|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 9:34 am Assunto: FRUTOS E SEMENTES DO CERRADO |
|
|
Há algum tempo atrás fui interpelado por um leigo sobre a imensa diversidade da flora do cerrado, e por que nós, bonsaistas, não nos empenhavamos então em desenvolver bonsai a partir desse material, ao invés de ficar quebrando a cabeça com o cultivo de espécies exóticas, nativas de outros países.
Como sempre, é preciso antes de responder a tais indagações, nos munirmos de paciência, mas igualmente de argumentos válidos, de forma a poder esclarecer essas dúvidas e podermos, dessa maneira, sairmos bem de uma "camisa de força" como é algo assim. Todavia, mesmo após dar as explicações com conhecimento de causa e com argumentação precisa e esclarecedora, sobram em nossa mente parte da dúvida, e nos pomos a pensar como poderíamos melhorar e aumentar o cabedal de plantas nativas atualmente exploradas, não somente as do cerrado aqui no DF, mas igualmente em outras regiões do país.
Além da pesquisa de campo, indagando aqui e ali junto a mateiros e pessoas ligadas ao cultivo e com conhecimento prático, vez ou outra faço uma pesquisa tambem nos sites que trabalham diretamente com sementes, como a ONG Clube da Semente:
(http://www.clubedasemente.org.br/)
Bem, termos argumentos válidos para dar explicações a leigos é uma coisa. Outra, bem diferente, é termos informações precisas, detalhadas e fundamentadas em pesquisa cientifica, para auxiliar os muitos foristas que vez ou outra inquirem sobre esse mesmo assunto. Face a esse aspecto, que julgo mais interessante, vez que direcionado à arte que nos une nesse forum, é que trago à luz um excelente livro, recem chegado ao mercado literário e que atende justamente a esse ponto nevrálgico da questão: o que mais podemos explorar na selva do cerrado nacional, em termos de plantas (arvores, arbustos e trepadeiras com tronco lenhoso) visando transforma-las, com o cultivo adequado, em lindos bonsai?
O livro, FRUTOS E SEMENTES DO CERRADO Atrativos para Fauna, um guia de campo, escrito pelo Biologo e Mestre em Botânica pela UnB Marcelo Kuhlmam Peres, nos brinda a todos com um material de qualidade inigualável, pois que facilita sobremaneira nossa busca por novos materiais, além de nos dar mais "munição" com que combater a "ignorância" que todos temos em relação a esse tema:
http://www.daterraecos.com.br/loja/produto-288898-1388-frutos_e_sementes_do_cerrado_atrativos_para_fauna
Apenas para complementar, e vermos a imensa possibilidade de novos materiais disponíveis, basta dar uma olhada na planta que ilustra a capa do livro, "Cardiopetalum calophyllum ", conhecida popularmente por Embira ou Pindaíba-vermelha:
Uma ótima planta para ser cultivada como bonsai, particularmente pela atratividade de seus frutos, que quando abertos, expõe o interior onde estão as sementes, as grandes estrelas dessa planta, no meu humilde entendimento, e que, num bonsai, seja que estilo for, se tornará uma grande diferenciação numa coleção de bonsai.
Para não perder tempo, corri até a livraria mais próxima e adquiri meu exemplar do livro acima, bem como dois outros títulos de outro autor: 100 Árvores do Cerrado e 100 Árvores Urbanas de Brasilia, de Manoel Claudio da Silva Junior. Os tres livros, chamados de Guia de Campo, têm capa protegida por cobertura plástica, o que garante uma proteção adicional ao material didático, livrando-o da sujeira e garantindo sua conservação (não que nós bonsaistas precisemos disso, claro!!! rss).
Bem, a quem interessar, fica as dicas acima. Na minha humilde opinião, ter em sua biblioteca um material desse porte é algo vantajoso, em todos os sentidos, mas particularmente no que mais nos interessa: um estudo meticuloso, com imagens que mostram folhas, frutos, casca e tronco de diversas espécies do cerrado brasileiro e que, dentre estas, uma que outra certamente poderão ser convertidas, através de um cultivo seguro e manejo controlado, num lindo bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
Gostei do texto... muito bom... tomei a liberdade postar no site BG... abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 1:25 pm Assunto: |
|
|
Valioso poste nickyfury, um livro que todo bonsaista nordestino deveria adquirir.
Tem analisado as arvores nativa em meu estado, vi muitas que grandes possibilidades em ser convertida em bonsai, em especial as da família da myrtaceaes, temos que dispertar para essa arvores nativas. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Ago 23, 2012 5:33 pm Assunto: |
|
|
Nick, acho que eu sou um dos caras que já me fiz essa pergunta, pois moro em Goiás, estado com vegetação predominantemente de cerrado.
Fico fascinado nessa época devido à floração dos ipês.
São uma de minhas metas, um bonsai de cada uma das cores:
amarelo, branco, roxo.
Realmente no cerrado podemos encontrar diversas árvores interessantes para o bonsai.
Uma que me admira muito também é a pitanga do cerrado, devido a seus belos frutos e sua floração em abundância.
Enfim, acredito que realmente devemos voltar um pouco os olhares para nos mesmos, e criar uma identidade brasileira no bonsai.
Talvez até criar um novo estilo, baseado nas árvores retorcidas do cerrado.
Um abraço a todos. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Ago 23, 2012 6:25 pm Assunto: |
|
|
O Brasil é um país muito privilegiado em termos de flora mesmo. E não exploramos quase nada ainda.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 11:53 am Assunto: bonsai |
|
|
Fico feliz em saber que há outras pessoas com a mesma opinião que eu sobre as nativas do nosso cerrado. Por outro lado, é preciso sempre destacar que algumas nativas, infelizmente, só irão servir mesmo como modelo, como é o caso do Pequizeiro. Apesar da beleza de sua florada e de seus frutos não serem tão grandes, cultivar a espécie e reduzir suas folhas a um tamanho proporcional não é algo tão simples quanto parece.
Algumas espécies, por outro lado, como essa pitanga do cerrado, podem e devem ser exploradas, pois possuem um bom potencial, particularmente por terem um tamanho reduzido (arbustivo), o que facilita sobremaneira sua propagação, refinamento e estruturação dentro de vários estilos, o que irá reforçar ainda mais quando de sua frutificação e florada.
Ramon, em relação ao ipê (Tabebuia chrysotricha) é preciso saber que se trata de uma espécie complexa, onde o crescimento inicial é fácil, mas que a medida em que a planta vai crescendo e se desenvolvendo, seu cultivo torna-se mais e mais dificultoso. A espécie não tolera que ajamos com ela como fazemos com a maioria das outras espécies que cultivamos (detesta excesso de rega e adubação, p.ex.), e as respostas a aramação, poda de manutenção e conservação, bem como outros procedimentos padrões que usamos nos bonsai, não tem no ipê o mesmo resultado.
Não quero com isso dizer que não se pode ter um bonsai dessa espécie. Mas apenas que é preciso munir-se de um conhecimento maior e com propriedade, para aventurar-se nele, evitando perda de tempo, material e dinheiro. A resposta quanto à floração, principal atrativo dessa arvore, seja em que cor for, é um grande incentivo para que muitos cultivadores tenham, por sua vez, tentado desenvolver um bonsai razoável com o ipê. Pouquissimos, porém, lograram êxito pleno nesse intuito, e muitos abandonaram suas plantas, por não terem a devida paciência, e conhecimento, para continuarem nele.
Por outro lado é bem como costumo dizer: nossa flora, seja a do cerrado, seja da caatinga ou dos pampas, é rica e diversificada. Temos muito material a ser ainda explorado e que hoje, apesar de conhecido num círculo retrito, não é tão difundido o seu cultivo, o que por outro lado nos permite alinhavar que, num futuro não muito distante, possamos vir a ter lindos bonsai a partir deles. Mas é preciso tambem reconhecer que temos um material que, infelizmente, só se presta a jardinagem ou paisagismo, e que em tempo algum irá servir para ser cultivado visando um bonsai. Creio que reconhecer e admitir isso como algo concreto é o melhor caminho a se tomar, e podermos, dessa maneira, desfrutar do que realmente compensa trabalhar como bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|