ROBERTO KAISHIM
Registrado: 14/07/12 Idade: 43 Mensagens: 2 Localização: FORTALEZA-CE
|
Enviada: Qua Jul 18, 2012 8:23 pm Assunto: Mata Fome: Pithecellobium dulce. |
|
|
Olá caros amigos do Atelier do Bonsai,
Gostaria de divulgar uma espécie de planta muito promissora para a arte do Bonsai, principalmente, aqui na região Nordeste onde o clima semiárido predomina. Então fica a dica para os amigos do Nordeste ou de regiões muito quentes!
Estou falando do Mata-fome, cujo nome científico: Pithecellobium dulce. Também conhecido por Acácia mineira, Acácia mimosa, espinheiro.
É uma leguminosa de tamanho médio, crescimento muito rápido e muito resistente ao excesso de calor. Cresce em qualquer tipo de solo, até em solo arenoso e pedregoso ou seja uma ótima opção para bonsai em regiões quentes.
É claro que todo bonsaista fica balançado quando ver um Acer, um Pinheiro negro, um Shimpaku, ou seja, uma dessas plantas mais tradicionais de clima temperado. Algumas espécies até que se adaptam bem, mas depende muito da região e dos cuidados do bonsaista.
Eu tenho apenas uma mudinha que fiz a partir da semente e posso lhes garantir: ela tem um crescimento muito rápido, aguenta um sol escaldante e cresce vigorosamente após a poda, muito rústica mesmo. Bom, já vi alguns trabalhos com essa espécie mas, particularmente acredito que a mesma precisa ser mais difundida entre os bonsaistas, pois existem poucos trabalho com ela. Então fica a dica, Rs
Um abraço caros amigos,
Roberto Kaishim |
|