|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mrdesouz
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 4:07 pm Assunto: Pyracantha |
|
|
Olá pessoal,
Gostaria de pedir a opinião de vcs com relação a essa Pyracatha.
O tronco está bastante bem tem de 8 a 10cm(preciso confirmar) e ela está bastante saudável, com frutos e tudo.
Gostaria de definir mais o estilo, triangular a copa que está aí, assim mandem suas opiniões que serão mais que bem vindas!!!
Abraços!
Márcio |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 5:00 pm Assunto: Re: Pyracantha |
|
|
Olá Marcio,
Amigo. Eu retiraria primeiramente este primeiro galho da esquerd, acho ele muito grosso, pela foto quase chega parto da grossura do tronco da arvore, esteticametne isto nao é muito agradavel. Apos retira-lo trabalharia com a ramificação mais fina, abaixando os galhinhos para dar uma triangulação melhor, retirando o galho da esquerda oce percebera que ficaria mais facil dar esta triangulação, os amigos que sabem mecher bem com photoshop, poderiam fazer isso para que psosa me entender, porque nao sou muito bom enstas coisas, por isso to tentando passar o que penso por escrita nao é muito bom mas da para entender algo. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 8:03 pm Assunto: Piracanta |
|
|
O que o colega Ilex escreveu é verdade. Falta um pouco de movimento e de conicidade para seu bonsai. Se retirarmos todas as folhas, fica-se com uma forquilha, que apresentará espessura quase identica em toda a planta.
É bom que ela esteja frutificando. Isso é muito importante. Significa que qualquer trabalho que se faça, não importando o resultado, voltará a frutificar.
Às vezes precisamos reestruturar totalmente a planta para termos um resultado apresentável. Veja um exemplo com uma piracanta coccinea que plantei com o tronco apoiado numa pedra:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1084152&size=3
Resolvi reergue-la um pouco de cada vez, inclusive tracionando após aramar, podando os galhos e mudando o aspecto total, vez que na apresentação anterior a planta "caía" por sobre a pedra. Agora ela apresenta uma estrutura cônica, estando os galhos distribuidos de forma harmoniosa, pré-triangulando, vez que ainda falta muito para uma estrutura final. Deverei seguir aramando até obter um resultado satisfatório.
Voltando à sua piracanta: Talvez ficasse bem eliminar o tronco que segue pela direita separando na junçâo da forquilha e inclinando um pouco a planta trabalhar um bonsai menor no estilo moyogi _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Nov 11, 2005 2:06 am Assunto: |
|
|
Olá, Márcio. Bom-dia. Tudo beleza?
Que beleza essa piracanta. Concordo plenamente com os demais quanto ao galho da esquerda, realmente muito grosso. Vou tentar ilustrar essa retirada na seqüencia abaixo.
Eu não o aconselharia a cortar o galho muito rente ao tronco. Apesar de desarmoniosos por ser grosso, ele confere equilíbrio à planta. Você vai precisar de uma futura brotação no lugar dele que vai acabar sendo fina demais em comparação aos galhos superiores.
Somente com a poda do galho esquerdo.
Vodê deveria tentar cortá-lo quase horizontalmente, partindo rente ao tronco na parte de cima do galho, se possível aproveitando alguma brotação já existente pra dar segmento.
Melhor corte e futura brotação. Baixar os demais.
Agora, só pra botar minhoca na cabeça, vou te mandar mais uma opção. Não me xingue, por favor. Mas eu acho que, se fosse minha, eu seguiria pra esse caminho, afinal, sou fã de shohin. Aconselho-o a ouvir mais opiniões antes de partir pra qualquer ato drástico. Lembre-se de que, depois de cortado, não dá pra voltar atrás.
Poda drástica. Cuidado com a massa de raízes que tende a se tornar inativa com grandes podas.
Futuras brotações. Mereceria até um vaso mais baixo.
De prêmio, ganharia um segundo bonsai, pois com um alporque daria pra aproveitar a parte superior. Não sei se pegaria de estaca. Eu não arriscaria. Ainda tem o propalado "galho esquerdo", que talvez possa render alguma coisa. Evite desperdícios.
Parte superior. Eu aproveitei a base da antiga, só pra dar uma idéia.
Bom, curta suas dúvidas e tenha paciência em se definir. Analise bem a planta que acabam surgindo soluções. Vou ficando por aqui, pois são 03:00 horas da madruga e alguém vai trabalhar com olheiras amanhã.
Abraços e sucesso. Espero ter ajudado.
Fernando. |
|
|
 |
mrdesouz
|
Enviada: Sex Nov 11, 2005 8:12 am Assunto: |
|
|
Olá, pessoal...
Obrigado pelas opiniões. Acho que realmente terei que partir para a retirada do galho esquerdo, mesmo com dor no coração
Fernando, obrigado pelas ilustrações, acho que a opção do shohin é demais pra mim, hehehehehe, mas a idéia de retirar o galho da esquerda cortando quase que horizontalmente me agradou, vou avaliar e talvez executar.
Vamos ver se mais opiniões aparecem, mas, outra vez, obrigado amigos!!
Abraços!
Márcio |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Nov 11, 2005 9:22 am Assunto: |
|
|
Lembrando apenas que: É sempre mais seguro cortar deixando um pedaço, e colocando o cicatrizante.... no ano seguinte você corta o resto.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Nov 11, 2005 12:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando,
Ficou muito bom o tratamento das fotos, obrigado por ter nos ajudado. Obrigado amigo, creio que agora deu para perceber, igual o amigo Felipe disse, é bom deixar um toquinho mesmo mrdesouz, a planta cicatriza mais rapidamente e se recupera tambem. T+ amigos.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Nov 11, 2005 11:49 pm Assunto: |
|
|
A idéia do shohin é ótima E a sua planta está muito vigorosa
Mas o que gostei mesmo foi do trabalho do Fernando
PÔ Fernando, faz mais alguns desses pra galera
Ou então ensina pra gente  |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 1:54 am Assunto: |
|
|
Bom-dia galera. Tudo beleza?
Valeu Átila, conseguiu me deixar sem graça.
Eu gosto muito de shohin e achei que seria uma opção. Foi bom ver que também gostou, pois me ajuda a ver que não tenho a visão tão distorcida. Pra quem está começando, como no meu caso, isso é muito importante.
Quanto à edição das imagens, tenho que confessar que trabalho com isso. Tenho até que admitir que ficou muito tosco, pois foi na correria.
Seria um prazer e uma satisfação enorme poder ajudar. Sempre que vejo um caso assim, tento editar rapidinho entre um trabalho e outro. Caso tenha alguma imagem que gostaria de mexer, manda que a gente dá um jeito. Pra mim, é como se pudesse treinar no bonsai dos outros, virtualmente é claro.
Um abração e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 7:58 pm Assunto: |
|
|
o que achei mais interessante em essa sua piracanta é o fato dela possuir poucos espinhos...jávi piracantas com muitos espinhos e piracantas com nenhum espinho.. |
|
|
 |
mrdesouz
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 10:34 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal...
Newton, não se engane, minhas habilidades pras fotos é que está em baixa,
A danada tem espinhos sim, bem escondidos sob a folhas e nas terminações dos galhos....prontos e entrar em ação se necessários
Acho que vou mesmo seguir a sugestão do Fermamdo e dos demais e remover o galho da esquerda, deixando somente uma parte para conseguir uma brotação legal pra triangular...
Abraços!
Márcio |
|
|
 |
André Convex Visitante
|
Enviada: Ter Dez 06, 2005 1:46 am Assunto: teste |
|
|
teste |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Fev 02, 2006 4:04 am Assunto: |
|
|
O que será que foi feito nessa planta??
Como ela vai indo? _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|