FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori pitéco sugestões para manejo.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 3:45 pm    Assunto: Yamadori pitéco sugestões para manejo. Responder com citação

Oi Pessoal,

Hoje domingo chuvoso nada a fazer sai para dar uma olhada na mata aqui perto de casa e encontrei essa peça, para não acabar fazendo besteira estou solicitando aos amigos sugestões para o manejo desta arvore.
A embalagem de fertilizante não é propaganda é só uma referencia dimensional.

Meus mestres aguardo suas sugestões, de cara peço mais uma dica seria melhor deixar passar um tempo para a planta se recuperar ou devo fazer os cortes assim que tiver uma posição?

Um grande abraço a todos.

Stie

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Estaria muito errado se cortasse assim?

Editado pela última vez por stie em Dom Jan 29, 2006 6:31 pm; num total de 1 vez
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Stie, acho que o melhor substrato nessa fase de recuperação seria só a areia lavada de obra...
Outra coisa, não adube o Pitheco quando ele começar a brotar, isso provavelmente o mataria... (já dei essa bobeira e perdi um) Deixe as brotações ficarem mais grossas e os galhos novos meio esbranquiçados, aí então entre com uma dubação boa, Pitheco gosta de adubo...
Quanto aos cortes, deixe pra depois, mesmo pq nem sempre o ideal no Pitheco e cortarmos os galhos, geralmente ele fica mais bonito com vários Gins saíndo da copa...
Escolha os galhos que vc gostaria de fazer os gins e descasque-os para já irem secando, depois vc entra com a Dremel pra trabalhá-los, ok?

Um abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marco

Tô até aprendendo Photoshop para simular.
voce tem razão vou desenhar as pontas de tronco saindo do alto da copa o que vc acha?

vê a simulação depois posto a outra com gim.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que é por aí mesmo, gostei da simulação.
Um abração.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Stie !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Muito lindo seu PITECO !!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

E já dando PITACOS (hihihi)..... a planta possuia boas raizes ????

O Piteco costuma fazer com que alguns galhos morram após a retirada do seu habitat....

Se fosse minha esta belezura, marcaria o tamanho da planta e ao começar a brotar iria cortando os galhos na medida que brotassem.

O que você está idealizando para o futuro desta planta está um primor....

Parabéns

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2006 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Stie,

Só não gosto desse afilamento na base do tronco.........então.....
Me baseando pela sua edição gráfica, que diga-se de passagem fico muito boa, eu faria o seguinte:
1- esperaria ela responder com bastante folhagem e vendo que está bem forte:
2- faria um alporque logo abaixo dos troncos. Assim você conseguiria um maior equilíbrio e também um nebari mais forte. É uma espécie que desenvolve bem as raízes. Então depois que você retirar da matriz, colocaria numa caixa de madeira bem ampla e "flat".
3- tiraria mais fotos para mostrar pra gente como ficou.

Um abraço,
stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 8:50 pm    Assunto: piteco Responder com citação

Olá pessoal

Muito obrigado pela ajuda, Marco na hora de plantar fiquei numa duvida danada e achei que ele iria precisar de alguma coisa mais nutritiva que areia ai o que fiz foi uma salada (pena que não da pra ver dentro do vaso porque se não for uma desgraça é no mínimo engraçado, fiz uma mistura de barro e areia, forrei o fundo e preenchi um lado com essa mistura e o outro lado coloquei areia lavada e por cima coloquei um pouco de esterco mas se a planta corre qualquer risco dentro desse caldeirão eu troco acho que não vou violenta-la tanto o clima aqui esta bem ameno, já comprei a areia.

Ângela, dia onze vou estar na expo e dia dezoito lá no Ronaldo me aguarde, a planta tem boas raízes trabalhei bastante para tira-la, gostou da simulação?? Pena que não conheço o comportamento da planta para imaginar o que provavelmente vai acontecer mas para exercitar coloquei o que eu pretendo que aconteça(A copa foi feita tirando partes do piteco de 37cm do ratto). Vou postar mais fotos assim que começar a brotação e vocês por favor uma ajudinha ok??

Ratto esse alporque que você falou não é um procedimento muito arriscado pra um principiante?? Realmente o tronco da uma afinada em baixo mas neste ângulo que coloquei a foto ficou maior mas se esse alporque vai criar um nebari mais expressivo me intereça, gostaria muito de saber como proceder e quando?
Na sua previsão quanto tempo ficaria neste vaso e a caixa de madeira poderia ser duas vezes o volume deste vaso ??

Um grande abraço.

Stie
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

"...Ratto esse alporque que você falou não é um procedimento muito arriscado pra um principiante?? Realmente o tronco da uma afinada em baixo mas neste ângulo que coloquei a foto ficou maior mas se esse alporque vai criar um nebari mais expressivo me intereça, gostaria muito de saber como proceder e quando?
Na sua previsão quanto tempo ficaria neste vaso e a caixa de madeira poderia ser duas vezes o volume deste vaso ?? ..."

Stie,

Alporque é uma coisa muito fácil de se fazer. Procure aqui no fórum, ou mesmo faça uma busca na internet a respeito, para ver como é.
Quanto tempo ele está ai neste vaso de cerâmica ?
Escolha como composto o esfagno acrescido de xaxim ou mesmo solo para hortaliças da Eucatex.
Se for coisa recente espere a planta se restabelecer e depois sim que faríamos o alporque, ok ?
Quanto a futura caixa em madeira, digo que poderia ser um sarrafo de 20 cm de cedrinho mesmo. Mas me diga as dimensões desta planta ai ?

[],
stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ratto,

Eu a plantei no domingo 29/01/2006 ‘as 15:00h ( três dias de vaso )
Conheço a técnica de alporquia para formar uma nova muda mas entendi que essa técnica que você se refere deve ser feita na base do tronco, é isso mesmo?? De qualquer forma vou pesquisar melhor a respeito.
A planta tem 65cm no galho mais alto e 11cm de diâmetro de tronco, e quanto ao composto eucatex ou esfagno não tenho acesso aqui em Angra estarei em Niterói na expo e até gostaria de endereço para comprar. O Marco me orientou colocar a planta em areia e já até comprei para transplanta-la mas tenho chegado tarde, só vou ter tempo no sábado e não sei se seria conveniente mecher novamente na planta depois de uma semana.

Muito obrigado pela atenção,
Um grande abraço.

Stie
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Essa planta ficara muito bonita se ela responder na forma que vc deseja.
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Stie, acho que agora é melhor deixá-la aí nessa terra mesmo, ela pode ficar muito estressada com um novo transplante, deixa aí mesmo e faz o alporque que o Ratto sugeriu daqui há uns 45 dias, ok? Deixa a planta se recuperar bem pra fazer o alporque.
Um abração.
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Stie,

É muito recente ..........
Então espera ela responder com bastante folhagem e só depois que estiver bem forte, faça o alporque logo abaixo dos troncos. Quando disse tronco, na verdade atualmente estes são galhos. Quando este piteco estiver com o alporque concretizado no futuro, será um Kabudashi ou mesmo um Sokan. Eu esperaria até setembro para tal feito, ok?

Um abraço,
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2006 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Stie,
Belo exemplar.
Vai dar um bonito bonsai, paciência, como o Marco falou: nada de adubo agora.
Molharia a terra com hormônio enraizador, uma vez por semana, e aguardar.
Lúcio
abrão

MensagemEnviada: Qui Fev 02, 2006 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

faço minha as palavras da minha musa inspiradora do bonsai
Angela...... Embarassed

o que dizer, tah muito bala esse bonsai,
bem trabalhado, e com a sua visão, meu caro amigo
dará uma grande contribuição para a arte

abraços

abrão Exclamation
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: