FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa de 2 anos - Help
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Catarina S

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 1:47 pm    Assunto: Serissa de 2 anos - Help Responder com citação

oi a todos! Tenho uma serissa de 2 anos e não sei muito bem o que fazer. Aqui vão umas fotos:
http://i46.tinypic.com/2copw6d.jpg
http://i48.tinypic.com/k3rr6.jpg

Preciso de ajuda...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Está plantinha pode se tornar complicada seu cultivo.
Tente cultivar longe de sol intenso(meia sombra).
E basicamente o substrato é composto do que aparece nas fotos?
Como está a adubação dela?

...abç
Catarina S

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Está plantinha pode se tornar complicada seu cultivo.
Tente cultivar longe de sol intenso(meia sombra).
E basicamente o substrato é composto do que aparece nas fotos?
Como está a adubação dela?

...abç

Obrigado pela dica. Eu estou a adubar com um adubo liquido de 15 em 15 dias. Até agora não se tem queixado.
O substrato é um universal para bonsais. Na embalagem diz que tem akadama, gravilha vulcânica calibrada e fibra de coco. No fundo do vaso meti um pouco de cascalho de argila.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 8:07 am    Assunto: Responder com citação

Catarina, quanto ao que fazer com a plantinha...qual é sua dúvida?
Catarina S

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 10:24 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Catarina, quanto ao que fazer com a plantinha...qual é sua dúvida?

A minha dúvida é se neste momento o adubo é suficiente ou se devo meter outras coisas como... micronutrientes (não sei o que é mas vi escrito em algum lado). E a minha plantinha está naquela terra há 1 ano e meio... mudo de terra ou espero mais 1ano? E eu não fiz aquilo que li algures no fórum... da mamadeira e do alguidar. eu apenas meti num vaso maior, tamanho médio, de plástico e uns furos no fundo.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 11:05 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Olha, por estar pequena e estar em vaso bem maior em sua relação, creio que não tenha desenvolvido tanta raíz a ponto de trocá-la. A folhagem indica seu crescimento que é espelhado nas raízes. Alguma coisa não vai bem, se o tempo passa e ela não cresce, tem que descobrir o que há.
Pode ser o tipo de solo, que ela pode não estar gostando por algum tipo de deficiência ou condição.
Ela fica na rua?
Quanto de sol?...horas?
Você mantem molhado, encharcado, úmido, seco, muito seco?
Quais os níveis de NPK do produto que está usando?
Ai em Portugal existe adubos organicos? Ex: torta de mamona, farinha de ossos?...
Se falasse pra misturar pedrisco ao substrato...como seria este que usam por ai?
Desculpe a quantidade de perguntas!
Catarina S

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 5:53 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olha, por estar pequena e estar em vaso bem maior em sua relação, creio que não tenha desenvolvido tanta raíz a ponto de trocá-la. A folhagem indica seu crescimento que é espelhado nas raízes. Alguma coisa não vai bem, se o tempo passa e ela não cresce, tem que descobrir o que há.
Pode ser o tipo de solo, que ela pode não estar gostando por algum tipo de deficiência ou condição.
Ela fica na rua?
Quanto de sol?...horas?
Você mantem molhado, encharcado, úmido, seco, muito seco?
Quais os níveis de NPK do produto que está usando?
Ai em Portugal existe adubos organicos? Ex: torta de mamona, farinha de ossos?...
Se falasse pra misturar pedrisco ao substrato...como seria este que usam por ai?
Desculpe a quantidade de perguntas!

Ela é criada a partir de semente e tem 2 anos. se fosse por estaca seria maior. Em termos de folhas, este mês ela teve 3 pares de folhas. Ela está no meu quarto ao pé de uma janela que recebe muita luz durante o dia todo e o sol não bate directo. Vivo em um apartamento e o meu quarto é o sitio mais luminoso. Aqui em Portugal o tempo tem estado muito inconstante, 1 semana calor, 1 semana chuva e noto que isso tem mexido com a plantinha. Estou a pensar comprar uma lampada fluorescente para plantas para os dias piorzitos... Rego quando a superfície começa a ficar seca, li que se não deixar secar um pouco entre as regas que as raízes podem apodrecer. Quanto ao adubo penso que não seja o mais adequado, é um universal para bonsais com NPK 4-5-6. Quanto aos adubos orgânicos não sei nada sobre eles, acho que em Portugal não utilizam esses que referiste. já pensei meter borras de café mas tenho medo que seja forte de mais. A minha mãe diz que serve de adubo, mas sem ter certezas prefiro não arriscar. Eu meti pedriscos de argila no fundo do vaso para drenar melhor a água, li isso num livro.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 8:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá!
Pelo que descreveu, não vejo nada anormal, exceto o fato dela viver em interior, mas isso pode ser controlado. Interessante não deixar faltar a ventilação externa, deixando quando puder a janela aberta!
Quanto a borra de café, aqui no Brasil é usado, só não sei como! O renomado bonsaísta Osamu Hidaka, usa borra de café e esterco animal curtido em suas plantas no método de cultivo da mamadeira.
O adubo que vç usa é balanceado e leve, usado para plantas já formadas onde o controle do crescimento se faz necessário. Não vejo problemas em manter o uso. Você pode tentar achar algum com maior nível de (P)fósforo. Por ser uma planta onde seu atrativo maior são as flores, uma quantidade maior de (P) estimulará um desenvolvimento melhor, até mesmo por ser jovem, precisa de mais alimento.
Faça um teste... espalhando um pouco de borra de café pela borda do vaso, longe do caule. Mal não fará! E acompanhe suas reações. abç
Catarina S

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 10:25 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá!
Pelo que descreveu, não vejo nada anormal, exceto o fato dela viver em interior, mas isso pode ser controlado. Interessante não deixar faltar a ventilação externa, deixando quando puder a janela aberta!
Quanto a borra de café, aqui no Brasil é usado, só não sei como! O renomado bonsaísta Osamu Hidaka, usa borra de café e esterco animal curtido em suas plantas no método de cultivo da mamadeira.
O adubo que vç usa é balanceado e leve, usado para plantas já formadas onde o controle do crescimento se faz necessário. Não vejo problemas em manter o uso. Você pode tentar achar algum com maior nível de (P)fósforo. Por ser uma planta onde seu atrativo maior são as flores, uma quantidade maior de (P) estimulará um desenvolvimento melhor, até mesmo por ser jovem, precisa de mais alimento.
Faça um teste... espalhando um pouco de borra de café pela borda do vaso, longe do caule. Mal não fará! E acompanhe suas reações. abç

oi obrigada pelas dicas Smile eu tenho sempre o cuidado de abrir as janelas e de manter uma temperatura confortável para a planta, ela não gosta de frio intenso e aqui os invernos às vezes chega perto dos 0 graus. Sim, também me parece que o problema é do adubo... Sei que em Portugal se vende um da biobonsai, P/KBonsai, mas encontrá-lo à venda aqui é pura sorte, até mesmo em lojas que vendem bonsais. Ontem estive a pesquisar e encontrei uma tabela de vários tipos de adubos orgânicos com os NPK de cada. Também pesquisei sobre a borra de café. Um bonsaista, já não me lembro do nome dele mas já vi publicações dele neste forum, diz que mete as borras directamente no solo e rega, mas que também pode ser misturado com água ou em combustão juntamente com os outros adubos orgânicos. Vou fazer experiências com alguns adubos orgânicos, mas tenho medo de abusar pois li na net que nas serissas se abusar no adubo que não gostam. Achas que se utilizar o adubo liquido de 15 em 15 dias e meter adubo orgânico 1 vez por mês é o mais adequado? ou utilizo o adubo liquido juntamente com o adubo orgânico, de 15 em 15 dias?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 10:52 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Experimente o orgânico em três aplicações, uma vez por mês e suspenda o outro pra poder avaliar o desempenho dele isoladamente! Abç
Catarina S

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 10:55 am    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Experimente o orgânico em três aplicações, uma vez por mês e suspenda o outro pra poder avaliar o desempenho dele isoladamente! Abç

Desculpa, não sei o que queres dizer com o "em três aplicações, uma vez por mês"...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 3:16 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Oi Catarina, quis dizer em fazer um ciclo de adubação que compreende um período de 3 meses com uma aplicação por mês! Abç
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: