FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes - Vale a pena
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Precatorius

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2012 5:13 pm    Assunto: Sementes - Vale a pena Responder com citação

Mix De Sementes De Acer Palmatum E Sakura Japonesa
Pessoal, navegando pelo Mercado Livre me deparei com esse anúncio e me interessei muito, porém não sei se compensa comprar sementes ou já uma muda um pouco crescida. Sou novato e desconheço os principais riscos e tudo mais.

O que me dizem?
Agradeço desde já!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2012 6:15 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite,
não vou falar referente a espécie,
mas sim a compra e ao procedimento para ter um bonsai a partir de sementes, conhecido como misho.

A compra pelo mercado livre, vendo se o vendedor tem boas notas e bons comentários eu indico... agora se tem uns vermelhos na nota e pessoas reclamando, eu nem arrisco...

Sobre o cultivo por sementes, misho, eu gosto bastante, mas ciente que terei algum resultado interessante dentro de muitos anos...
Comecei por pinheiro negro de semente, faz 2 anos, agora nos tamanhos q estão valem no mercado menos de R$20, perdi mtas, mas eu não trocaria elas por nada huahuahuahua, cria-se um vínculo legal com a muda, fora q desde mto pequena vou dando o movimento que eu quiser, e aprendendo como é o comportamento da espécie. tenho mudas de 2 anos e de 1.
Estou quase comprando a deste ano para começar tudo de novo, o problema é o espaço.

Quanto ao tempo de resultado, algumas tenho vontade de fazer bonsais minis, aqueles bem miudos e simpáticos, mesmo assim tenho talvez mais uns 3 anos pra mais... quero tbm fazer uns maiores, para isso precisarei de um local para plantar no chão ou esperar mais de 5 a 10 anos talvez, para ter algo...
Isso para a espécie q comprei, pinheiro negro, tem um crescimento meio devagar.

Agora este ano estou a procura de outras espécies para plantio tbm... ainda não decidi qual comprar... só estou coletando as que tem em minha cidade e vejo q estão soltando sementes... (paineira, flamboyant, ipe, sibipiruna)

A respeito da arte bonsai, te recomendo oq me recomendaram quando tava começando... plante sementes e tenha paciência... enquanto isso compre plantas já maiores... para poder por a "mão na massa", aramar, trocar de vaso, podar, entortar galhos(talvez quebrar uns tentando), talvez até matar por falta de conhecimento, é algo q vai se aprendendo com plantas já encaminhadas...

agora quanto a espécie q citou, aguarde alguém com experiências nelas...

Mas é isso aí...
boa sorte e muita.... mas muita paciência!! quem sabe vc não vicia nesta arte durante o processo, dai tudo fica mais fácil e prazeroso =D

grande abraço!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2012 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Compra, planta e tenha muita paciência, como o amigo acima comentou compra também umas plantas já mais desenvolvidas para ir trabalhando em quanto as plantas novas vão nascendo.
As plantas obtidas desde a semente são muito legais de trabalhar por que você que vai poder trabalhar desde cedo o desenho do tronco, preparar para o estilo que mais lhe convier, enfim vale a pena sim.
Valeu.
Diego.
Precatorius

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2012 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas dicas pessoal, realmente era o que eu precisava saber e acreditem, paciência é o que não falta.
Falando em sementes, tenho algumas espécies aqui aguardando o plantio, estão com 1 ano já guardadas, por isso não sei se germinarão e ainda também não sei se há possibilidade de fazer bonsai com elas.
São as seguintes:
Jaracatia spinosa - "Mamãozinho"
Chorisia speciosa - "Paineira-rosa"
Myrocarpus frondosus - "Óleo-pardo"
Euterpe edulis - "Palmito-Juçara"

e também estou com os seguintes projetos a serem colocados em prática:
Pitangueira - muda com 3 anos
Jabuticabeira - Estou fazendo alporquia em uma árvore adulta (esta gostaria de saber quanto tempo em média demora para crescerem as novas raízes e poder ser cortada da árvore mãe)

Obrigado novamente pelo apoio e atenção!
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 10:41 am    Assunto: Responder com citação

A jabuticabeira meu amigo, é como jogar na loteria, estou com uma com dois anos no alporque e a cada 90 dias, abro o pet com o substrato e nada de raizes, isso que usei hormonio enraizador, mas devemos continuar tentando.
Precatorius

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Poxa, que pena! Pensei que com alguns meses já poderia passar o galho com alporque para um vaso.
Vamos aguardar... Pretendo colocar enraizante neste sábado.
Tirei algumas fotos, mas pretendo criar outro tópico para seguirem o desenvolvimento dela.
Precatorius

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas Gullo, comprei as sementes, quero aproveitar o início da primavera para fazer o plantio já. Foi pelo anúncio do ML mesmo que cai na loja virtual Ilha Bonsai, que achei muito boa por sinal.

Obrigado novamente pelas dicas.
Claudio Clementino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, vc comprou errado, mas eu também quando iniciei comprei sementes pelo tal Ilha Bonsai, mas tem um problema, nenhuma semente germina é muito dificil germinar sementes desse tal Ilha Bonsai isso tudo é picaretagem desse Samir R. Valongo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Precatorius

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Claudio,
Creio que em alguns dias as sementes chegam e vou postando aqui os resultados (ou falta deles).
Obrigado!
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

não tive problemas com ele...
espero q de tbm...

estou com falta de espaço em casa... se não teria comprado mais uma vez =D
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: