FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Principiante Ulmeiro Moyogi 6 anos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2013 5:16 pm    Assunto: Principiante Ulmeiro Moyogi 6 anos Responder com citação

Ola Pessoal
Sou novo nestas andanças, e queria apresentar aqui o meu bonsai que comprei ontem:

O que acham? em termos de podas o que devo fazer? Acho que é melhor deixar a árvore adaptar-se agora á sua nova casa.

Noto que o vaso está repleto de raizes. Devo fazer a muda? segundo li, apartir de Maio

Dicas são bem vindas, grande abraço a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Bonito exemplar, Tiago.

Sou principiante também, mas já devo lhe avisar que deve tomar cuidado no local onde ele está. Pega sol e venta aí?

Abraço
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 9:17 am    Assunto: Responder com citação

André Rocha escreveu:
Bonito exemplar, Tiago.

Sou principiante também, mas já devo lhe avisar que deve tomar cuidado no local onde ele está. Pega sol e venta aí?

Abraço

Ola amigo
Apanha um pouco de sol durante o dia, mas nada de especial. A janela está sempre entre aberta =)
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Ah, que bom!

Você sabe a idade dele? Vejo que já é um bonsai formado, mas acho que eu o tiraria desse vaso pequeno para colocá-lo em outro maior afim de fazêlo crescer mais ainda.
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Sim amigo, ele tem 6 anos
não sei é o tamanho do vaso que hei-de pôr
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago, como você notou, realmente o vaso está cheio de raízes, e seria bom mesmo mudá-lo. Creio que você já tenha lido um pouco a respeito de bonsais. Se não, leia muito, aqui no fórum mesmo, antes de fazer qualquer intervenção.

Seu bonsai precisa de uma muda de terra urgente. Eu sugeriria que você fizesse um falso transplante agora, passando para um vaso maior sem mexer nas raízes, para que, no início da primavera você poder ter mais segurança de mexer nele.

É uma bela planta, com um bom movimento de tronco, o que já ajuda muito. Com um pouco mais de ramificações e direcionamento de galhos ela ficará espetacular.

Por enquanto é isso. Bom trabalho.
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 10:46 am    Assunto: Responder com citação

ramon.cirilo escreveu:
Tiago, como você notou, realmente o vaso está cheio de raízes, e seria bom mesmo mudá-lo. Creio que você já tenha lido um pouco a respeito de bonsais. Se não, leia muito, aqui no fórum mesmo, antes de fazer qualquer intervenção.

Seu bonsai precisa de uma muda de terra urgente. Eu sugeriria que você fizesse um falso transplante agora, passando para um vaso maior sem mexer nas raízes, para que, no início da primavera você poder ter mais segurança de mexer nele.

É uma bela planta, com um bom movimento de tronco, o que já ajuda muito. Com um pouco mais de ramificações e direcionamento de galhos ela ficará espetacular.

Por enquanto é isso. Bom trabalho.

Muito obrigado.
Podes-me indicar como melhorar o aspecto dele? com relação as ramificações e direccionamento dos galhos
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago, primeiramente devemos saber bem com o que estamos lidando. Sua planta é um Ulmus parvifolia, ótima planta para se moldar como bonsai. uma característica muito marcante desta planta é que com ela se consegue uma redução muito eficiente do tamanho das folhas, o que ajuda muito na formação de um belo bonsai.

Você pode ler um pouco mais sobre ela no site do nosso amigo Mac Donald, neste link: http://www.abcdobonsai.com/ulmus/.

Sua planta está saudável, mas precisa de alguns cuidados. Primeiramente seria o transplante, ou melhor, um falso transplante. como você pode notar, as raízes dele estão muito grossas e bagunçadas. Porém a poda de raízes desta espécie, ou um transplante mais rigoroso deve ser feito no início da primavera. Contudo, se você quiser você pode passá-la para um recipiente um pouco maior com um substrato bem drenante.

Agora que já falamos de raízes, vamos para a parte aérea. Duas coisas podem ser feitas para melhorar um bonsai no estado em que se encontra o seu: divisão de patamares e uma densificação das copas.

Veja esta foto:

Note que os patamares estão bem divididos e com muitas folhas em cada patamar.

Aumentar a quantidade de galhos e reduzir o tamanho da folha são coisas que são conseguidas mutuamente. Quanto maior o número de folhas, menor o tamanho delas.

Na revista France Bonsai, ed 88, tem uma matéria muito boa a respeito de ramificações em bonsais. É possível baixar a mesma gratuitamente na internet.

Ao podarmos a ponta do galho, deixamos de inibir o desenvolvimento das gemas laterais, provocando assim o surgimento de novos galhos. Além disso, uma técnica que ajuda muito para aumentar a ramificação e diminuir o tamanho da folha é a DESFOLHA. Dê uma lida nesta entrevista ao amigo Carlos Tramujas:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm

Você deve estar pensando que sou louco, te mandando ler esse monte de coisa, mas não, eu não sou. Para nos aperfeiçoarmos nesta arte, temos que ser curiosos e estudiosos. Estude muito, procure informações, pergunte. É muito difícil e demora muito tempo para descobrimos essas técnicas somente por tentativa. Ler parecer ser mais cansativo, mas poupa anos e anos de serviço.

Leia também sobre nebari. Sugiro estes site:http://bonsaibark.com/2009/03/27/an-ingenious-technique/
Comece nesta página, depois vá para
-An Ingenious Technique: part 2
-In Search of the Perfect Nebari – part three
-In Search of the Perfect Nebari – part four
-In Search of the Perfect Nebari – part five
-In Search of the Perfect Nebari – part six
-In Search of the Perfect Nebari – part seven

Bom, acho que já tem muita coisa aí. Se não entendeu algo, pergunte novamente. Será um prazer ajudar.
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigo. Agradeço bastante a ajuda, foi muito esclarecedor. Este forum parece ser muito bom, foi muito encorajador puder receber assim um guia =)
Li os artigos, e surgiu só uma pergunta, que não consegui encontrar a resposta.
O que é a gema?

Queria só citar que sou de Portugal, portanto o clima é um pouco diferente daí. Aqui em Julho é Verão, portanto será a altura ideial para a fazer a desfolha certo?
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 8:11 pm    Assunto: Responder com citação

Que bom que você gostou e sim, o fórum é muito bom mesmo.
Ainda tenho muito a aprender. Mas posso ensinar o que sei.

Gema é a região da planta onde existe a possibilidade de se surgirem ramos, sejam eles aéreos ou raízes.

Bom, realmente em cada país as estações do ano sã em uma época do ano.
Pelo que li, agora você está no inverno. A primavera começa em março.
Então sugiro que você comece as intervenções somente em março.

Além disso, tem outra coisa, para garantir a saúde da planta, faça uma intervenção por vez. Espere que a planta se recupere para depois fazer a outra.

Se eu fosse você, na sua situação faria o seguinte:
-De agora até o fim de fevereiro buscaria informações sobre substrato para bonsais e sobre transplante de bonsai.
- Dia 25 de fevereiro, por aí, faria o transplante, com a pode de raízes e tudo mais. Não adube nessa época.
- Podaria ela somente no verão e começaria as técnicas q te falei.
Tiago Rocha

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 7:32 am    Assunto: Responder com citação

Sem duvida uma grande ajuda.

Vou começar a reunir o material =)
Surge só uma ultima duvida.
Deve-se fazer a desfolha no transplante? existem sites que dizem que sim, outros que não

reparem neste video, o homem não faz a desfolha:
http://www.youtube.com/watch?v=PTN4ixTxsH4&feature=youtu.be
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 7:44 am    Assunto: Responder com citação

Eu esperaria de um a dois meses do falso transplante para então fazer a desfolha. Apesar de seu bonsai ter 6 anos, não é bom ficar fazendo muita intervenção conjunta.

Abraço
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

O André está certo. Uma intervenção de cada vez.

Muitas intervenções podem levar a planta a óbito.

Espere dois ou tres meses. Ou melhor, já que no outono é a época que as olhas caem, force isso. Faça a desfolha no outono.
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando pra tirar uma dúvida, Ramon, gostaria de saber se quanto mais velho for o bonsai, mais resistente ele é às intervenções (como acontece no caso das árvores comuns)?
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

André, agora você me pegou de jeito, não sei com certeza se isso realmente acontece.

Mas, se raciocinarmos logicamente, podemos chegar a uma conclusão.

Quando plantamos uma semente, a mesma possui em seu DNA a "vontade" de crescer muito e frutificar. Nesse fase, as intervenções são mais bruscas, pois retiramos raízes que seriam as de sustentação da planta, retiramos o ápice da planta, e assim sucessivamente.

Quando o bonsai já está adulto, ou seja, com todas as características do bonsai, o mesmo já está adaptado às condições que lhe são impostas. Por exemplo, suas folhas estão menores, diminuindo a perda de água, possui muita raiz capilar, aumentando a absorção de água, etc.

Então, não podendo afirmar com certeza(quem sabe um estudo mais aprofundado, com experiências, poderia confirmar ou refutar), que sim, o bonsai mais velho é mais resistente.

Entretanto, peço aos mais experientes que me corrijam caso eu esteja me equivocando e que complementem caso seja necessário.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: