Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
Enviada: Sex Dez 09, 2005 12:48 pm Assunto: Pinheiro - Serra da Estrela - Semente |
|
|
Olá,
No inverno passado estive na Serra da Estrela e colhi vária pinhas anãs, para enfeitar a casa, colocando as mesmas dentro de vidros, etc...
Nessa altura ainda não tinha o bichinho do bonsai!! Recentemente descobri que as mesmas tinham dentro imensas semente que eu poderia aproveitar (após longa espera Twisted Evil ) para futuros bonsai!!
No verão (Agosto) passado usei algumas que nasceram, mas morreram afogadas por descuido dos meus pais, choveu de noite e nem se lembraram os recolher!!
No dia 10 de Outubro (Outono) voltei a tentar e fiz nova sementeira... passados cerca de 20 dias os pinheiros bebes... colocaram as suas "cabecinhas" ao sol!!!
02/11/2005
10/11/2005
16/11/2005
16/11/2005
07/12/2005
|
 |
TITA

|
Enviada: Sex Dez 09, 2005 6:30 pm Assunto: |
|
|
Ola Sonia
Grande evolução desde a ultima vez que o vi....por este andar Há pinheiro pelo Natal com luzinhas e tudo....
" FAZ MAIS QUEM QUER DO QUE QUEM PODE " |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Ago 12, 2012 9:32 pm Assunto: |
|
|
Olá !
muito legal o misho realizado .
eu também gostaria de fazer o mesmo, possui muitos pinheiros proximo a minha casa, a minha dúvida é coko que voce retirou as sementes dentro deles?
é isso aí!
muito obrigado! |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 2:47 pm Assunto: |
|
|
Legal, parabéns pelas novas mudas!!
Eu também plantei algumas sementes. Mas me diz uma coisa estou achando suas mudinhas bem semelhantes as minhas que são de pinheiro negro. Sabes qual a espécie das tuas?
Forte abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 6:07 pm Assunto: |
|
|
É que as mudinhas de pinheiros em geral quando recém-nascidas são todas praticamente iguais. Muito difícil dizer que espécie é de uma semente recém germinada...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 6:51 pm Assunto: |
|
|
Hum, achei que poderia ter algum diformismo...
Obrigado Elio
Forte abraço |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 9:20 pm Assunto: |
|
|
Legal, posta algumas fotos de como eles estão hoje. |
|
|
 |
knscorpion
Registrado: 23/07/12 Idade: 36 Mensagens: 39 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
ola queria que alguem me explicasse ande fica as cementes pq eu coletei umas pinhas aki perto de casa mais naum consegui encontrar as sementes alguem pode me dizer que lugar da pinha fica as sementes? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 10:23 pm Assunto: |
|
|
Elas ficam lá dentro entre as escamas da pinha. O fato de não ter encontrado pode ser por dois motivos. O primeiro: a pinha já tinha aberto suas escamas e soltado todas as sementes. Veja bem que a pinha se abre quando seca, mas volta a se fechar quando é umedecida. A maneira mais fácil de se fazer as escamas da pinha que estão fechadas se abrirem é expor ao sol forte. Conforme ela vai secando, as escams vão se abrindo.
O segundo motivo para não ter encontrado sementes é que a pinha poderia ser estéril. Sim, isso mesmo: nem todas as pinhas tem sementes. Algumas por terem caído muito cedo, antes de ter formado as sementes, outras simplesmente não produzirão sementes...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
knscorpion
Registrado: 23/07/12 Idade: 36 Mensagens: 39 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 9:03 am Assunto: |
|
|
hun tendi entao foi pq ela ja ta aberta muito obrigado elio vo ver se eu arrumo alguma fechada aki pra fazer o teste tenk's  |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 1:23 pm Assunto: |
|
|
Este post esta ficando especial, muito bom, mas será que tem como identificar a espécie ainda na natureza, para fazer a coleta das sementes por espécie?????
No bonsai fica mais facil saber qual é qual, pois o temos na mão!!!!! |
|
|
 |
|