FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Insucesso com escorredor e mamadeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelodezena



Registrado: 05/03/07
Idade: 46
Mensagens: 92
Localização: São Carlos

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 3:02 pm    Assunto: Insucesso com escorredor e mamadeira Responder com citação

Olá pessoal

Estou bem decepcionado pois não encontro o motivo do meu problema.
A mais de 8 meses coloquei 3 mudas em escorredores, com substrato composto por 60% de pedriscos, 30 terra vermelha e 10 de humus.
Deixei os 3 escorredores esperando que as raizes saissem pra eu colocar na mamadeira. Porém nunca saem as raizes.
Eu já adubei em cima... e não sei mais o que fazer...

Alguém tem alguma sugestão?

Grande abraço

Marcelo
_________________
_______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

ola, qual é a espécie q vc ultilizou?

algumas espécies requerem substratos calcáreos e outras mais ácidos algumas nem enrraizam se o subsatrato não for o mais indicado a espécie.

o substrato compactou?

se compactou o melhor a fazer é aproveitar a primavera e trocalo por substrato mais granulado.

Como esta o crescimento da planta?

se esta lento não se preocupe q é normal em alguns casos...

Se o seu problema não esta intercalado nas perguntas q lhe fiz tente regar uma vez por mes com hormoneo enrraizador, se a planta não esta com deficiencia no crescimento as raizes ainda não terem saido não é um problema.
Tenho algumas plantas q demoram um ano até começar sair algumas raizinhas, mais ficus, duranta, pitanga... em dois ou tres meses já tem raizes saindo pelos furos.

boa sorte...
t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelodezena



Registrado: 05/03/07
Idade: 46
Mensagens: 92
Localização: São Carlos

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Ola...
Obrigado pela resposta
São tres espécies diferentes:
Um cotonascer e um piteco eram mudas maiores e uma oliveira que ainda era uma mudinha.

O desenvolvimento eu estou considerando satisfatório, mas um pouco lento.
O substrato não compactou não... mas acho que ele poderia ter mais pedriscos, pelo que tenho visto em algumas fotos em outros topicos.

Não entendo nada de qual espécia necessita de um tipo de solo e qual necessita de outro, por isso se puder me ajudar eu agradeceria.

Valeu
_________________
_______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

ola, então o melhor a fazer é esperar o tempo fazer a sua parte...
sobre a acides do solo eu te enviei por email porque a matéria é muito extença pra colocar aki...

t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo;
Pelo que sei das oliveiras, seu desenvolvimento é muito lento... Até desisti de ter alguma por isso...
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

olha
realmente via de especie para especie

Botei um buxinho já desenvolvido faz 3 meses e nada, mas botei uma mudinha pequena de Schefflera e já esta saindo em vario lugares.

Acer tridente tb foi um já pra sair, amoreira tb foi rapido.

da uma olhada aki:
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados.htm

e v de quanto em quanto tempo tens q trocar de vaso, isso t dara uma ideia do crescimento das raizes se são rapidas ou lentas

abraços e boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados,

Estas espécies: Piteco, oliveira e buxinho são de desenvolvimento lento mesmo. As vezes muuuito lento...

Ao contrário das Scheffleras. Estas brotam muito rapidamente.

De qualquer modo recomendo verificar a metodologia de adubação (priorizar o N) e a incidência de raios solares. Que influencia bastante no desenvolvimento da planta.

Abraço.

Franz
_________________
"O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Dez 10, 2009 8:57 am    Assunto: Responder com citação

terra vermelha???

Se for a mesma terra vermelha de rondonia, entao vc utilizou o próprio cascalho.

Este tipo de terra compacta muito fácil. É utilizado para compactar as ruas que serão asfaltadas (até nas rodovias é utilizado).

Fiz a besteira de usar o cascalho aqui em uma jabuticabeira e ela quase morreu! Ainda nao sei se ela vai aguentar pois o cascalho evitou o crescimento das raízes, e por nao ter uma boa alimentação para a planta acabou definhando ela.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcelodezena



Registrado: 05/03/07
Idade: 46
Mensagens: 92
Localização: São Carlos

MensagemEnviada: Qui Dez 10, 2009 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Laudir

A terra vermelha que falo é uma com pouca materia organica e ligeiramente grossa... o substrato que montei não tá compactado não... se eu regar um pouco mais forte eu arranco tudo de tão solto que ele está...
Li em algum lugar que o uso de humos no escorredor pode queimar as raizes e impedir seu crescimento... isso procede?

Olá Franz
O sistema radicular precisa de bastante N? eu uso sempre aquele NPK 10-10-10... esse é bom?

Grande abraço
_________________
_______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Dez 10, 2009 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcelo!

Qualquer adubo pode prejudicar a planta se ela estiver em fase de enraizamento. Minha irmã matou uma jabuticabeira quando colocou esterco de vaca diretamente no sistema radicular que estava em pleno desenvolvimento.


Porém digo: Aguarde mais opiniões, pois também sou iniciante nesta arte!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Dez 11, 2009 10:39 am    Assunto: Responder com citação

ola, o nitrogenio é mais para a formação das folhas das planta, o exesso de nitrogenio pode fazer com q as folhas fiquem verde claro e bem grandes...

t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Dez 11, 2009 6:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O substrato ideal para iniciar plantas a partir de mudas novas é areia grossa de rio, sem peneirar. Pode ser dessas que são usadas em construção de casas. Very Happy

Das tres espécies que voce mencionou, o pitecolobium tortum é o único com desenvolvimento rápido, não importando o substrato em que está plantado. Aliás, é até interessante ao invés de plantá-lo em um escorredor, pular esta parte e plantar diretamente numa bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Very Happy

O cotoneaster tem diversas variedades, sendo que a mais comum a horizontalis, possui folhas pequenas, com produção de flores brancas e frutinhas vermelhas. É o mais interessante para cultivar visando um bonsai. Mas seu crescimento é lento, e as raízes demoram de tres a quatro anos até preencherem todo o espaço do escorredor e iniciarem sua descida rumo ao substrato da bacia "mamadeira". Rolling Eyes

A oliveira vendida em viveiros geralmente é encontrada apenas enxertada. O enxerto é sobre um cavalo de ligustro, que cresce bem, emitindo forte raizame no primeiro ano de plantio, vazando rapidamente os furos no fundo do escorredor. Very Happy

A composição do substrato drenante é recomendável para mudas que possuam certa grossura de tronco, ou uma quantidade razoável de raízes capilares. Não sendo o caso, se forem mudinhas fininhas, a areia grossa resolve melhor, sem nenhuma dúvida. Depois de ficarem plantadas na areia por uns dois ou tres anos, aí sim poderemos transplantar para um substrato mais drenante. Very Happy

Considero um ótimo substrato drenante a composição: terra granulada (vermelha, preta, azul, verde, não importa a cor, desde que tenha granulos duros), pedrisco, caco de telha ou de tijolinho maciço, casca de pinheiro (seca), carvão vegetal. Tudo bem misturado em tamanho de granulos o mais homogeneo possível e em partes iguais. Nesse substrato poderemos plantar a maioria das plantas, exceto azalea, que pede um substrato mais rico em material orgânico (terra de "xaxim" ou composto de substrato usado em horticultura). Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 1:20 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Nick se possivel você pode me passar uma boa mistura para solo, de acordo com o que possuo aki em porcentagens se possivel, pq essa é uma grande dificuldade para mim :/

Tenho: Arreia de construção, Cacos de telhas e tijolo, Pó Xaxim, Cascalho de rio, Saibro (akeles de colocar em estrada de chão), Terra vegetal, Humos, casca de pinho, carvão vegetal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 2:45 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Considero um ótimo substrato drenante a composição: terra granulada (vermelha, preta, azul, verde, não importa a cor, desde que tenha granulos duros), pedrisco, caco de telha ou de tijolinho maciço, casca de pinheiro (seca), carvão vegetal. Tudo bem misturado em tamanho de granulos o mais homogeneo possível e em partes iguais. Nesse substrato poderemos plantar a maioria das plantas, exceto azalea, que pede um substrato mais rico em material orgânico (terra de "xaxim" ou composto de substrato usado em horticultura)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 12:17 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
nickyfury escreveu:
Considero um ótimo substrato drenante a composição: terra granulada (vermelha, preta, azul, verde, não importa a cor, desde que tenha granulos duros), pedrisco, caco de telha ou de tijolinho maciço, casca de pinheiro (seca), carvão vegetal. Tudo bem misturado em tamanho de granulos o mais homogeneo possível e em partes iguais. Nesse substrato poderemos plantar a maioria das plantas, exceto azalea, que pede um substrato mais rico em material orgânico (terra de "xaxim" ou composto de substrato usado em horticultura)


Aproveitando:

Se o escorredor estiver no chão, mas com lajotas, isso inibe o aparecimento das raízes devido à não estar dsiretamente em contato com o solo?

Pergunto pois tenho duas plantas nesse estado, duas azaléias...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil