|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 12:31 pm Assunto: |
|
|
tenho essa dúvida também, sobre como fazer alporque.. pelo que eu li tem que tirar a casca no lugar do alporque, colocar um substrato, e enraizador, dai fecha, com plástico, garrafa pet.. é isso ? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
fuka, o enraizamento de um alporque depende mais das facilidades ou dificuldades próprias de cada espécie do que da adição de enraizador. Na vida já fiz centenas de alporques e nuca utilizei nenhum tipo de enraizador, nem mesmo irriguei alporque durante o processo. Realmente acho isso desnecessário. Desta forma tem espécies que enraizam em 45 dias sem nenhum aditivo enquanto outras espécies levam anos, mesmo que for aplicado aditivo. Pelo que vi o amigo fez alporque em primavera. Bom a espécie deverá enraizar facilmente sem necessidade de aplicar absolutamente nada.
Paulo, fazer o alporque é isso mesmo. Retirar um anel de casca do galho e fazer aí uma espécie de bombom com plástico e dentro dele algum substrato que retenha umidade. Os mais indicados são o esfagno e a vermiculita. O esfagno facilita a realzação operação, mas a vermiculita facilita na hora de "ajeitar" as raizes para o futuro nebari do bonsai. Como grande parte dos alporques que faço não é para bonsai, mas sim para mudas de jardim, isso não tem muito a ver... Mas pode usar outros substratos. Quando iniciei a fazer alporques fazia com areia grossa de construção e adicionava um pouco de terra, o que, hoje sei, é desnecessário. Outros substratos também podem ser usados...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 10:42 pm Assunto: |
|
|
ai élio!
valeu pela resposta eim meu amigo!
até mais!!!!!
-----------------------------------------------------------
nosso blog www.entaosouvelho.blogspot.com
----------------------------------------------------------- |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|