Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Ribeiro
Registrado: 09/03/12 Idade: 37 Mensagens: 96 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 11:38 am Assunto: Bougainvillea |
|
|
Bom dia!
Meu nome é Rafael Ribeiro e Tento a arte do bonsai a mais ou menos um ano e meio.
Estou tentando trabalhar nessa árvore a mais ou menos um ano e gostaría de sugestões e dicas de como melhorar sua forma.
Acabei de fazer a desfolha.

Editado pela última vez por Rafael Ribeiro em Sáb Mar 10, 2012 12:03 am; num total de 8 vezes |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 1:29 pm Assunto: |
|
|
Não ta aparecendo pra mim as fotos!!!! |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 3:59 pm Assunto: |
|
|
Desculpe, estou tentando usar o site Megagaleria para colocar as fotos mas quando coloco para fazer o upload nada acontece .. vou continuar tentando |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 6:06 pm Assunto: |
|
|
vc pode tentar outro site ou pragrama para ospedar suas fotos, eu oso o picasa 3. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 6:07 pm Assunto: |
|
|
USA ESSE AQUI VE SE DA CERTO
http://tinypic.com
ABÇ |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 12:05 am Assunto: |
|
|
Valeeuu .. agora foi!!
Obrigado!
Então...
essa bougainvillea está a mais ou menos um ano e meio comigo, fiz o esquema da mamadeira, agora estou tentando melhorar o nebari e acabei de fazer a desfolha total.
Gostaria de uma ajuda com relação ao estilo/ forma.
Obrigado novamente! |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 5:12 pm Assunto: |
|
|
Alguem saberia o tempo minimo de intervalo entre uma desfolha TOTAL e outra? Pode ser feita quando a nova folhagem está totalmente desenvolvida ou existe algum tempo de recuperação?
obrigado |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 9:10 pm Assunto: |
|
|
Mas pra que você quer desfolhá-la outra vez? Você deveria se concentrar em melhorar a ramificação primeiro ( mais galhos ) e isso se consegue com forte adubação e podas sucessivas "cultivo". Ao fazer a desfolha, você enfraquece a árvore, e se ela não estiver bem alimentada a resposta será muito fraca, não compensando a injúria.
A desfolha pode ser usada quando se quer diminuir o tamanho da folhagem, mas isso quando já se tem pelo menos uma forma definida, ou também pode servir para melhorar a ramificação final e não a estrutura primária como no seu caso. Concentre-se em fortalecer ao máximo a sua planta, e não em enfraquecê-la, e ela te recompensará com uma copa mais frondosa.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 9:31 pm Assunto: |
|
|
Essa mamadeira não teria que ser em uma bacia maior para a planta crescer mais? |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 9:09 am Assunto: |
|
|
Eu vou transplanta - lá, na primavera para um escorredor melhor e bacia maior .. este escorredor tem os furos muito pequenos.
Átila, você teria alguma sugestão de adubação para que eu melhore a ramificação desta planta??
Pensei na desfolha para quebrar a dormencia das gemas e assim os galhos se formarem com o tempo, mas vejo que é errado.
Caso você possa me passar alguma técnica eu seria muito grato.
Obrigado e todos e abraços
 |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 10:38 am Assunto: É |
|
|
RAFAEL,,,CADA UM TEM UMA VISÃO E OPINIÃO DIFERENTE,,,A MINHA É ESSA:
DEPENDE MUITO D QUE VC QUER PRA SEU BONSAI,,,EU TRABALHARIA ELA MAIS BAIXA,,ESTÁ MUITO PESCOÇUDA,PORÉM SE VC KISER DEIXÁ-LA NESSA ALTURA MESMO,DEVE DEIXAR ALGUNS ANOS NA MAMADEIRA PRA ENGROSSAR O TRONCO.ELA TEM UMA LEVE CONICIDADE INVERTIDA,QUE SÓ DÁ PRA SER CORRIGIDA COM UM INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR SUA ALTURA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 11:30 am Assunto: |
|
|
Rogério, a minha maior preocupação é quanto ao tamanho das folhas. Acho que se eu diminuisse o tamanho da árvore, suas folhas ficariam muito desproporcionais.
Qualquer dica é muito bem vinda. |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 1:28 pm Assunto: |
|
|
fala ae Rafael Ribeiro...
fala ae galera...
compartilho da opnião do amigo Rogerio, abaixando a planta, vc vai ter novas brotações e mais baixas, maior ramificação e maior quantidade de galhos para trabalharaa planta.
vc tem um tronco interessante, porem reto e com brotações muito altas.
bommm...essa é a minha opnião, espero ter ajudado em alguma coisa...
abraços _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 9:51 am Assunto: |
|
|
Não é a adubação que melhora a ramificação, e sim as podas, pinçagens, desfolha etc. porém se a planta estiver mal adubada a resposta será mais fraca, as duas coisas funcionam melhor juntas.
Bom, a sua planta está realmente "pescoçuda" fato! Dificilmente ela emitirá novas brotações em baixo sem uma poda drástica do tronco. Independente do que você queira para ela, forma, tamanho etc. O cultivo bem feito é a base sem a qual você não chegará muito longe. Do jeito que a planta está ela realmente não te dá muitas opções. Não curto muito essa técnica de mamadeira, prefiro plantar direto num vaso grande 18-20 litros com bastante adubação orgânica. A mamadeira, na minha opinião, te dá resultados muito inferiores a essa técnica de cultivo, mas já é melhor do que colocar ela num vasinho e chamar de "bonsai" como muitos fariam, e observar ela ficar estática, sem desenvolvimento significativo.
Quanto a forma, você tem um tronco reto principal. Os estilos que trabalham com tronco reto são o chokan e o hokidashi, os quais não parecem viáveis nesse momento para ela. Talvez possa inclinar o tronco e tentar um shakan, o que daria algum movimento a ela. Que forma você tem em mente? Não se preocupe com tamanho de folhas nesse momento, é o que menos importa agora.
Quanto a poda, os galhos dela estão muito longos, com brotação na ponta, para melhorar isso você pode podá-los desde já a uns 2 ou 3 nós e ala emitirá novas brotações nas axilas das folhas e dos espinhos. Deixe crescer novamente até atingirem pelo menos uns 6-8 pares de folhas e pode novamente. Os novos galhos brotarão retos, se quiser dar sinuosidade, use arame encapado e meio frouxo curvando a primeira seção do galho dessa forma vai conseguir ramificar e dar sinuosidade ao mesmo tempo. Se desejar aramar ela, faça com os galhos ainda verdes e arame encapado e +- frouxo, mas fique de olho pra não marcar o galho, pois engrossam rápido.
No mais, boa sorte!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 3:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu gente!
Obrigado pelas dicas... estou pensando em fazer um corte drástico no tronco e tentar inclinar a planta. Vou fazer o transplante para um vaso maior e continuo postando aqui para o auxílio de vocês.
Obrigado mesmo!!
abçs |
|
|
 |
|