FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação de espécies
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 3:51 pm    Assunto: Identificação de espécies Responder com citação

Eu comprei recentemente um mausai, que dizia que era de acerola, mas não é acerola, da pra dizer só olhando as folhas... Bem eu gostaria de saber qual é a espécie desta planta que netste final de semana transplantarei para um vaso bem maior:

E a outra planta foi um misho de algum pinheiro, eu peguei as sementes sem muita esperança de que nasceriam, mas uma delas brotou...

Estas são as árvores:

Se necessário eu tiro foto das sementes e das árvores mais de perto.
Obrigado
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 6:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa primeira parece ser uma muda de graviola, mas não tenho certeza. A segunda, com certeza, trata-se de uma casuarina equisetifolia:

A Casuarina equisetifolia é uma espécie da família casuarinaceae e o nome Casuarina dado a este gênero, é derivado de Casuarius (casuario), devido à semelhança de seus ramos pendurados com as plumas desta árvore de grande tamanho, parecida com a avestruz (BARROSO, 1983).
É conhecida com os seguintes nomes: she-oak, beefwood, casuarina, pinus australiano, Filao, Bois de fer, eisenhol, kenlenbaum, agoho (Filipinas), casuarina (Brasil) (LAMPRECHT, 1990).

As casuarinas compreendem um grupo de cerca de 80 espécies de arbustos e árvores que são primariamente nativas para o hemisfério sul, a maior parte para a Austrália, onde ocorrem em regiões tropicais, subtropicais e regiões litorâneas temperadas assim como no interior seco. Poucas espécies são nativas para áreas do Indo-Pacífico da Malásia Peninsular para Polinésia (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, 1984).
Embora a Casuarina equisetifolia seja originalmente uma espécie litorânea, frequentemente usada para estabilização de dunas, ela também é encontrada no interior até uma altitude de 1500 m. Nesse habitat natural, a temperatura média anual é de 20°C e a precipitação anual varia de 700 a 1200 mm. Entretanto, a Casuarina equisetifolia tem sido estabelecida sucessivamente em áreas com precipitação anual de apenas 300 para 400 mm (AGROFORESTRY TODAY, 1991).
O valor calorífico de seu carvão, 7181 kcal/kg, está entre os mais altos de qualquer espécie de lenha (BARROSO, 1983).
Os arborígenes australianos usavam a madeira de casuarina para fazer bomerangues e os colonizadores europeus para fazer assentos. Na Austrália, a mesma é utilizada em construções rurais como cercas, mastros e remos, cangas, bengalas, entre outros. Na Austrália ocidental, a madeira de casuarina é comercialmente aproveitada para pernas de piano, telhas, compensados e esquadrias (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, 1984).

A melhor época para transplantar é na primavera, e nós estamos no inverno. Então, sugiro aguardar mais um pouco, para não ocorrer perda material.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado nickyfury pela identificação da casuarina, com certeza é uma, mas eu dei uma olhada nas imagens da folha da graviola e não me parecem com a do"bonsai" , as folhas são um pouco arredondadas( me desculpem ser um link, é que tive um problema com o imageshack):
http://www.google.com.br/imgres?q=folha+de+graviola&hl=pt-BR&safe=off&sa=X&biw=1024&bih=673&tbm=isch&tbnid=S2Jj3Z2jU4LnnM:&imgrefurl=http://microsaver.blogspot.com/2009/07/folha-de-graviola.html&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_g7flK7-Zs08/Sk4Arp4Ek9I/AAAAAAAAAZg/rUpQq7rxnoA/s320/Folha%252Bda%252Bgraviola.jpg&w=240&h=240&ei=iHI-UMePM8rM6QGXjIDICA&zoom=1&iact=hc&vpx=111&vpy=4&dur=235&hovh=192&hovw=192&tx=112&ty=78&sig=112601470214425519867&page=1&tbnh=147&tbnw=134&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0,i:70
posso estar enganado, mas o padrão de crescimento das folhas nos galhos é um pouco diferente do da minha planta... vejam na 3ª foto e no link
De qualquer forma obrigado
Continuem a tentar me ajudar a descobrir que planta é este mausai.
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Iiiiiihhhh, talvez seja acerola... meu erradíssimo critério para aceroleiras era o fato de as acerolas terem as folhas redondas, mas dei uma estudada nas aceroleiras e descobri que há 42 variedades da árvore , a minha deve ser apenas uma variedade das quais!
Que vergonha! Embarassed
Perdoem minha tolice de principiante...
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2012 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Descobri! A espécie desta planta é: Malpighia glabra,ou seja, acerola mini
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: