|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qui Mar 01, 2012 10:07 am Assunto: Alporquia em romã. |
|
|
ola pessoal,como todos sabem,a romã é muito usada como bonsai,aqui em casa tenho um pé de romã,e queria saber se a alporquia funciona bem na especie e qual o melhor estilo para romã obtido por alporquia? |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Mar 01, 2012 6:37 pm Assunto: |
|
|
pelo q sei praticamente todas as especies funcional bem com alporquia, a questão e so o tempo q vai demorar pra enraizar, to com uma de acerola mesmo q ja deve ter uns 4 meses e nada mais romã pelo q sei da raiz rapido assim como limão, amora...
quanto a especie pelo q sei tem a tal romã anã, q e mais indicada pelo tamanho do fruto... eu mesmo nem sei diferenciar...
do mais... faiz... se num der... vc so perde 1 pequeno galho dela... e um pequeno tempinho... em todo caso vc ganha a esperiencia.... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 2:42 pm Assunto: |
|
|
Taufernandes,
Nao tive muitos exitos em alporques e aqui na minha cidade, a galera também tem dificuldades. As estacas tem funcionado mais.
Mas como também tenho essa dúvida, com acompanhar para ver as orientações.
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 10:38 am Assunto: bonsai |
|
|
A alporquia é uma técnica tão ou mais antiga que o rascunho da Biblia. Provavelmente, Nabucodonosor empregava em seus palacios, jardineiros que dominavam essa técnica secular, para formar adequadamente os famosos jardins da Babilonia.
Todas as espécies, praticamente, podem ser reproduzidas através desse metodo. Claro que algumas irão demorar mais que outras para ter um bom resultado, o que acaba por desanimar os mais apressadinhos (estão aí por exemplo os alporques em pinheiros e jabuticabeiras). Em relação à romanzeira, portanto, é mais do que fácil um ótimo resultado em tempo hábil (tres a cinco meses, para um enraizamento completo).
A melhor época, porém, não é agora no verão, quando os frutos estão amadurecendo, mas sim na primavera. Então, minha sugestão é que voce aguarde a época correta para fazer a alporquia, com chances de exito total. Fazendo agora, o alporque poderá não resultar satisfatório, e mesmo que emita raizes, poderá ser uma planta fraca, sem muito vigor no crescimento.
Em relação a variedade, a romanzeira apresenta várias, que podem ser observadas e distinguidas pelo tamanho\formato dos frutos, tamanho das folhas e forma do tronco. As mais indicadas para o bonsai são as de frutos medios, sendo descartadas as mini romanzeiras, por terem um crescimento pifio e não renderem bonsai de qualidade, quanto ao engrossamento do tronco, por exemplo.
O inverno, por outro lado, é a melhor época para se retirar uma romanzeira do chão, via yamadori, e cultiva-la a partir do estagio em que se encontra. Há grande vantagem nisso, em relação a outros metodos, pois permite a construção de uma estrutura adequada em tempo menor que o obtido via estaquia ou sementes.
Em relação as sementes e as estacas: a melhor época é na primavera, e não agora. Agora, o momento é propicio para adubar, regar e cultivar. Nada de aramação, poda ou reenvase.
Pesquisas no google imagens, para visualizar grandes e lindos bonsai, use as palavras: pomegranate bonsai, zakuro bonsai, zakuro nejikan bonsai, punica granatum bonsai. Esses são os nomes pelos quais são conhecidas, lá fora, a nossa querida romanzeira (que não é nativa do Brasil, aliás). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 8:10 pm Assunto: |
|
|
nossa esse e o nick... fico ate me imaginando sentado numa na frente de casa tomando 1 Tereré e batendo akele papo sobre a planta x e y, tipo akela aula q o professor fala desde os insetos q passam perto ate qual especie de micro nutriente ela num gosta heh
aida vo ai em conhecer vc6 mano... |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 7:26 am Assunto: estaquinhas de romã |
|
|
olá pessoal,nick,Aproveitando que esse tópico fala sobre romãs,queria tirar uma duvida,no domingo fiz umas trinta estaquinhas de romã e rego elas todo dia,mas apos 3 dias as folhas ainda estão verdes e vigorosas,isso é normal?
Abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 9:19 am Assunto: bonsai |
|
|
É normal sim que isso ocorra. Trata-se de um mecanismo de defesa, uma forma de garantir a captação de umidade do ar, ou mesmo proveniente de outras fontes, como a rega diária, chuva, etc. Aos poucos, as auxinas presentes na estaca irão desviar o foco dessas folhas para a extremidade onde são necessárias as raízes, e essas folhas então irão secar e cair. É o ciclo se fechando. Com as novas raízes, terá inicio nova brotação, dessa vez induzidas pela captação de recursos pelas raizes incipientes, que reiniciam o ciclo de circulação da seiva pelo caule da estaca.
Por outro lado, quando as folhas secam e caem após algum tempo, sem que apareçam raizes ou nódulos formadores de raízes (tipo uma calosidade esbranquiçada), significa que a estaca não tinha auxinas suficientes para impelir o novo ciclo, e assim ela irá fatalmente secar e morrer. Isso tambem é normal.
Com isso, concluimos que tanto faz fornecer mais ou menos umidade para as estacas, pois basicamente elas irão enraizar ou não a depender unica e exclusivamente da quantidade de hormonios (auxilinas) que têm de reserva. E não adianta fornecer hormonio enraizante extra, pois não há raízes para captarem esse recurso adicional, que pode inclusiver "queimar" as calosidades que porventura venha a ocorrer, impedindo de vez o enraizamento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
gustavoceolin

Registrado: 14/03/12 Idade: 42 Mensagens: 58 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Ago 30, 2012 11:22 am Assunto: |
|
|
Na verdade as auxinas não desviam o foco, elas ganham dominância que antes era apical através da Citocina. Para quebra de dormência e estimulação de enraizamento tem-se a Giberelina, que no caso da estaca está em concentração baixa pois obviamente esta veio de uma planta já formada.
O que determina o sucesso da estaquia é a velocidade de geração da giberelina versus deplasmólise. Se a parede vegetal for rompida devido a falta de água no vacúolo não tem mais volta.
Ao mesmo tempo não adianta regar muito se não há raízes suficientes. Daí a recomendação de enraizante. _________________ []'s |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 30, 2012 6:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nada como um esclarecimento botânico com maior embasamento para educar a mim e aos demais foristas. Importante conhecermos essas propriedades, os nomes corretos dos hormonios que exercem a ação e sua relação final com o resultado buscado, para entendermos melhor o que estamos fazendo e o que podemos fazer para melhorar ainda mais isso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qui Ago 30, 2012 7:06 pm Assunto: |
|
|
Eu consegui algumas mudas novas a partir de uma planta que tenho no chão fazendo uma alporquia bem rústica, como a planta e bem flexível e geralmente possui galhos longos e finos como a que tenho acabei por tirar parte da casca do galho e baixando o galho coloquei na terra e apenas molhei com enraizador nas primeiras 3 semanas após 2 a 3 meses vai poder cortar o galho e você vai ter uma nova planta, também da certo com cerejeira e jabuticaba as vezes que fiz esse tipo de alporquia deu certo, sempre fiz no fim do inverno e vingou todas.
t + abraço espero ter ajudado. _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
gustavoceolin

Registrado: 14/03/12 Idade: 42 Mensagens: 58 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Ago 30, 2012 9:02 pm Assunto: |
|
|
Dei uma relembrada nas aulas de Fisiologia Vegetal, é bom pra reaprender. _________________ []'s |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|