FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante - Os 3 Ipês! Meu diário e minhas dúvidas.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 1:59 pm    Assunto: Iniciante - Os 3 Ipês! Meu diário e minhas dúvidas. Responder com citação

Bom galera esse é meu primeiro post ( quer dizer, foi o segundo poi o primeiro foi minha apresentação) e vou dizendo que sei praticamente nada (apesar de frequentar diariamente o forum) e peço muita paciencia.

Para ser direto comecemos assim: Adquiri hoje 30.03.2012 TRÊS mudas de Ipê, um amarelo, um branco e outro roxo. Tirei algumas fotos e compartilhei com vcs no link abaixo:
- http://imageshack.us/photo/my-images/841/foto0273kq.jpg/

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/841/foto0273kq.jpg/[/img]

Elas estao divididas em B1 B2 e B3

Abaixo segue as caracteriscas gerais de cada uma que consegui reunir de imediato:

B1: +- 30cm
+- 07 pares de folhas.
Está com a gema apical cortada.

B2: +- 30cm
+- 05 pares de folhas.

B3: +- 30cm
+- 06 pares de folhas.
Parece ser a mais robusta, suas folhas tem um verde mais escuro e seu tronco é o mais espesso.

-> SE PRECISAREM DE MAIS DETALHES POR FAVOR PEÇAM.

- Obs.: Todas foram plantadas em Outubro/2011 (ou seja, elas tem uns 5 ou 6 meses), o vendedor disse que elas podem ficar mais uns 6 meses nesses saquinhos pretos;

minhas dúvidas começam agora:

1 - É possível e eu tenho chance de começar a arte do bonsai com três ipês nesses portes e nessas condiçôes?

2 - Devo JÁ aplicar uma poda na raiz pivotante?

3 - Devo JÁ partir para a técnica do Escorredor/Mamadeira, para desenvolvimento da raiz?

por enquanto sao essas duvidas inicias, desculpem minha ignorancia.. Estou muito ancioso, sei que isso nao ajuda mas quero conseguir criar arvores em miniaturas!!! Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Reisreis, Seja bem vindo.

Rapaz, não quero te desanimar, mas os ipês apesar de serem plantas muito bonitas, são de difícil condução como bonsai.
Por terem folhas grandes;
Por terem um crescimento linear, apresentando pouca ramificação;
Para sua floração é necessário que a deixe crescer por um tempo significativo sem podas (o que a fará perder a forma).
Enfim...

Ja vi algumas fotos de um belíssimo exemplar do amigo Elio.
Como sou um pouco teimoso, mesmo sabendo das dificuldades estou tentando "educar" um ipê amarelo.

Como ainda sou iniciante não tenho muita ideia do que fazer a respeito da espécie, por enquanto, após tê-lo levado para uma bacia grande só estou adubando e esperando crescer.

Aguardemos as opiniões dos mais experientes.
Boa sorte.
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Caro colega tb sou iniciante,e recentemente compre 2 ipes,os colegas aqui do forum me disseram que é uma planta que um pouco de trabalho pois suas folhas são grandes,e ele não aceita intervençoes fora de época,pois recupera lentamente;da sim para fazer bonsai com essa espécie porem,como vc e iniciante como eu sugiro que vc adquira um ficus ou um ulmus pois são bem resistentes e de crescimento rapido e vigoroso,recuperando assim mais rapidamente dos nossos erros de iniciante;e,como nos queremos sempre ver resultados rapido essas duas espécies vão atender melhor suas espectativas(acho eu,os mais experientes que me corrijam se estiver errado,pois tb estou aprendendo)Ha e não se esqueça primeira regra para conseguir fazer um belo bonsai Paciência,e vc vai ter que ter bastante com seus ipes pois a meu ver estão muito novas,mas vamos ver o que os mais experientes vao te falar,assim vou aprender tb Smile
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 1:05 am    Assunto: Responder com citação

Olá Reisreis,
eu nunca trabalhei com ipes por isso não posso contribuir com quase nada,
mas siga em frente, se você tirar elas dos saquinhos sem desmanchar o torrão de terra e coloca-las em uma bacia com o substrato adequado para a espécie com certeza o desenvolvimento delas será melhor.
Sugiro que pesquise bem a melhor combinação de solo para a espécie antes de fazer isso.
No mais é esperar bastante pois são plantas bem jovens.
Vlw.
Diego.
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 3:18 am    Assunto: Responder com citação

dablo19 escreveu:
Olá Reisreis,
mas siga em frente, se você tirar elas dos saquinhos sem desmanchar o torrão de terra e coloca-las em uma bacia com o substrato adequado para a espécie com certeza o desenvolvimento delas será melhor.
Sugiro que pesquise bem a melhor combinação de solo para a espécie antes de fazer isso.
Vlw.
Diego.

-> Eai Diego td bem?

entao cara vou procurar fazer isso, o vendedor que germinou e cuidou dessas mudas disse que elas são de espécie silvestre (mas nao sei se todas sao), disse que nao seria bom eu adicionar fertilizantes inorganicos..

cara eu to tendo uma dificuldade no forum na Busca.. quando eu pesquiso por exemplo "incluir imagem" aparece um monte de coisa mas nao aparece nada sobre colocar imagem no post..

eu vi que o solo bom pra ipe é assim...

A espécie prefere solos úmidos, com drenagem lenta e geralmente não muito ondulados (LONGHI, 1995).

Aparece em terras de boa à média fertilidade, em solos profundos ou rasos, nas matas e raramente cerradões (NOGUEIRA, 1977).

cara acho que comecei pelo lado dificil.. mas tudo bem nao tem problema.. moro em uma cidade pequena,, elas custaram 5 reais cada e to pensando em plantalas em lugar livre.. encontrei um post sobre amoras e uvas.. parecem ter um desenvolvimento em tamanho e espessura bem rapidos,, alem disso podem dar frutas que para mim seria demaais! o que acha? Abraços..
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 3:22 am    Assunto: Responder com citação

wamoura escreveu:
Caro colega tb sou iniciante,e recentemente compre 2 ipes,os colegas aqui do forum me disseram que é uma planta que um pouco de trabalho pois suas folhas são grandes,e ele não aceita intervençoes fora de época,pois recupera lentamente;da sim para fazer bonsai com essa espécie porem,como vc e iniciante como eu sugiro que vc adquira um ficus ou um ulmus pois são bem resistentes e de crescimento rapido e vigoroso,recuperando assim mais rapidamente dos nossos erros de iniciante;e,como nos queremos sempre ver resultados rapido essas duas espécies vão atender melhor suas espectativas(acho eu,os mais experientes que me corrijam se estiver errado,pois tb estou aprendendo)Ha e não se esqueça primeira regra para conseguir fazer um belo bonsai Paciência,e vc vai ter que ter bastante com seus ipes pois a meu ver estão muito novas,mas vamos ver o que os mais experientes vao te falar,assim vou aprender tb Smile

moura suas dicas sao valiosas para mim!! com certeza vou anotar esses nomes ficus/ulmus e vou pesquisar no vendedor, ipes sao muito espassados entre os nós e por conta das folhas serem grandes, elas são poucas.. abraços..
Bonsai é interação!!!
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 3:28 am    Assunto: Responder com citação

LuanRibeiro escreveu:
Olá Reisreis, Seja bem vindo.

Rapaz, não quero te desanimar, mas os ipês apesar de serem plantas muito bonitas, são de difícil condução como bonsai.
Por terem folhas grandes;
Por terem um crescimento linear, apresentando pouca ramificação;
Para sua floração é necessário que a deixe crescer por um tempo significativo sem podas (o que a fará perder a forma).
Enfim...

Ja vi algumas fotos de um belíssimo exemplar do amigo Elio.
Como sou um pouco teimoso, mesmo sabendo das dificuldades estou tentando "educar" um ipê amarelo.

Como ainda sou iniciante não tenho muita ideia do que fazer a respeito da espécie, por enquanto, após tê-lo levado para uma bacia grande só estou adubando e esperando crescer.

Aguardemos as opiniões dos mais experientes.
Boa sorte.

Oi Luan valeu pela atenção, entendi o que vc disse, nao sera facil transformar um ipe em um bonsai para mim.. olhando a arvore adulta da pra perceber isso.. parece ser uma arvore do cerrado que apresenta diferentes formatos e tamanhos.. desde as mirradianhas até as altonas..
Bonsai é interação!!!
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

reisreis escreveu:
dablo19 escreveu:
Olá Reisreis,
Vlw.
Diego.

-> Eai Diego td bem?

entao cara vou procurar fazer isso, o vendedor que germinou e cuidou dessas mudas disse que elas são de espécie silvestre (mas nao sei se todas sao), disse que nao seria bom eu adicionar fertilizantes inorganicos..

cara eu to tendo uma dificuldade no forum na Busca.. quando eu pesquiso por exemplo "incluir imagem" aparece um monte de coisa mas nao aparece nada sobre colocar imagem no post..

eu vi que o solo bom pra ipe é assim...

A espécie prefere solos úmidos, com drenagem lenta e geralmente não muito ondulados (LONGHI, 1995).

Aparece em terras de boa à média fertilidade, em solos profundos ou rasos, nas matas e raramente cerradões (NOGUEIRA, 1977).

cara acho que comecei pelo lado dificil.. mas tudo bem nao tem problema.. moro em uma cidade pequena,, elas custaram 5 reais cada e to pensando em plantalas em lugar livre.. encontrei um post sobre amoras e uvas.. parecem ter um desenvolvimento em tamanho e espessura bem rapidos,, alem disso podem dar frutas que para mim seria demaais! o que acha? Abraços..

Eu tenho uvas em casa mas não para bonsai e realmente de um ano pra outro se transformaram de mudas para grandes "arvores", mas por terem folhas bem grandes acho desafiante fazer um bonsai delas mas tem varias pessoas que conseguem.
A amora eu não tive nenhuma ainda, o que tenho que posso te dizer que se desenvolve bem rápido são durantas(pingo de ouro), laranja (não sei qual tipo é a minha ainda).
Tenho pitangueiras, araçá e primavera todas são espécies bem resistentes e indicadas para iniciantes que é o meu caso.
É isso ai valeu.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Reis, o que posso dizer é que os colegas que postaram acima, estão cobertos de razão.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elenildo abreu

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

acho muito bom a alma de bonsai sta sempre ajudando os iniciantes
com. tenha muita paciência reisreis nossa jornada como bonsai sta esta apenas começando boa sorte com seus ipês..........
Pablo_Henryque

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2012 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

CARO AMIGO...
POSSUO UM IPE BRANCO COM APROXIMADAMENTE 14 ANOS, PLANTEI A SEMENTINHA E DEIXEI FLUIR!
NÃO SOU NENHUM EXPERT NA ARTE BONSAI MAS O QUE TENHO A TE DIZER É QUE INFELISMENTE ELE NUNCA FLORIU, PORÉM TEM UM ASPECTO MUITO BONITO!
MEU IPÊ TEM UMA BOA CIRCUNFERENCIA DE TRONCO, ASPECTO DE ÁRVORE VELHA MESMO, NÃO ME ILUDO MUITO COM SUAS FLORES POIS 14 ANOS NÃO SÃO 14 MESE, E HJ APRENDI A AMA-LO POR SUA BELEZA NATURAL E POR TODOS OS ANOS QUE PASSAMOS JUNTOS.
QUANTO AO CULTIVO USO CACO DE TIJOLOS COM A GRANULOMETRIA QUE VC JÁ CONHECE, ALÉM DE HUMUS E UM COMPOSTO JÁ PRONTO SEM ADUBO, COLOCO FARINHA DE OSSO E TORTA DE MAMONA BIMESTRAL INTERCALANDO-OS, ADUBO QUIMICO DE LIBERAÇÃO LENTA USO O 4-14-8, DUAS VEZES AO ANO SOMENTE E A MESMA COMPOSIÇÃO TRIMESTRAL NA FORMA DE LIQUIDO BORRIFANDO NAS FOLHAS EM PQNA QTDE.
SEMPRE TRABALHEI ELE ASSIM EMBORA NUNCA FLORISSE ESTÁ SEMPRE VERDE E MUITO SAUDÁVEL...
SE QUISER FOTOS DELE TE MANDO POR EMAIL, É SÓ ME PASSAR O ENDERÇO, BOA SORTE COM SUA PLANTA, SE VC CUIDAR COM AMOR INDEPENDENTE DELA FLORIR OU NÃO, FARA PARTE DA SUA VIDA E TE ACOMPANHARÁ POR LONGOS MUITOS ANOS....
ABRAÇOS...
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 9:24 am    Assunto: Responder com citação

OLA GALERA,

DESCULPE A DEMORA PRA RESPONDER AQUI MAS É QUE ESSAS MUDAS FORAM PLANTADAS NO CHAO.. DEIXE ELAS CRESCEREM LIVRES..

Vou tentando aprender alguma coisa com outras especies.. abraço..
Bonsai é interação!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: