos, realmente são muito rígidos os seus galhos, até mesmo jovens já apresentam grande resistência nos seu galhos. O que ajuda antes de aramar é ir trabalhando aos poucos com as mãos, fazendo uma ginástica, ir forçando o movimento com as mãos, amolecendo as fibras, sempre com cuidado para não quebra. Está insistência vai amolecendo as fibras lignificadas, nada rápido, bem aos poucos, trabalha um pouco, espera uns dias, depois vai lá trabalha de novo. Chegará o momento de aramar sem tanta dificuldade quanto aquele momento inicial.
O que acho de extrema importância em trabalhar um buxos, é preservar toda e qualquer folha e/ou galho próximo ao tronco principal, pois se o galho fica sem folhas e/ou galho, vç não poderá podar e encurtá-lo por exemplo, sob pena de perder o galho. Sempre que for podar um galho de buxos, certifique-se que antes do corte tenha ficado alguma coisa verde.
A estrutura que ví é basica, galhos bem distribuídos e folhagem próxima do tronco principal. Ainda precisa fazer nova seleção de galhos, saber quem fica, quem sai, algumas opções de jins, estilo proposto a seguir o trabalho. O primeiro passo(clarear a planta foi dado), agora elaborar o plano para o segundo passo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Valtinho

Registrado: 06/06/11 Idade: 58 Mensagens: 45 Localização: São José do Rio Preto – SP
|
Enviada: Dom Jun 10, 2012 12:45 pm Assunto: |
|
|
Marcos e Mario obrigado pelos comentários. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|