|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 7:11 am Assunto: E as plantas no frio??? |
|
|
Os meus vasos sofreram bastante, imagina as plantas.
Algumas sei que retornam bem na primavera, mas algumas estou em dúvida.
Araçá vermelho.
Outro araçá.
Ingá
Pitanga.
Cerejeira.
Até as calliandras estão sofrendo muito, as pontas estão queimadas.
Limoeiro.
E tem mais, depois posto. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 10:13 am Assunto: |
|
|
Caramba... espero que os meus ingás e araçás estejam bem (ainda não estou de férias, e eles ficam na casa dos meus pais) _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 10:48 am Assunto: |
|
|
QUE DÓÓÓ ALCIDES...  _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 11:38 am Assunto: |
|
|
Putz velho....
Que frio!!!!
Pelo menos, fica bom para pinheiros, shipakus, aceres e juniperos em geral...Agora, algumas nativas é que não aguentam...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
O Araçá volta, com certeza!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 3:48 pm Assunto: |
|
|
Vamos torcer que a "Prima Vera" chegue logo!! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 6:10 pm Assunto: |
|
|
E que as plantas se recuperem! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Nossa mãe do céu, essas plantas não podem ficar dentro de casa não ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 6:08 pm Assunto: |
|
|
Pois é Junior, este ano o inverno está de lascar mesmo.
Eu que moro perto de Gramado também tive que me virar. No RS foram 14 dias seguidos de geada, creio que no oeste paranaense nào foi diferente e até me parece que o resultado foi mais devastador do que por aqui. Algumas plantas eu recolhi, mas outras queimaram as pontas também, bem menos que as suas aí...
Quanto as suas creio que tem planta aí que vai brotar bem abaixo porque normalmente secam um pouco mais abaixo de até onde queimou. Daí podes perder boa parte do trabalho de estilização. em compensação a brotação pós-geada é sempre abaundante, o que possivelmente abrirá mais opções de estilização do que tinha antes...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 6:16 pm Assunto: |
|
|
puts!!
essa semana fez mto frio por estas bandas!! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Junior !!!!!!!!!
Que judiação !!!!!!!!
Tadinha das plantas, ainda bem que o amigo Elio nos dá ânimo para acreditar em recuperação delas após o inverno.
Torço muito para que se houver perda, que seja mínima. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 8:26 am Assunto: bonsai |
|
|
No Japão e na Europa, o pessoal costuma construir pequenos locais fechados, em madeira, plastico ou vidro, onde acondicionar as plantas durante o inverno, protegendo-as um pouco do vento e da geada, senão da neve mesmo, resguardando-as do frito intenso advindo nessa época do ano. Há incluso modelos vendidos prontos, com essa finalidade, em algumas revistas de bonsai, como se fosse um artigo comum. Creio que, tendo espaço em algum pedaço do quintal, pode ser construído um abrigo simples para proteger melhor esse "investimento" que é as plantas.
Ainda que muitas se recuperem, a total e plena recuperação não ocorre, como bem salientou o amigo Elio Luis, restando que as plantas sofrerão desgastes e perdas, mesmo que minimas, que irão comprometer todo o trabalho e material empregado nelas. Por isso, creio que o recurso da construção de um abrigo, no final das contas, acabe sendo um ótimo auxiliar em sua manutenção. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 7:49 am Assunto: |
|
|
Pethrus Barros escreveu: | Nossa mãe do céu, essas plantas não podem ficar dentro de casa não ? |
Petrus, possuo cerca de 700 plantas, impossível dentro de casa, estou estudando uma estufa. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 7:53 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | No Japão e na Europa, o pessoal costuma construir pequenos locais fechados, em madeira, plastico ou vidro, onde acondicionar as plantas durante o inverno, protegendo-as um pouco do vento e da geada, senão da neve mesmo, resguardando-as do frito intenso advindo nessa época do ano. Há incluso modelos vendidos prontos, com essa finalidade, em algumas revistas de bonsai, como se fosse um artigo comum. Creio que, tendo espaço em algum pedaço do quintal, pode ser construído um abrigo simples para proteger melhor esse "investimento" que é as plantas.
Ainda que muitas se recuperem, a total e plena recuperação não ocorre, como bem salientou o amigo Elio Luis, restando que as plantas sofrerão desgastes e perdas, mesmo que minimas, que irão comprometer todo o trabalho e material empregado nelas. Por isso, creio que o recurso da construção de um abrigo, no final das contas, acabe sendo um ótimo auxiliar em sua manutenção. |
Nick, em onze anos de cultivo, nunca tinha acontecido tamanho prejuizo, este ano está de lascar mesmo, mais frio e a sensação termica causada pelo vento também é muito maior. O resultado esta ai!!! Estou estudando a construção de uma estufa. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Amigo Junior !!!!!!!!!
Perto de 700 plantas...........só um local adequado para não sofrer as intempéries.
Espero que no próximo ano você não sofra muito.
Bem, ainda teremos mais frio este ano, só que agora não dá mais tempo.
Torço muito para que diminua o frio por aí....... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Editado pela última vez por Angela Fernandes em Qui Jul 28, 2011 1:08 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|