|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 36 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 2:45 pm Assunto: yamadori de caliandra gigantes!foi muito trabalhoso... |
|
|
pessoal... eu e o ederson assine, fomos fazer yamadoris de caliandras e sarandí, foi trabalhoso...
mas coletamos várias arvores, só eu foi mais de 10...
o Eder umas 6 eu axo.. mas valeu a pena...
coletamos na beira do rio aqui da cidade, elas estavam entre pedras e costões, muito dificel a retirada delas ,(mas não impossivel para dois viciados em bonsai)rsrsrsrs...
abaixo as fotos...
não reparem pq foi tirada com celular...
e não tiramos fotos de todas.... só algumas...
nesta foto o jeep que ficou cheio de plantas, e no fundo o amigo Eder...
o jeep é dele..
notem a grossura do tronco saindo do jeep...
realmente foi uma luta...
eéssa foto acima é uma das que eu coletei, muito grande mesmo...
abaixo um bosque...
éééé´... um bosque natural... vc s acreditam que encontrei um bosque natural desse jeito
era pra sair uma das mudas que estava no meio, quando eu forcei veio tudo aquilo junto
dêem uma olhada abaixo nas fotos...
é claro que tenho que ajeitar ainda, mais ja esta meio caminho andado não axam?
abaixo outras monstras...
abaixo fotos do sarandí que o Eder coletou pra ele..
muito magnífico, pena as fotos ruins..
mas ele tem fotos melhores, e axo que vai postar tambem ...
esse é um dos maiores que coletei..
vejam a expessura do tronco em relação ao braço do Eder..
e aqui já depois de envasada...
é isso galera. espero opinioes..[/img] _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 6:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Minha opinião é que voces realizaram uma ótima coleta, apesar de ainda estarmos no inverno e ser essa uma estação climática não tão propícia a retirada dessa espécie. Mas como aí no sul está um clima ameno nessa época, é bem razoável supor que as plantas irão se recuperar bem, sem bem cuidadas forem.
Essas caliandras são de que variedade? Eu gostei do bosque, está bem encaminhado, e não terão muita dificuldade em formatá-lo, após o reenvase em recipiente mais bem adequado ao estilo. Agora é aguardar pelas novas e vigorosas brotações, pois elas é que irão, de fato, definir o que poderão fazer com essas plantas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:53 pm Assunto: |
|
|
16 plantas!!!Se fizer isso aqui no meu estado, e alguém pegar é cadeia na certa!  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 8:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Átila, meu chapa, creio que voce está meio "por fora" como se diz...rssss voce por acaso nunca ouviu falar de Roberto Gerpe e Marcelo Martins? Vá conferir as "plantinhas" que eles estão cultivando, retiradas ai no seu estado, depois me conte.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 09, 2012 7:35 pm Assunto: |
|
|
Lei nº 9.605/98
Art. 50. Destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Sabemos que com o yamadori não estamos destruindo nem maltratando as plantas; mas será que as autoridades sabem disso?
Conheço um pouquinho do trabalho incrível que os bonsaístas citados fazem, e os admiro muito, porém creio que eles devam ter alguma autorização especial dos órgãos competentes para tal empreitada.
Como o amigo disse, posso mesmo estar "por fora", mas isso não muda meu modo de pensar. Seria legal se ao retirarmos uma planta da natureza plantássemos pelo umas 2 ou 3 no lugar, mas iso vai da conciência ecológica de cada um.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 09, 2012 7:52 pm Assunto: |
|
|
atila...
sei que não é bom fazer isso!
mas em relação aos grandes destruidores de grandes florestas amazonicas e etc...
axo que o que fiz não foi nem apenas um"capinzinho" do que muitos fazendeiros fazem por ai com nossas florestas..
nós com nossos yamadoris estamos apenas retirando elas de um lugar mas tratando bem delas em outro lugar...
o que é ao contrário de muitos destruidores de florstas por ai...
se vc é bonsaísta axo que vc me entende...
e se não é... creio que este não é o forum certo pra vc dar este tipo de opinião....
leve em consideração que nós queremos dar vida as plantas, não destrui-las, queremos a beleza delas em nosso dia-a -dia...
um abraço, e espero que mude de opinião... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 09, 2012 8:28 pm Assunto: |
|
|
Amigo rescarolli60, em nenhum momento quis denegri-lo nem desmerecer seu yamadori, por sinal muito bom. Peço desculpas se pareceu assim. Sou bonsaísta sim, tá no sangue desde pequeno, não tem como negar. Seria hipocrisia minha dizer que você ou quem pratica, faz errado, até porque também faço, embora em pequeníssima escala, até porque aqui na minha região não sobrou muita coisa pra coletar devido ao desmatamento. Acontece que, como trabalho agora com produção de mudas florestais nativas da mata atlântica e reflorestamento de áreas degradadas, confesso que minha visão sobre o assunto mudou um pouco. Não estou condenando quem faz, mas sim lançando mesmo uma proposta que acho bastante viável, afinal a natureza é tão generosa conosco; não custa devolver a ela uma pequena fração do muito que ela nos dá.
Você está certo; não somos nós que destruímos, mas como amantes da natureza acho que poderíamos dar um bom exemplo. A começar por mim.
Abraço
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 09, 2012 10:12 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Julgo oportuno citar a lei que regula a situação criminal no que concerne a proteção de nossas reservas florestais. Sem duvida nenhuma e muito importante sabermos que podemos ser penalizados quando infringimos dispositivos legais, seja esse ou qualquer outro. O desconhecimento do termo legal, inclusive, nao serve de abrigo ao cidadão que a transgride. Todavia importa menos conhecer tal dispositivo quando temos todos o claro conhecimento de que tal medida tem dois pesos e duas medidas, vez que alcança a uns mas nao a outros. Como bem salientaram aqui, vemos a quantas anda a expropriação de nossas reservas, florestais, minerais e animais, por parte de grandes empresas, por vezes com a conivência desonesta de agentes do próprio governo. Discutir isso, em nosso fórum, nao leva a lugar algum. O propósito da minha referencia aos bonsaista cariocas que praticam a retirada de material nativo foi apenas no intuito de mostrar que muitos o fazem. Importa, inclusive, acrescentar que eles o fazem com discricionariamente, e que sempre repõem nao uma ou duas ou três plantas, mas dezenas de cada vez que coletam seu material. Claro, uma coisa nao justifica outra, mas ao fazerem dessa maneira quero crer que estejam ao menos cuidando que aquela determinada espécie nao estará condenada a extinção por abuso extrativista. O mesmo, creio, nao podemos dizer das retiradas em grande escala por parte de malferiras, algumas, lembrando bem, com aval do estado... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 10, 2012 4:02 pm Assunto: |
|
|
caro niky e atila...
só pra vcs terem uma idéia...
aqui em nosso municipio, as caliandras são como capim de tanto que tem..
axo que não irá fazer falta...
e com certeza iremos repor o dano com outras arvores...
muito grato pela atenção de vcs, e pelas opinioes...
abraços... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Set 11, 2012 8:20 pm Assunto: |
|
|
tem tudo para dar muito certo esses exemplares que conseguiram, gosto muito desta planta e vou acompanhar para ver a evolução !!
na minha opinião o amigo Atila não falou por mal, só teve a intensão de alertar acerca de que dependendo que quem irá fiscalizar e a disponibilidade de incomodar(fiscalizador: agente ibama, fatima, policia ambietal, etc), pode dar problema sim a realização de yamadory dependendo da espécie circunstância e tal, mas isso não pode ser motivo de pararmos de buscar na natureza espécies belas que iremos cultivar em nossas residências .
abraço e parabéns pelas aquisições! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 8:10 pm Assunto: |
|
|
Não é a escala que determina se uma ação é certa ou errada.
Dezenas de espécies de orquídeas se extinguiram sendo coletadas uma a uma (e centenas de anos no passado). A extração indiscriminada sempre será prejudicial.Um exemplo do que eu quero dizer:
Próximo ao meu trabalho existe um viveiro onde deixo minhas plantas "engordando", e constantemente observo pela manhã e fins-de-tarde dezenas de pássaros que não vejo com facilidade em outras áreas. Recentemente percebi que alguns tratoristas que passam por ali, retornavam ao fim da tarde procurando os ninhos destes pássaros. Quando vi isso fiquei indignado, agora, passando a bola. Na ótica deles o que eles estão fazendo é uma simples "coleta" de espécie, e dai?
Hj, pela tecnologia que dispomos, propagativamente, acredito que é uma contradição à essência da arte do bonsai - que preza pela paciência - optarmos por RETIRAR ao invés de MULTIPLICAR. Cabe a consiência de cada um saber se é um bonsaísta motivado pelo auto-dominio ou pelo prazer da ostentação.
PS: conheço bonsaístas que possuem dezenas de plantas sem nunca ter comprado ou extraído nada, simplesmente propagando.
(nada pessoal rescarolli, mas é importante este tipo de discussão para o fórum) |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 10:49 am Assunto: |
|
|
Belos materiais ein amigo?
Muito trabalho pela frente...mas um belo começo!
Acompanhando  _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 55 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 12:48 pm Assunto: |
|
|
Na verdade o IBAMA só pune bonsaístas, orquidófilos, pecadores amadores e outros aficionados que interagem com a natureza, enquanto faz vista grossa para empresas, governos, fazendeiros, madereiros e outros.............. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|