FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Benerva
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 9:15 am    Assunto: Benerva Responder com citação

Galera, bom dia!
Voltei novamente ao fórum depois de sumir um tempo.
São os estudo que as vezes nos mantém prisioneiros.

Pois bem, o que me trás aqui novamente é uma dúvida sobre o BENERVA, aquele utilizado com enraizador.

Li um post sobre as medidas para dissolução, agora quero saber se poderei guardar aquele sobrou diluido, já que não utilizei molhando as estaquias.

Ah, outras dúvidas é a respeito de quanto tempo poderei ver os resultados de enraizamento, e se eu utilizar em calhas roseiras se eu consigo o mesmo resultado.

no mais, obrigado amantes da arte!

Lenio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Lenio, o produto tem que ser utilizado na data de diluição. Após isso por questões de oxidação erle perderá o efeito.
O produto que sobrou você pode regar o substrato onde plantou as estacas, ou mesmo diluindo regar outras plantas que tu achas que precisam um auxílio em melhorar o enraizamento, por exemplo plantas que foram recém replantadas, yamadoris mais recentes etc...
Quanto ao tempo para ver os resultados vai variar e muito de espécie para espécie. Vale salientar que o Benerva não é um produto milagroso, mas sim um auxiliar no enraziamento.

abraço
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá
Elio, não estou querendo contrariar o que vc afirmou, pois vc merece todo meu respeito, mas eu li em algum lugar que a validade do benerva depois de diluido em agua é de 120 dias se armazenado longe do calor e de luminosidade. Ou seja, não pode pegar nada de claridade.
Eu vi isto na internet, ou seja, na maioria dos casos não é uma fonte segura.
E também não tenho nenhum conhecimento sobre o comportamento fisico-quimico deste componente, que é o cloridrato de tiamina.

Grande abraço
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2012 8:26 am    Assunto: Responder com citação

A tiamina desestabiliza com a luz então, se você colocar em um pote que não pegue luz, acredito que de para você manter por algum tempo. Mas acho eu que a 'sobra' dessa solução deve ser aplicada em outras plantas. se seus bonsais forem poucos, apliquem em outras plantas que voce tem em casa. eu particularmente, aplico o monovim b12 (que é a mesma coisa que o benerva so que liquido) e aminomix uma vez por quinzena e as plantas respondem MUITO bem. Outra coisa que faço é a colocação de borra de cafe um filtro de papel em cada vaso e faço a troca a cada 2 meses, nem me dou ao trabalho de tirar do filtro, pois na hora de retirar é só deixar sem rega que o cafe compacta no filtro e é só tira-lo do vaso, sem sujeira.

espero ter ajudado
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2012 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,
eu sempre uso no mesmo dia e posso dizer que tenho tido ótimos resultados, mesmo fora da época ideal de se fazer estaquia.
O que tenho feito é deixar estacas por uma noite (+-12 hs) com a ponta cortada na solução, não sei se é o mais correto mas os resultados que tenho tido são muito bons para carmona, serissa e piracanta.
Valeu.
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2012 12:44 am    Assunto: Benerva Responder com citação

Galera, obrigado pelas dicas!
Utilizei BERNERVA em estaquias de ficus +- 5 horas de molho.

O que vc's acham, o tempo foi pouco?

Abçs

Lenio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: