|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 7:59 am Assunto: Meu ligustrum |
|
|
Pessoal,
acompanho o forum a alguns anos mas nunca tive um bonsai por preguiça e falta de paciência. Até que minha namorada me deu um Ligustrum e eu adorei. Agora como iniciante, já estou com problemas e dúvidas e gostaria da ajuda de vocês.
Esta é a primeira foto, do dia em que eu recebi.
06/10/2011
Depois de algum tempo, 1 mês, achei q este vaso "original" estava muito grande e desproporcional e troquei para este e dei uma podada (ja da pra ver o problema):
07/11/2011
Estava indo tudo bem até chegar o verão/calor. Nas últimas semanas fez MUITO calor em SP e comecei a me perder na rega. Não sei se estou regando muito ou pouco. As folhas começaram a ficar amarelas. As pequenas que nascem, ficam fracas e um sopro faz elas cairem. As antigas estão rachando. E eu não sei o que fazer. Outra coisa. Começaram a nascer 2 "mudas" no mesmo vaso. Antes eu cortava elas, agora estou deixando para depois poder utilizá-las. Poderia ser este o problema? podem me ajudar?
25/12/2011
Mais tarde coloco mais fotos para mostrar melhor o problema. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 5:30 pm Assunto: |
|
|
Seguem novas fotos
Esta com os brotos (estao no substrato):
Qualidade ruim mas da pra ver uma folha rachada, outra já com apenas metade outra com um furo..
Notei que desde quinta ou sexta passada parece que o amarelamento das folhas diminuiu. O calor em SP também. Poderiam em ajudar? Além disso, se tiverem alguma idéia do que eu poderia fazer com ela depois de "curada". Uma vaso novo, sei la.. ela tem uma raiz meio saliente, já pensei em tentar colocar numa pedra... o que acham?
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 6:10 pm Assunto: |
|
|
Se ela se recuperar bem, eu pensaria num alporque para corrigir o tronco. Explicano: seguindo a estrutura aérea e o tronco reto que a forma, temos um hokkidashi, que dá a impressão de estática, sem movimento, sem adversidades (terreno, vento, etc). Assim, o natural seria as raízes também serem distribuídas de forma homogênea, ou seja, a mesma quantidade para todos os lados da árvore. Seria interessante então um nebari radial em todas as direções. Isso poderia ser corrigido com um alporque, talvez um dedo acima do atual nebari, podendo aproveitar a parte de baixo para a formação de uma segunda planta (podendo seguir outro esilo). Neste caso eu não retiraria os brotas de baixo, pois garantiriam a sobrevivência da parte debaixo.
Caso o alporque não seja uma opção escolhida por você, eu penso que estes ramos nascendo na base não serão aproveitados, pelo contrário, retiram para elas energia que poderia ser aproveitado pela planta, eu retiraria sem pensar muito. A não ser que tenha algum projeto futuro para ela? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 8:09 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas sugestões Nikkei 100
Se eu entendi bem, sua idéia seria cortar o tronco mais ou menos perto desta cicatriz em círculo? que medo.. rs Como principiante acho meio arriscado fazer isso, na verdade tenho medo. Se eu perder esta planta minha namorada me mata rs.
Mesmo fazendo o alporque, o tronco ficaria muito curto, não?
Os brotos que estão nascendo estou pensando em retirá-los em breve e estes sim, utilizar para minhas experiências. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 9:25 pm Assunto: |
|
|
acompanhando! |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Dom Jan 01, 2012 10:39 pm Assunto: |
|
|
Olá, na minha opinião como principiante, seria um vazo mais profundo, cortava os brotos que apareceram no substrato, e faria com que ele ficasssem plantado mais fundo para o aparecimento de novas raizas de forma radial no tronco, pois o ligustro enraiza muito bem. Após uns 2 anos dai então o transplantava para o vaso definitivo e mantia as raizes convenientes. Enquanto ele estiver no vaso fundo, voce pode ir trabalhando ele normalmente. E para o transplante da para faze-lo nesta época mesmo pois voce irá manter o torrão, só vai por mais terra. E um hormonio básico, hsuahsuah.
Boa sorte |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 10:38 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas Felipe,
Mas se eu plantar mais fundo, acho q vai acabar virando apenas um toquinho, nao?? rs
Eu cortei os brotos, eu achava q eles tinha raizes proprias, mas na verdade vinham da propria arvore, da raiz. Cortei os 2 e passei creme dental pra cicatrizar...
Estou pensando agora em deixar como está, cortei as folhas q estavam feias e agora estou esperando ela ficar bonita novamente. ai eu penso melhor no que fazer. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 10:20 pm Assunto: |
|
|
Romeu, em que ese a sugestão dos amigos serem adequadas para melhorar os aspectos técnicos de seu bonsai, acho que fico com sua opinião de por enquanto não mexer na parte estrutural desta planta, a fim de ir pegando mais a "manha" do assunto.
Bom, a brotação de base de raízes é muito comum nos ligustros e você agiu corretamente em retirá-los, certamente vai ter outros a retirar. Se deixar eles, são "chupões" e a planta acaba direcionando muita energia para eles...
Sobre as regas, de fato não devem faltar, mas também não pode deixar o substrato (terra) sempre úmida. A regra básica é, regar somente quanto o substrato já secou, ao menos na superfície. Não tenha medo de matar a planta, o ligustro é valente... e se faltou água ele murcha as folhas, mas regando, no dia seguinte já estará tudo bem.. Mesmo assim, o idela é não deixar faltar água a ponto das folhas murcharem.
Quanto ao aspecto mei ofeio das folhas, e algumas amareladas, é o normal desta época, porque estas folhas são da brotação primaveril e já estão "maduras". Para o bonsai se manter bonito por mais tempo e para outros fins, como redução do tamano da folha, observar e melhorar a distribuição de galhos, etc... esta é a hora de fazer uma desfolha total em sua planta. Sim, total!! Arraque todas as folhas. Segure os galhinhos e puxe as folhas na direção da ponta dos ramos. Nunca puxe para traz, sob risco de arrancar as gemas de onde sairão as novas folhas. Depois de desfolhada, por uns dias a planta vai precisar menos água. Mas a regra é a mesma: espere o substrato se ca na superfície e então molhe novamente... Em duas semanas sairão novos brotos e novas e saudáveis folhas...Em tres semans ele já estará bem verdinho novamente. Vai sem medo!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2012 11:04 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas Elio!
Eu realmente estava pensando em uma desfolha, mas somente lá pro final do inverno (acho q era esse periodo q eu li q seria o ideal). Mas ja que alguem experiente esta em dizendo que posso fazer agora, acho q vou fazer. Realmente ja notei que o ligustro é bem fortao mesmo, e cresce novos brotos muito rapidamente. ja fiz diversas podas...
Com relaçao a distribuicao dos galhos, ja notei que realmente precisa ser feito algo. Há diversos galhos trançados, fica até feio. Alguns que nasciam para baixo, ja removi. Com a desfolha total, acho que conseguirei ter uma ideia melhor.
Sobre aramaçao... já posso fazer agora? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 11:35 pm Assunto: |
|
|
Nao aguentei esperar a resposta e acabei fazendo a poda. segue o resultado:
16/01/2012
Cortei alguns galhos, e aramei alguns outros, que ao inves de estarem indo para cima, estavam para o lado.
Agora vou esperar para ver a nova folhagem  |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 10:53 am Assunto: |
|
|
eu teria plantado direto numa bacia antes deste vaso,
no fim do ano faria um alporque pra corrigir o nebari,
no fim do ano que vem retiraria do alporque
daqui uns 3 anos plantaria em vaso próprio _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 8:48 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Laudir, mas acha que tem "espaço" para um alporque: o tronco não ficaria muito curto?
plantar em uma bacia seria escorredor/mamadeira? qual o objetivo? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 10:31 pm Assunto: |
|
|
romeucr escreveu: | Obrigado Laudir, mas acha que tem "espaço" para um alporque: o tronco não ficaria muito curto?
plantar em uma bacia seria escorredor/mamadeira? qual o objetivo? |
ligustro reaje bem.... eu tentaria o alporque mesmo pq a planta ficaria menor ainda evitando aquela imagem de pescoçuda
quanto ao conjunto escorredor/mamadeira, eu tenho pra mim que uma bacia seria melhor para o alporque.
escorredor/mamadeira é pra desenvolver sistema radicular de uma planta que já tivesse raízes grossas. No caso do alporque, vc vai "eliminar" as raízes grossas para que a planta gere novas raízes (finas a princípio) e é um processo longo o de engrossamento das raízes para criar o nebari.
ou seja escorredor/mamadeira é pra planta que já tem nebari pronto e vc quer treina-la pra emitir raízes finas e posteriormente colocar num vaso definitivo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 7:28 pm Assunto: |
|
|
romeucr
Fiz a desfolha do meu dia 13/01 e somente hoje 31/01 é que começaram as pequeninas brotações, logo, logo o seu estará também brotando e vai ficar bonitão de novo
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 10:33 pm Assunto: |
|
|
bela estrutura! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|