Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Out 06, 2012 1:33 pm Assunto: Ajuda com macieira |
|
|
Cuido desta mudinha desde semente. Acontece que já vi em hortos e vendedores de mudas que normalmente as macieiras crescem com o tronco muito comprido e fininho. Quem puder opinar, preciso de sugestóes principalmente sobre a poda. Seguem as fotos mostrando as evoluções.
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 2:55 pm Assunto: Re: Ajuda com macieira |
|
|
olá silas sobre macieiras nao entendo muito mas se voce estiver interessado em aprender mais sobre a art do bonsai te aconselho a começar com acerolas, ficus e arvores coniferas, como ciprestes e pinheiros.
vai ajudar muito no aprendizado e dialogo com a planta...
sou apenas um iniciante na arte...
abraço... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 2:56 pm Assunto: Re: Ajuda com macieira |
|
|
há sim e fique sempre ligado aqui no forum que ajuda demais... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
everardo
Registrado: 15/11/10 Idade: 52 Mensagens: 15 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Nov 15, 2012 10:02 pm Assunto: |
|
|
po esse formato ta bem legal, embora seja um iniciante e n saiba das tecnicas. Mano me diz como foi o processo de germinar a semente. abs. |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Nov 16, 2012 12:35 pm Assunto: |
|
|
Everardo, tenho umas mudas aqui, meu irmão me deu as sementes geminadas e plantei, ele fez o processo com papel toalha umedeceu e pôs em um pote na geladeira com a tampa, deixou alguns dias e elas germinaram, plantei em terra adubada, essas de floricultura e estão a crescer, Abraços Irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Silas, estas curvas em forma de arco não são adequadas para se fazer bonsai. Curvas apenas tracionando e arqueando o tronco e galhos produzem efeitos demasiadamente artificiais. Para dar curvas com movimentos mais suaves e harmônicos sempre se sugere a aramação. Nào que o tracionamento não possa e até deva ser feito. O problema é tracionar arqueando o galho ou tronco. Agora sugiro que o amigo deixe crescer livremente até a chegada da primavera. Um pouco antes dela emitir novas brotações da primavera, ou quando perceber que as gemas estiverem querendo estourar é uma boa hora de se fazer uma poda mais drástica, bem mais curta para forçar o nascimento de mais brotação. Parte destre trabalho de curva que o amigo fez poderá ser aproveitada neste futuro corte, mas a maior parte destes arcos deverá ser literalmente cortada fora.
Admiro quem começa plantas a partir de semente pois é a melhro maneira, mesmo que a mais demorada de se obter um bonsai de boa qualidade técnica. A questão é que também neste caso os passos tem que serem dados de maneira correta sob pena de no futuro ter que começar tudo do zero..
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|