FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ipê amarelo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 7:47 pm    Assunto: Ipê amarelo Responder com citação

Boa noite gente.
Já li em diversos lugares que produzir um bonsai de tal espécie é realmente um grande desafio. Mas como a minha paixão por ipês fala mais alto, eu acredito que não vou desistir tão cedo rs

Eu não tenho muita experiência com bonsais mas já li que inicialmente o importante é vc deixar a muda se desenvolver durante uns anos de maneira que a base dela engrosse e possua um formato o mais natural possível com o de uma árvore.

Eu cultivo duas espécies de ipes, a Tabebuia serratifolia, e a Tabebuia chrysotricha. A espécie mais indicada entre as duas para fazer um bonsai é a chrysotricha pelo seu menor porte.

O que eu gostaria de saber é se eu devo transplantar os meu exemplares para um vaso maior para desenvolver mais o caule. Os 3 exemplares das fotos possuem 4 anos.

Tabebuia serratifolia:


Tabebuia chrysotricha(acredito que tenha um potencial maior pelo formato do caule que tá ficando bem natural, e o tamanho das folhas tem ficado menor):
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/05/11
Idade: 60
Mensagens: 249
Localização: Santa Bárbara do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 8:31 pm    Assunto: Re: Ipê amarelo Responder com citação

Reduza altura dele o que puder
corte acima dos primeiros galhos. O ipe brota bem.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 2:37 am    Assunto: Re: Ipê amarelo Responder com citação

eliseu malheiros escreveu:
Reduza altura dele o que puder
corte acima dos primeiros galhos. O ipe brota bem.


Eu tava pensando em fazer isso já...mas fiquei na dúvida se seria bom fazer isso devido à época de perda de folhas dos ipês...meus ipês plantados na calçada estão perdendo as folhas. Será que isso influencia pode influenciar negativamente a planta se eu podar agora?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Além da poda (que estamos na estação adequada) acho que suas mudas deviam estar em recipientes maiores. em vasos pequenos entrava o desenvolvimento delas.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Silas Lanzieri escreveu:
Além da poda (que estamos na estação adequada) acho que suas mudas deviam estar em recipientes maiores. em vasos pequenos entrava o desenvolvimento delas.


Foi exatamente o que fiz ontem Smile



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

Uma das grandes complicações dos ipês é de não se propagar vegetativamente pra poder fazer um yamadori :/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 3:11 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

O Marcelo Martins de Cabo Frio, através dos seus yamadoris, conseguiu bons materiais em montanhas rochosas. Plantas esculpidas pelo tempo, sendo o maior atrativo delas as marcas no tronco pelas ações climáticas.
Tenho alguns exemplares de ipês. Estão divididos em ipês rosa e amarelo. Queria conseguir o roxo e o branco, muito raros por sinal.
Consegui uma ramificação razoável deixando crescer livre por um ano e efetuando poda drástica no inverno. O galho criado em local definitivo, poderá ser deixado crescer livre tb, assim engrossando e puxando o diâmetro da base.
Com o corte em um galho alongado as chances de se conseguir dois novos galhos no mínimo , são grandes.
Está ramificação secundária de galhos seguida de podas contínuas, estimulam a densificação da folhagem, que é o objetivo do bonsai... Tronco grosso, baixa estatura, boa ramificação e folhagem densa! Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 4:13 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
O Marcelo Martins de Cabo Frio, através dos seus yamadoris, conseguiu bons materiais em montanhas rochosas. Plantas esculpidas pelo tempo, sendo o maior atrativo delas as marcas no tronco pelas ações climáticas.
Tenho alguns exemplares de ipês. Estão divididos em ipês rosa e amarelo. Queria conseguir o roxo e o branco, muito raros por sinal.
Consegui uma ramificação razoável deixando crescer livre por um ano e efetuando poda drástica no inverno. O galho criado em local definitivo, poderá ser deixado crescer livre tb, assim engrossando e puxando o diâmetro da base.
Com o corte em um galho alongado as chances de se conseguir dois novos galhos no mínimo , são grandes.
Está ramificação secundária de galhos seguida de podas contínuas, estimulam a densificação da folhagem, que é o objetivo do bonsai... Tronco grosso, baixa estatura, boa ramificação e folhagem densa! Abç


Oi Marco...sabe me dizer com que espécies de ipês ele conseguiu fazer yamadori? Por estaquia ou alporquia? Eu sempre li que ipês não se desenvolviam assim, mas também nunca tentei...

Tenho mudas de ipê roxo bola. Aqui no RJ é bem fácil achar. Mas ainda não sei se quero plantar no chão ou fazer bonsai :/

abçs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde , Profeta!
Vc escreveu:

Oi Marco...sabe me dizer com que espécies de ipês ele conseguiu fazer yamadori? Por estaquia ou alporquia? Eu sempre li que ipês não se desenvolviam assim, mas também nunca tentei...

Creio que existe algum equivoco , pois yamadóri , estaquia e alborquia são 3 tecnicas distintas, ou seja , se for estaquia ou alborquia não é yamadori , se for yamadori não é as outras.

Entende-se por yamadori a coleta da planta inteira no seu habitat natural , com raiz , tronco e copa ( que por ventura pode ser descartada)...

Estaquia , como o nome diz são estacas ( pedaços de galhos ou troncos sem raizes ) que fincados nalgum substrato emitem raizes e formam uma nova planta .

E alborquia é a tecnica de fazer surgir raizes num determinado ponto de galhos e troncos para futura separação e formação de uma nova planta .

Os ipês , como muitas outras especies não vingam quando estaqueadas e quando feito alborque são de dificil enraizamento , porem sendo relativamente facil de se fazer yamadori .

Outras plantas que aceitam bem o yamadori em detrimento as outras tecnicas sãp as mirtaceas ( jabu, pitanga... ) ...

Espero ter ajudado . boa sorte.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Boa tarde , Profeta!
Vc escreveu:

Oi Marco...sabe me dizer com que espécies de ipês ele conseguiu fazer yamadori? Por estaquia ou alporquia? Eu sempre li que ipês não se desenvolviam assim, mas também nunca tentei...

Creio que existe algum equivoco , pois yamadóri , estaquia e alborquia são 3 tecnicas distintas, ou seja , se for estaquia ou alborquia não é yamadori , se for yamadori não é as outras.

Entende-se por yamadori a coleta da planta inteira no seu habitat natural , com raiz , tronco e copa ( que por ventura pode ser descartada)...

Estaquia , como o nome diz são estacas ( pedaços de galhos ou troncos sem raizes ) que fincados nalgum substrato emitem raizes e formam uma nova planta .

E alborquia é a tecnica de fazer surgir raizes num determinado ponto de galhos e troncos para futura separação e formação de uma nova planta .

Os ipês , como muitas outras especies não vingam quando estaqueadas e quando feito alborque são de dificil enraizamento , porem sendo relativamente facil de se fazer yamadori .

Outras plantas que aceitam bem o yamadori em detrimento as outras tecnicas sãp as mirtaceas ( jabu, pitanga... ) ...

Espero ter ajudado . boa sorte.


Olá Bonsérgio

Sobre estaquia e alporquia eu já tenho um vasto conhecimento e prática, mas obrigado por me informar a respeito do yamadori. Eu li uma definição errônea em um site, interpretando como uma técnica de se obter um exemplar para dar início a um bolsai, e entendi que isso incluia processos de estaquia e alporquia. Mas obrigado por tirar minhas dúvidas. E faz todo sentido agora, pois sempre li dessa limitação do ipê se propagar vegetativamente. Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/05/09
Mensagens: 222
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Eu tenho que confessar que estou um pouco intrigado com o comentário de que os ipês são de difícil propagação por estaquia. Eu sempre li que é de difícil floração, quando cultivado como bonsai. Eu tenho um ipê amarelo e quase todos os galhos que eu estaquiei enraizaram.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Mário Sérgio escreveu:
Eu tenho que confessar que estou um pouco intrigado com o comentário de que os ipês são de difícil propagação por estaquia. Eu sempre li que é de difícil floração, quando cultivado como bonsai. Eu tenho um ipê amarelo e quase todos os galhos que eu estaquiei enraizaram.


Na verdade eu nunca tentei comprovar esta tese aqui em casa, mas se você conseguiu eu posso vir a tentar por aqui tb Smile
Vou tentar alporquia e estaquia com uma das minhas árvores da calçada ^^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Mário Sérgio escreveu:
Eu tenho que confessar que estou um pouco intrigado com o comentário de que os ipês são de difícil propagação por estaquia. Eu sempre li que é de difícil floração, quando cultivado como bonsai. Eu tenho um ipê amarelo e quase todos os galhos que eu estaquiei enraizaram.



como vc consegue, qual hormônio, qual grossura e tamanho da estaca???

ja tentei duas vezes e nada!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/05/09
Mensagens: 222
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, vou te confessar, não fiz nenhuma fórmula mágica e nem usei enraizador. Simplesmente enfiei as estacas em areia grossa e deixei na sombra. Se quiser aumentar as chances pode tentar uma mini estufa feita com garrafas pet. Um amigo aqui do fórum postou uma vez essa técnica da garrafa e funcionou muito bem pra mim. Ela consiste em vc pegar uma garrafa, cortá-la ao meio, a parte inferior vc deverá perfurar ao máximo pois será onde as estacas serão fincadas, use simplesmente areia grossa como substrato, faça a estaquia e encaixe a parte superior da garrafa.

Obs.: 1- Deverá ficar destampado e a sombra e se possível regar com solução de tiamina. Logo vc irá reparar as raízes surgindo.

Obs.: 2- Se quiser maiores detalhes sobre esta técnica ela ainda deve estar no fórum, é só procurar...

Forte abraço e boa sorte!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Mário Sérgio escreveu:
Cara, vou te confessar, não fiz nenhuma fórmula mágica e nem usei enraizador. Simplesmente enfiei as estacas em areia grossa e deixei na sombra. Se quiser aumentar as chances pode tentar uma mini estufa feita com garrafas pet. Um amigo aqui do fórum postou uma vez essa técnica da garrafa e funcionou muito bem pra mim. Ela consiste em vc pegar uma garrafa, cortá-la ao meio, a parte inferior vc deverá perfurar ao máximo pois será onde as estacas serão fincadas, use simplesmente areia grossa como substrato, faça a estaquia e encaixe a parte superior da garrafa.

Obs.: 1- Deverá ficar destampado e a sombra e se possível regar com solução de tiamina. Logo vc irá reparar as raízes surgindo.

Obs.: 2- Se quiser maiores detalhes sobre esta técnica ela ainda deve estar no fórum, é só procurar...

Forte abraço e boa sorte!!!!




Mas e qt ao tamanho e grossura da estaca???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil