FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvidas com Aroeira !
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manoel Félix



Registrado: 13/12/11
Idade: 28
Mensagens: 64
Localização: Quissamã-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 12:56 pm    Assunto: Duvidas com Aroeira ! Responder com citação

Tenho uma aroeira que obtive por yamadori a 9 meses, eu queria saber de vocês se seria um bom momento podar agora? eu quero manter ela com o tronco fino e dar a ela o movimento de varrida pelo vento. Não sei bem se posso fazer isso nela, olhem as fotos abaixo.




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde amigo, na minha opinião faria um hokidashi, a estrurura da planta pede isto. Essa é minha opinião iniciante, antes de qualquer decisão espere os mais sabios e siga tambem seus instintos.
Att Pedro Reimão.
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Manoel Félix



Registrado: 13/12/11
Idade: 28
Mensagens: 64
Localização: Quissamã-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Inicialmente eu penssei no hokidashi, mas depois eu achei que poderia fazer algo diferente, mas como vc disse "A estrutura da planta pede isto", vou fazer um hokidashi mesmo.
Mas agora vou esperar a opinião de mas pessoas e saber se posso podar agora ou não.
Pedro Reimão, obrigado pela dica, abraços.




Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2012 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Eu me sinto feliz em ter sido útil. Quanto a este segundo assunto, eu podaria, pois estamos no inverno e nesta época as plantas sofrem menos, outro ponto é que a próxima estação é a primavera que vem trazendo muitas brotações. Mais uma vez espere os mais sábios, principalmente por que este assunto é um tema técnico, não cabe apenas o instinto.
Att Pedro Reimão.
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Pedro.
Sua muda de aroeira pimenteira esta bem vigorosa, o que mostra o bom trato , mas vamos atentar para alguns detalhes :

- Nem todas as especies se prestam a todos os estilos . Pesquisando verá que algumas são melhores para este ou aquele , outras já não aceitam tais ou quais procedimentos . Descubra quais estilos são apropriados para esta especie .

A aroeira tem o crescimento e brotação muito rapido o que facilita na modelagem , permitindo que se faça varias intervenções durante o ano , claro que observando a epoca certa.

A priori acreditro que deveria aramar o tronco , desde a base até o topo para criar movimentos e sinuosidade no mesmo que por hora esta reto e desprovido de tecnica, agregando assim mais harmonia visual em qualquer que seja a condução escolhida.

Como o tronco e os galhos são bem maleaveis enquanto finos poderia optar pelo estilo han kengai , ou seja , semi cascata , dando inicio ao estilo com as torções feitas depois de aramado o tronco e eliminado a maioria dos galhos ...

- Se optar por este caminho , deverá cortar o tronco depois do primeiro galho , que passará a ser a continuação do tronco , criando assim um principio de conicidade..

- Outra opção seria conduzir como uma vassoura invertida, hokidachi, que é como são encontratas as aroeiras na natureza , e um estilo mais "facil" de se conseguir conduzir.

No mais , estude muito , experimente , erre e aprenda com seus erros , acerte e se maravilhe com os acertos ...

E muita paciencia ...
Abraço .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manoel Félix



Registrado: 13/12/11
Idade: 28
Mensagens: 64
Localização: Quissamã-RJ

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio, Como você disse vou tentar o estilo hokidachi que é mais facil, eu cortei os ramos para incentivar novas ramificações em breve posto fotos.

Obrigado pela ajuda ! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil