FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alecrim de campinas - Holocalyx balansae
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
claudiojsferreira

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 12:17 am    Assunto: Alecrim de campinas - Holocalyx balansae Responder com citação

Este rapaz eu encontrei à beira de uma estrada, haviam cortado um alecrim de campinas e de suas raizes brotou esta planta, passei me simpatizei e agora após 5 anos tomei coragem de começar a mexer nele. A medida que trabalhar com ele atualizarei as fotos.
Estou pedindo sugestões:
- lembrando que era apenas uma raiz, então devo cortar estas que ficam aéreas?
- se cortar não ficará muito mais aparente esta conicidade invertida?
- seria interessante uma montagem de pedras?
- que formato, tamanho e cor de vaso;
- estilo;
E isso ai no aguardo de dicas!

MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 1:54 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Blz!?
Meu amigo, se fosse minha faria um alporque no ponto onde partem as raízes aéreas mais altas, visando corrigir a conicidade invertida. Sendo este o primeiro passo, o resto fica pra depois...
Muito linda a planta, não conhecia ainda, me lembra uma muda de taxus bacata que possuo!
Abç e até mais!
claudiojsferreira

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 11:38 pm    Assunto: Marco Bonsai Responder com citação

Meu amigo parece brincadeira, mas ainda a pouco eu matutava sobre o que fazer e me veio esta ideia na cabeça, acho que vou fazer isso mesmo!
Valew pela dica, assim que efetuar alguma modificação nele eu posto.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2012 11:05 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Claudio, vç pode fazer dois anéis bem profundos com o estilete, anéis completos, com altura entre eles de duas vezes o diâmetro do tronco, retirando totalmente a casca entre os anéis. Como alporque, pode ser usada uma garrafa pet cortada e custarada com arame, faz-se os furos lado a lado, depois de ajeitado no local, vai tramando o arame nos furos para que fique firme e segure o substrato. Por ser em um local pouco alto, acho que a garrafa pet cumprirá a função apoiada sobre o substrato do vaso, sem nessecidade de fixar aereo outro tipo de vaso. Vai ficar de fácil manutenção e observação. O substrato abaixo dos anéis poderá ter alguma matéria orgânica em sua mistura e o que vai envolver o anel pode ser areia grossa pura sem peneirar. As raízes vão se criar em solo pobre em busca de alimento e em seguida encotrarão, no substrato mais encorpado logo abaixo.
Fico na expectativa e acompanhando, pois achei a planta muito promissora.

Abç
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: