|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Oyama Brugni
|
Enviada: Ter Set 13, 2011 11:44 pm Assunto: NOVATO - TUIA JACARÉ |
|
|
Olá pessoal, sou novato no forum e na arte dos Bonsai's.
Não conheço nada do assunto e pretendo aqui aprender algumas dicas a respeito.
Recentemente presenteei a minha mãe com uma Tuia Jacaré de 2 anos aproximadamente, segundo o pessoal lá onde comprei.
O que acontece é que ninguém deu maiores informações de como cuidar etc.
Como regar, tempo de rega e sol, adubação etc.
Notei que algumas folhas estão amarelando.. Porque será?
Vou postar fotos dela para vc's verem e se possível me darem algumas dicas.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 12:46 am Assunto: |
|
|
Boas dicas porém para quem já entende um pouco do assunto.
Possui linguagem em parte técnica.
No meu caso não vai funcionar. :/
É preciso que a partir das fotos, se alguém souber o que se passa... |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 8:41 am Assunto: |
|
|
opa, a primeira coisa a se fazer é trocar o substrato, cabe ver se estamos em tempo certo para isso...
caso sim, é trocar toda terra, tirando e colocando um substrato adequado, no link dado pelo Mcdonald tem um substrato bom:
Citação: | Para o sucesso de um transplante, deve-se usar um substrato bem rico e drenante. Podemos usar areia grossa de rio usadas em construção (areia peneirada com tamanho mínimo de 1 a 2 mm sem o pó fino que compacta o solo) com terra vegetal ou granulada comprada em gardens na proporção de 50% a 50%. Se pretende aprofundar mais seu conhecimento sobre substratos para bonsais, clique no link à seguir. http://macdonaldfernandes.wordpress.com/about/o-substrato-ideal/ |
feito isso é esperar ela se recuperar...
agora caso não seja época certa, vamos esperar alguem indicar se é ou não...
mas se não for, é só fazer um falso transplante, ou seja, retirar do vaso atual, manter o torrão de terra intacto e colocar em uma bacia maior com mais espaço para as raízes, e nesta bacia use a composição de substrato que citei acima...
eu faria isso, trocar o vaso e a terra, pois elas vem em vaso e terra inadequado para o desenvolvimento, ela fica estagnada, trocando para algo maior com substrato(terra) adequado, rega diária e um ambiente externo ela vai dar uma animada...
citando novamente sobre oq fazer depois do transplante:
Citação: | Após o transplante, devemos deixar a planta na sombra por pelo menos 20 dias ou pode-se deixar ao sol até as 11hs da manhã somente, evitando a exposição no período do meio dia para a tarde. Este é um ponto que vai decretar a vida ou a morte da sua planta. |
Adubação espera ela se recuperar... só pense nisso quando ela estiver saudável.
o fato das folhas amarelando, pode ser resultado da sua morte, já li que a morte destas plantas vem de dentro para fora... então as vezes elas estão mortas e só mostram isso com a perda das folhas... mas que isso não o desanime... esperamos que ela se recupere bem...
citando o texto do amigo novamente:
Citação: | Estas espécies são de extremo cuidado com a rega, visto que, se ficarem sem água e suas raízes secarem, só demosntrarão que estão mortas após aproximadamente um mês. Necessitam também de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia, caso contrário morrem facilmente. |
aproveite para adquirir outra e ja fazer o transplante assim que adquirir... =D
então basicamente eu acho isso... troca de vaso/bacia (tirando toda terra ou não, vamos esperar) depois é sombra e água fresca...
abraço e boa sorte _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Lrgullo!!
Eu não tenho conhecimento algum sobre bonsais e termos tecnicos.
Não sei onde encontrar o que chamam de substrato. rsrs
Ah, eu comprei ela numa feira de flores e plantas e não em mercados.
Lá tinham bonsais de todas as idades.
Não sei se vou dar conta de resolver isso.. rsrs |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Apenas um esclarecimento: olhando detidamente as diminutas imagens, constata-se que a espécie não é uma "tuia jacaré" (junipero procumbens), mas sim uma tuia azul, espécie dificilima de ser conduzida como bonsai, independente do grau de perícia do bonsaista (iniciante, intermédio ou avançado). Seja como for, é uma espécie que está irremediavelmente fadada a secar e morrer, o que causa certo desconforto no bonsaista iniciante, que equivocadamente pensa ser sua culpa, quando na verdade a culpa recaí sobre quem comercializa essa espécie, vendendo como um pré bonsai de junipero.
Por isso, recomendo retirar a planta do vaso, lavar o vaso e aproveitá-lo para cultivar qualquer outra espécie, com maiores probabilidades de exito, jogando essa planta no lixo, pois todo e qualquer trabalho investido nela, será pura perda de tempo, lamento dizer.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury!!
Se tu clicar abrirá a foto em tamanho maior.  |
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 7:05 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Apenas um esclarecimento: olhando detidamente as diminutas imagens, constata-se que a espécie não é uma "tuia jacaré" (junipero procumbens), mas sim uma tuia azul, espécie dificilima de ser conduzida como bonsai, independente do grau de perícia do bonsaista (iniciante, intermédio ou avançado). Seja como for, é uma espécie que está irremediavelmente fadada a secar e morrer, o que causa certo desconforto no bonsaista iniciante, que equivocadamente pensa ser sua culpa, quando na verdade a culpa recaí sobre quem comercializa essa espécie, vendendo como um pré bonsai de junipero.
Por isso, recomendo retirar a planta do vaso, lavar o vaso e aproveitá-lo para cultivar qualquer outra espécie, com maiores probabilidades de exito, jogando essa planta no lixo, pois todo e qualquer trabalho investido nela, será pura perda de tempo, lamento dizer.  |
Poxa que coisa, estive lendo esses dias num site a seguinte informação:
"A plantas chamadas popularmente de Tuia Azul e Tuia Ouro são variedades de um Cipreste Japonês (Sawara). Ela tem uma folhagem densa, aplainada e alargada. Seus ramos crescem em grande quantidade. Eles são bem compridos e forrados com pequenas agulhas. A coloração de suas folhas é o principal atrativo dessas "Tuias". As mais comuns são: Tuia Azul (Chamaecyparis pisifera "Boulevard") com cor gris azulado e a Tuia Ouro (Chamaecyparis pisifera "Filifera Aurea") com coloração amarelo limão. Tanto seu cultivo como sua formatação para bonsai são mais simples, se adaptando a diversos estilos de bonsai."
Fonte: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/TuiaPsifera.htm |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 15, 2011 7:16 am Assunto: bonsai |
|
|
Realmente, as informações do site BONSAIKAI são bem esclarecedores, quanto à identificação correta das espécies. Porém, tendenciosas quanto a qualidade delas para bonsai, vez que se voce não reside no sul do país, onde o clima ameno favorece o cultivo, então não terá o mesmo sucesso ao empregá-las para fazer bonsai quanto o pessoal de lá, lamento dizer isso.
Muitas vezes não nos atemos a esse fato - localização - antes de partirmos para o cultivo de determinadas espécies, com vistas a formar bonsai a partir delas. Meu amigo Bergson Vasconcelos, para citar um exemplo, tentou germinar em seu viveiro cerca de 1000 sementes de pinheiro negro. Até conseguiu obter mudinhas novas, que cresceram até uns dois cm, para logo em seguida secar e morrer. O mesmo valeu para outras espécies que ele tentou desenvolver, como aceres, com igual resultado desanimador.
E ele reside numa cidade litoranea, Maceió, o que seria em termos até favorável, graças a alta umidade do ar. Mas o calor sufocante e intenso foi contrário ao seus esforços e deu em perda total, tanto do material quanto do capital financeiro.
Por isso, se voce prefere acreditar no site da bonsaikai vá em frente no cultivo da tuia azul. Mas considere, porém, que em sua cidade o clima é bem diferente do de SP, onde está localizado o viveiro daquela empresa (que por sinal é uma das que comercializa plantas no país a preços absurdos), e o resultado quanto ao cultivo realizado por vc jamais será o mesmo do deles, mesmo que vc tenha a sua disposição um mega dispositivo de cultivo controlado (estufa climatizada). Minha opinião a respeito da espécie foi calcada na minha própria experiencia pessoal com ela, vez que no DF o clima não é propicio.
Mas como costumo dizer: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qui Set 15, 2011 4:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Realmente, as informações do site BONSAIKAI são bem esclarecedores, quanto à identificação correta das espécies. Porém, tendenciosas quanto a qualidade delas para bonsai, vez que se voce não reside no sul do país, onde o clima ameno favorece o cultivo, então não terá o mesmo sucesso ao empregá-las para fazer bonsai quanto o pessoal de lá, lamento dizer isso.
Muitas vezes não nos atemos a esse fato - localização - antes de partirmos para o cultivo de determinadas espécies, com vistas a formar bonsai a partir delas. Meu amigo Bergson Vasconcelos, para citar um exemplo, tentou germinar em seu viveiro cerca de 1000 sementes de pinheiro negro. Até conseguiu obter mudinhas novas, que cresceram até uns dois cm, para logo em seguida secar e morrer. O mesmo valeu para outras espécies que ele tentou desenvolver, como aceres, com igual resultado desanimador.
E ele reside numa cidade litoranea, Maceió, o que seria em termos até favorável, graças a alta umidade do ar. Mas o calor sufocante e intenso foi contrário ao seus esforços e deu em perda total, tanto do material quanto do capital financeiro.
Por isso, se voce prefere acreditar no site da bonsaikai vá em frente no cultivo da tuia azul. Mas considere, porém, que em sua cidade o clima é bem diferente do de SP, onde está localizado o viveiro daquela empresa (que por sinal é uma das que comercializa plantas no país a preços absurdos), e o resultado quanto ao cultivo realizado por vc jamais será o mesmo do deles, mesmo que vc tenha a sua disposição um mega dispositivo de cultivo controlado (estufa climatizada). Minha opinião a respeito da espécie foi calcada na minha própria experiencia pessoal com ela, vez que no DF o clima não é propicio.
Mas como costumo dizer: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu.  |
Caro amigo, a questão não é gosto e sim falta de experiência. rsrs
Não conheço nada sobre bonsai, apenas comprei um para presentear a minha mãe pois ela sempre achou bonito..
Se eu soubesse, compraria um mais fácil de cultivar. rsrs
Suas informações foram bem esclarecedoras, eu agradeço!!
 |
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qui Set 15, 2011 4:45 pm Assunto: |
|
|
Qual seria uma espécie fácil de cultivar e bonita?? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 15, 2011 8:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se for para presentear sua mãe, uma caliandra seria uma ótima opção, vez que floresce, emitindo flores de cores diferentes, dependendo da variedade da espécie. Outra opção seria uma pitangueira, frutifera fácil de cuidar, que produz lindas flores e frutos em abundancia, mesmo pequena. Mini roseiras tambem são bem divertidas de serem cultivadas como bonsai, por causa das flores, e voce pode cultivar várias, com tonalidades diferentes, seja no mesmo recipiente (vaso) ou em recipiente separados por tonalidade da flor.
Em meu viveiro eu cultivo mini roseiras há vários anos, e sobrevivem bem, suportando o sol intenso o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Uma boa adubação organica garante a floração. Há, ainda, sempre verdes como o ficus, que em algumas variedades produzem frutinhas não comestíveis, mas mantem as folhas pela maior parte do ano, sempre verdes e brilhantes, bastando apenas uma rega diária e uma leve adubação organica.
Todas essas espécies são de fácil cultivo e obtenção em sua região, ou senão, encomendando via net. Os melhores sites de compras, na minha opinião, são: O Bonsai, Nipon Bonsai, Ideal Bonsai, Bonsai Center. Acesse, verifique as plantas e compare preços, antes de comprar, para garantir ótimos produtos a bons preços. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Oyama Brugni
|
Enviada: Qui Set 15, 2011 8:36 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Se for para presentear sua mãe, uma caliandra seria uma ótima opção, vez que floresce, emitindo flores de cores diferentes, dependendo da variedade da espécie. Outra opção seria uma pitangueira, frutifera fácil de cuidar, que produz lindas flores e frutos em abundancia, mesmo pequena. Mini roseiras tambem são bem divertidas de serem cultivadas como bonsai, por causa das flores, e voce pode cultivar várias, com tonalidades diferentes, seja no mesmo recipiente (vaso) ou em recipiente separados por tonalidade da flor.
Em meu viveiro eu cultivo mini roseiras há vários anos, e sobrevivem bem, suportando o sol intenso o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Uma boa adubação organica garante a floração. Há, ainda, sempre verdes como o ficus, que em algumas variedades produzem frutinhas não comestíveis, mas mantem as folhas pela maior parte do ano, sempre verdes e brilhantes, bastando apenas uma rega diária e uma leve adubação organica.
Todas essas espécies são de fácil cultivo e obtenção em sua região, ou senão, encomendando via net. Os melhores sites de compras, na minha opinião, são: O Bonsai, Nipon Bonsai, Ideal Bonsai, Bonsai Center. Acesse, verifique as plantas e compare preços, antes de comprar, para garantir ótimos produtos a bons preços. |
Valeu parceiro, obrigado pelas dicas!!
Vou ver o que faço aqui!
Abraço! |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Sex Jul 27, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, estava lendo sua entrevista no aidobonsai.com e vi que voce cultiva acer kaede e pinheiro negro aí em brasília.
voce precisa tomar algum cuidado especial com estas duas espécies?
acha que seria viável o cultivo delas no nordeste?
grande abraço e parabéns pelo trabalho, as primaveras que ilustram a entrevista sao fenomenais. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 9:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eugenio, agradeço seus elogios ao meu trabalho. Em relação ao acer kaede e ao pinheiro negro, devo dizer que não acredito que voce teria tanta sorte no cultivo dessas duas espécies aí na tua cidade. Isso por que o grande Bergson Vasconcelos (Associação Nordestina de Bonsai), renomado forista e grande bonsaista, meu amigo dileto, tentou com afinco a produção de mudas de pinheiro negro no viveiro dele, em Maceió, há alguns anos, e não teve sucesso, só perdas, desistindo do cultivo dessa espécie por lá.
O Acer kaede é uma espécie mais afeita ao frio. Mesmo aqui no DF ele passa a maior parte do ano com uma folhagem muito feia, não atingindo nunca a plenitude linda das cores outonais de sua folhagem, que vemos em sites e revistas, e perdura no máximo um tom verde forte, apenas na primavera, época das chuvas. No resto do ano, fica feio, sem graça nenhuma. Como sou teimoso por demais, insisto no seu cultivo, mas devo ressaltar que o faço empenhado em obter um material que, por melhores resultados que possa vir a ter, jamais poderá se comparar ao que existe no sul do país.
Por isso, meu conselho a voce é que esqueça essas duas espécies e lance seu tempo, empenho e dinheiro em adquirir mudas mais afeitas ao seu clima, como por exemplo as caliandras (seloi, twide, depauperata, spinosa), as jabuticabeiras, pitangueiras, aceroleiras, duranta (pingo de ouro), acacia, jurema, pau mulato, dentre outras nativas que venha a descobrir o potencial, pois poderá sempre conseguir formar lindos e maravilhosos bonsai com essas e outras espécies. Uma ótima, que conheci em Maceió, quando lá estive, foi o pitecolobium dulce, do qual o grande amigo Bergson me presenteou duas mudinhas, que hoje são duas arvores portentosas, a crescer no solo do meu viveiro, engrossando o tronco.
É aquele velho ditado: se não temos caviar, comemos ovas de peixe mesmo. O importante, no caso, é voce se dedicar com afinco a arte bonsai e buscar formar lindos bonsai com o que tiver mais facilidade de obter e que, sabidamente, irá sobreviver otimamente bem no clima da sua cidade, da sua região. A primavera que viu ao final da entrevista não são minhas, pertencem ao bonsaista Francisco Lustosa, com quem o Paulo Netto pretende fazer uma entrevista oportunamente. Eis aí, então, outra ótima espécie para voce explorar e obter lindos bonsai: primavera. Essa, com toda a certeza, irá surpreender voce, pois poderá obter grandes ou pequenos bonsai com ela, que suporta bem o clima daí. Então, boa sorte e não deixe de mostrar os seus trabalhos, para que possamos todos opinar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|