|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 8:50 pm Assunto: dúvida sobre estações do ano |
|
|
eu moro em manaus, e aqui as estações não são bem manifestadas, metade do ano é somente Sol, e na outra metade é Sol com chuva, não muda quase nada, e cada espécie tem uma estação correta para ser trabalhada (aramar,podar,transplantes,etc), mas e como eu faço aqui em manaus ? por exemplo, leio que uma espécie deve ser transplantada na primavera, o que devo fazer já que aqui não tem as estações certas ?
tenho as seguintes espécies: juníperus chinensis, juníperus procumbes, jabuticaba, ficus, buxus, bougainville, tuia nana (cipreste). |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 8:03 pm Assunto: |
|
|
ninguém ?  |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 28 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 9:57 pm Assunto: |
|
|
Outono: 21 de março
Inverno: 21 de junho
Primavera: 23 de setembro
Verão: 21 de dezembro |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 10:15 pm Assunto: |
|
|
sim disso eu sei, mas eu queria saber se devo tomar o cuidado sobre estações quanto aos procedimentos nas plantas, e quanto a adubação também, porque certos procedimentos tem suas estações corretas para serem realizados de acordo com a espécie.. como aqui em manaus só tem Verão(Sol) e Inverno(Sol e chuva) não sei quando realizar cada procedimento, eu podo,transplanto, e faço tudo nas plantas de acordo com a saúde delas, mas eu faço isso a apenas alguns meses, então não tenho certeza ainda se estou fazendo correto |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 8:51 am Assunto: |
|
|
É Paulo!...complicado! O melhor que vç faz é aprender com elas, faça testes, acompanhe, fotografe, anote! Com este aprendizado, poderá orientar futuros praticantes da região e quem sabe disseminar a arte por ae. abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 10:25 am Assunto: |
|
|
pois é, estou aprendendo com a prática, na teoria temos que ser atentos ás estações para os procedimentos, mas como eu falei, eu julgo o momento de cada procedimento pela saúde da planta, para podas, transplantes, aramação... e até agora todas minhas plantas apresentaram resultado positivo, e pelo clima daqui de manaus, a tendência é um resultado bem rápido, e é o que acontece. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Paulo, nosso amigo Nicky que mora no Planalto Central costuma dizer que mesmo sem ter as estações definidas como nós temos no sul por exemplo, diz que as plantas sentem as estações e são sucetíveis as mudanças das estações mesmo que indefinidas. Se assim for, você poderia utilizar de qualquer modo, como padrão básico de orientação, as estações do calendário. Mas como eu moro no extermo-sul, não posso opinar por experiência mas apenas pelo que ouvi.
Uma boa dica aí é o seguinte: procure um viveiro de mudas e pergunte quando eles costumeiramente fazem as diversas operações: podas, replantios, semeaduras, enxertias, adubações, etc.. Isso já será um indicativo bem interessante.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 1:13 pm Assunto: |
|
|
eu já havia lido algo sobre as plantas sentirem as estações, mesmo indefinidas, boa a dica do viveiro de mudas, vou me informar com alguns conhecidos que trabalham com plantas aqui na cidade... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|