Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 10:56 am Assunto: Ajuda - excesso de adubo |
|
|
Olá pessoal.
Bem, nessas de ansiedade de iniciante, acabei errando a mão no NPK, quando fui adubar uma jurema branca. Todas as folhas caíram, e os galhos estão secando, da ponta à origem.
Gostaria de saber como eu procedo nessa situação - muita ou pouca sombra, muita ou pouca água?
Enfim, seria uma tristeza muito grande se eu perdesse ela, que era a minha favorita. =/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 11:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Já fiz alguns testes propositais, adicionando excesso de adubos, testando os limites da planta. Existe alguns mitos. O "excesso" , pode variar de espécie para espécie, umas sentem mais que outras, uma determinada quantidade.
Já consegui reverter, simplismente tirando toda terra, lavando bem as raízes e ultilizando substrato novo com composição pobre em sua mistura. Manter à sombra reduz a atividade da planta... ajuda! Tirar as folhas, reduzir o tamanho dos galhos tb! O importante é primeiro tirar do alcançe da planta este excesso(primeiro passo acima), depois eliminar mecanismos da planta de metabilização(sol, folhas e galhos muito compridos) a água tb é necessário depois de tudo isso feito manter um equilíbrio, nem muito, nem pouco!
Não tenho experiência com a sua espécie, mas o método deu certo com mais de 3 espécies nativas diferentes!
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 2:18 pm Assunto: |
|
|
Eugenio, concordo plenamente com as orientações do Marco.
Pode nos informar qual adubo vc usou, proporção, marca, e se é farelado, líquido, enfim o máximo de informações.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 3:28 pm Assunto: |
|
|
Fertilizante 'pra bonsai' da vitaplan...
Era NPK, em pó,
mais especificamente, esse...
Eu apliquei em todas, mas só as juremas que sentiram. Os ficus, amoreiras e primaveras nem sentiram...
Vou tentar trocar o substrato, então...
embora meio reticente em expor à planta a tamanho stress logo quando ela está tão fraca,
Tentarei, tomara que ela não morra.... |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 3:29 pm Assunto: |
|
|
E muito obrigado à vocês pelas dicas.
Claro que, depois dessa, já encomendei 500g de osmocote pelo mercado livre.
=/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 5:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Certa vez ganhei uma muda, muito jovem do amigo Valdoir Rocha e veio a morrer sem uma causa aparente. Era um piteco, único que tive e creio que pode ter sido pelo simples fato de ter usado terra muito ácida, sendo o piteco de região litorânea e terra alcalina. É uma planta que fora de sua região tem que se ter alguns cuidados e estes muito escassos de informações. Não consegui localizar nada on line pra venda! Gostaria muito de plantar sementes, mas... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 6:14 pm Assunto: |
|
|
Não foi o meu caso, já que ela estava se desenvolvendo muito bem...
Aqui em JPA também é difícil de encontrar piteco, mas se você quiser semente de jurema, quando eu for no interior, eu posso pegar algumas dezenas...
Tô com medo de lavar a raiz, então tô colocando muita água, pra ver se o excesso de adubo sai...
oremos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 6:44 pm Assunto: |
|
|
Mas bah! Adoraria receber algumas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 7:47 pm Assunto: |
|
|
Quando for no interior, pego umas 50, e depois falo contigo.
Cresce como erva daninha... é muito fácil de se conseguir as sementes.
E desenvolve bem rápido, em uns 3 anos já da pra ter coisa bem legal. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 9:42 pm Assunto: |
|
|
Pô Eugenio, bacana da sua parte, vou ficar ansioso por aqui!
Se vç descobrir alguma coisa que só tenha por aqui, estarei a disposição também.
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 11:06 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente, as plantas que dão no Sul que eu me interesso são impossiveis de se cultivar aqui.
aqui são 365 dias de verão...
tenho bem umas 20 mudas de jurema branca crescendo no chao, elas crescem muuuito rapido, é impressionante.
É como erva daninha nas fazendas daqui.. |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 11:09 pm Assunto: |
|
|
O que eu posso te mandar, ainda esse mês, são sementes de algaroba, que perto do meu trabalho tem muito...
É bem parecido com a jurema, só que o tronco é mais bonito, e a folhagem é meio azulada.
detalhe do tronco
É uma planta típica do deserto do atacama, que é um lugar frio. De repente ela se dá bem no Rio Grande.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosopis_juliflora |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 1:25 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Linda a textura do tronco...cara eu sou meio maníaco por plantas! Aceito sim, eu acumulei tanta coisa lá em casa que mal consigo cuidar com a devida atenção que merecem. Depois de 16 anos de cultivo e acumular muito material nativo aqui do sul, estou mais seletivo no cultivo, estou adquirindo apenas espécies que ainda não possuo. Caliandra spinosa, depalperatas, piteco, ubaia, pau mulato e outras espécies que são ae do norte e nordeste na qual me encanto, mas estão fora do meu alcance. O Sergivaldo é o meu ícone de inspiração ae do nordeste, foi através dele que conheci lindos bonsai a apartir das nativas do nordeste. Vocês tem um farto material a disposição. Abençoados sejam! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 2:24 pm Assunto: |
|
|
O Sergivaldo mora aqui bem perto de casa.
E é um modelo para todos nós...
Quando eu coletar as sementes, eu entro em contato contigo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 4:24 pm Assunto: Bonsai |
|
|
O Sergivaldo está vindo aqui pra Porto Alegre para um evento que ocorrerá dia 24,25 e 26 de agosto quem sabe não poderia enviar por ele e eu pego pessoalmente. E eu já aproveiraria pra apertar a mão dele, pois é um dos bonsaístas que admiro muito e não conheço pessoalmente!
Valeu mano véio! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|