FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

dúvida sobre estações do ano
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2012 8:50 pm    Assunto: dúvida sobre estações do ano Responder com citação

eu moro em manaus, e aqui as estações não são bem manifestadas, metade do ano é somente Sol, e na outra metade é Sol com chuva, não muda quase nada, e cada espécie tem uma estação correta para ser trabalhada (aramar,podar,transplantes,etc), mas e como eu faço aqui em manaus ? por exemplo, leio que uma espécie deve ser transplantada na primavera, o que devo fazer já que aqui não tem as estações certas ?

tenho as seguintes espécies: juníperus chinensis, juníperus procumbes, jabuticaba, ficus, buxus, bougainville, tuia nana (cipreste).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2012 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

ninguém ? Crying or Very sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Clementino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2012 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Outono: 21 de março
Inverno: 21 de junho
Primavera: 23 de setembro
Verão: 21 de dezembro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2012 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

sim disso eu sei, mas eu queria saber se devo tomar o cuidado sobre estações quanto aos procedimentos nas plantas, e quanto a adubação também, porque certos procedimentos tem suas estações corretas para serem realizados de acordo com a espécie.. como aqui em manaus só tem Verão(Sol) e Inverno(Sol e chuva) não sei quando realizar cada procedimento, eu podo,transplanto, e faço tudo nas plantas de acordo com a saúde delas, mas eu faço isso a apenas alguns meses, então não tenho certeza ainda se estou fazendo correto
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 8:51 am    Assunto: Responder com citação

É Paulo!...complicado! O melhor que vç faz é aprender com elas, faça testes, acompanhe, fotografe, anote! Com este aprendizado, poderá orientar futuros praticantes da região e quem sabe disseminar a arte por ae. abç
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 10:25 am    Assunto: Responder com citação

pois é, estou aprendendo com a prática, na teoria temos que ser atentos ás estações para os procedimentos, mas como eu falei, eu julgo o momento de cada procedimento pela saúde da planta, para podas, transplantes, aramação... e até agora todas minhas plantas apresentaram resultado positivo, e pelo clima daqui de manaus, a tendência é um resultado bem rápido, e é o que acontece.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, nosso amigo Nicky que mora no Planalto Central costuma dizer que mesmo sem ter as estações definidas como nós temos no sul por exemplo, diz que as plantas sentem as estações e são sucetíveis as mudanças das estações mesmo que indefinidas. Se assim for, você poderia utilizar de qualquer modo, como padrão básico de orientação, as estações do calendário. Mas como eu moro no extermo-sul, não posso opinar por experiência mas apenas pelo que ouvi.
Uma boa dica aí é o seguinte: procure um viveiro de mudas e pergunte quando eles costumeiramente fazem as diversas operações: podas, replantios, semeaduras, enxertias, adubações, etc.. Isso já será um indicativo bem interessante.
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

eu já havia lido algo sobre as plantas sentirem as estações, mesmo indefinidas, boa a dica do viveiro de mudas, vou me informar com alguns conhecidos que trabalham com plantas aqui na cidade...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: