FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante romã passo-a-passo
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 4:45 pm    Assunto: Transplante romã passo-a-passo Responder com citação

Olá,

Quero mostrar o transplante de uma romã que comprei em uma floricultura e queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum.

Antes do transplante


A romã


Início dos trabalhos


Que dó!!!!


Pequenina...


Mãos na massa(ou na terra)!!!


As raízes


Experimentando um futuro vaso...


Plantando no escorredor...


Trabalho finalizado


Aguardo opiniões

Abraços!!!


Editado pela última vez por Mateus em Sex Jun 03, 2011 10:19 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mateus....
acho q vc fez a coisa certa.. eu tb fiz isso com uma romãzinha q comprei no supermercado... agora é só colocar na mamadeira e vai ter uma romã bem maior jájá...
ahhh... gostaria de saber sobre o crescimento da romã se é lento ou demorado....?
abraços
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Out 04, 2010 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Mateus

Eu só acredito que você não deveria ter podado as raízes e galhos... uma vez que o objetivo de colocar no escorredor é proporcionar um crescimento maior da planta.

Como ela já estava com a raiz pivotante cortada o ideal era não mexer ou então só "desembaraçar" as raízes, retirando parte do substrato original...

Agora você vai ter que esperar ela se recuperar da poda para voltar a crescer...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá prumodeq...

Eu podei poucas raízes(apenas as mais compridas) e podei os galhos para ela se concentrar na recuperação...
Depois de uns 20 dias do transplante que percebi que ela tem dois pequenos brotos(eu acho).
Mas tenho esperança de que ela se recupere e se desenvolva bem!!!

Valeu...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 8:40 pm    Assunto: bonsaiq Responder com citação

Mateus, vc agiu certo em quase todo o procedimento. Faltou, não sei se fez, lavar bem as raizes em agua corrente, colocando-as em seguida em uma solução contendo hormonio enraizante, antes de replantar. Espero, ainda, que tenha distribuido as raízes o mais radialmente possível, para construir assim um bom nebari para ela. Very Happy

Eu, aliás, teria preferido plantar no vasinho mostrado por voce. A romanzeira tem um crescimento muito lento, mas rende bem como mini bonsai. Ficaria bem apresentável no vasinho, inclusive com um novo fruto no futuro. Very Happy

Mas como vc optou pelo escorredor, além dos trabalhos acima descritos, acho que poderia ter feito um pouco melhor e cortado alguns galhinhos. Veja só:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury...

Não lavei as raizes,pois acho que por ser seu primeiro transplante para um substrato drenante,seria muito radical para ela.Também nao coloquei em hormonio enraizador,pois nao encontro em minha regiao...

Quanto ao vasinho(que eu mesmo fiz!!),nao passei ela para ele porque prefiro fazer isso quando a planta já estiver com ''cara'' de bonsai...Mas futuramente pretendo colocar ela nesse vasinho.E quero transformá-la em um mame!!!

Sobre a poda,vou esperar ela se recuperar para podar mais alguma coisa...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 7:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mateus, se a intenção é transformar em um mame, então por que plantou em escorredor? Os japoneses fazem o envase de futuros mame diretamente do vaso plastico para o vaso de bonsai, sem contratempo nenhum:









Veja essa piracanta florida:



Mini zelkova serrata:



Mini acer na xicara:



Outro mini acer, envasado em um vasinho artesanal:



Mini penjing de kuromatsu (pinheiro negro):



Pinheiro negro:



Para finalizar a demonstração japonesa, eis mini romanzeiras, que os japoneses chamam de ZAKURÔ (ざくろ):









Como se pode ver, mini plantas requerem mini vasos e não escorredores. Veja:





Há alguns anos atrás, eu tinha dificuldade em encontrar vasinhos pequenos para usar como treinamento para formar mini bonsai. Aprendi com o Rock Junior, bonsaista de Nova Lima/MG, a usar tampinhas de garrafa pet, perfurada no fundo, como recipiente de treinamento, para quando conseguisse mini vasinhos, ficasse mais fácil a transposição da planta. Desde então, os ceramistas nacionais melhoraram seu trabalho, particularmente no segmento dos mini vasos, o que facilitou bastante para o cultivo e formação de mini plantas, dispensando o uso de tampinhas plasticas então. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Muito interessantes e bonitos estes minis bonsai!!!
Bem,eu optei por plantar a romãnzinha no escorredor para ela se desenvolver melhor,engrossar um pouco mais o tronco e ter uma boa distribuição dos galhos...Como nesta foto:



Porque penso que nos vasinhos pequenos é mais dificil de conseguir uma boa estrutura...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Então, o seu objetivo, nesse caso, não é o mame ou mini bonsai, mas sim o shohin, que é o bonsai com altura até 25cm. Very Happy

O escorredor é o melhor recipiente para um cultivo com essa finalidade. Muito embora a romanzeira demore para engrossar o tronco. Melhor, então, uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Lembrando que o espaço fisico onde a planta se desenvolve, como um escorredor, funciona como limitador de crescimento, vez que há pouco espaço para as raízes capilares. Mesmo usando uma bacia, à guisa do que chamamos de "mamadeira".

Ao plantar diretamente na bacia, porém, há mais espaço para uma maior quantidade de raizes capilares. Quanto mais raizes dessas houver, mais o tronco irá engrossar, mais rapidamente inclusive. Very Happy

Isso se não houver um pedacinho de chão, é claro. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda não sei se vai ser um mame ou um shohin,depende da altura que ele ficar futuramente com as podas...
É bem interessante a idéia da bacia,mas tive que fazer o transplante urgentemente,pois ela estava quase morrendo num substrato compactado e eu nao tinha substrato suficiente para encher uma bacia.Pretendo deixar ela no escorredor por um bom tempo e quando as raizes estiverem saindo pelos furos,enterro o escorredor numa bacia grande com terra de jardim e esterco.
E infelismente nao tenho nenhum pedacinho de chão em casa...Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

Com pequenos brotos...



Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

posso perguntar o substrato que voce usou quando plantou ela no escorredor ?

eu acho q a romanzeira tanto num mame quanto num shohin fica bem bacana ! vai fundo que vai ter uma bela planta!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Eu utilizei + ou - 40% de caco de telha,30% de terra de cupinzeiro granulada,20% de terra de jardim e 10% de areia.

Tambem acho que essas mini romãs ficam ótimas quando mames ou shohin por causa de suas pequenas folhas!!!Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

Apesar das brotaçoes,alguns galhos secaram...Mas ela vai se desenvolvendo bem...

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de saber do pessoal do forum,como prosseguir com ela agora,sobre poda,desfolha, adubação e aramação.

Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil