FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com macieira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 1:33 pm    Assunto: Ajuda com macieira Responder com citação

Cuido desta mudinha desde semente. Acontece que já vi em hortos e vendedores de mudas que normalmente as macieiras crescem com o tronco muito comprido e fininho. Quem puder opinar, preciso de sugestóes principalmente sobre a poda. Seguem as fotos mostrando as evoluções.

Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2012 2:55 pm    Assunto: Re: Ajuda com macieira Responder com citação

olá silas sobre macieiras nao entendo muito mas se voce estiver interessado em aprender mais sobre a art do bonsai te aconselho a começar com acerolas, ficus e arvores coniferas, como ciprestes e pinheiros.
vai ajudar muito no aprendizado e dialogo com a planta...
sou apenas um iniciante na arte...
abraço...
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2012 2:56 pm    Assunto: Re: Ajuda com macieira Responder com citação

há sim e fique sempre ligado aqui no forum que ajuda demais...
everardo

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2012 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

po esse formato ta bem legal, embora seja um iniciante e n saiba das tecnicas. Mano me diz como foi o processo de germinar a semente. abs.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Everardo, tenho umas mudas aqui, meu irmão me deu as sementes geminadas e plantei, ele fez o processo com papel toalha umedeceu e pôs em um pote na geladeira com a tampa, deixou alguns dias e elas germinaram, plantei em terra adubada, essas de floricultura e estão a crescer, Abraços Irmao!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2012 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Silas, estas curvas em forma de arco não são adequadas para se fazer bonsai. Curvas apenas tracionando e arqueando o tronco e galhos produzem efeitos demasiadamente artificiais. Para dar curvas com movimentos mais suaves e harmônicos sempre se sugere a aramação. Nào que o tracionamento não possa e até deva ser feito. O problema é tracionar arqueando o galho ou tronco. Agora sugiro que o amigo deixe crescer livremente até a chegada da primavera. Um pouco antes dela emitir novas brotações da primavera, ou quando perceber que as gemas estiverem querendo estourar é uma boa hora de se fazer uma poda mais drástica, bem mais curta para forçar o nascimento de mais brotação. Parte destre trabalho de curva que o amigo fez poderá ser aproveitada neste futuro corte, mas a maior parte destes arcos deverá ser literalmente cortada fora.
Admiro quem começa plantas a partir de semente pois é a melhro maneira, mesmo que a mais demorada de se obter um bonsai de boa qualidade técnica. A questão é que também neste caso os passos tem que serem dados de maneira correta sob pena de no futuro ter que começar tudo do zero..
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: