|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 4:41 pm Assunto: Dúvida sobre Akadama |
|
|
Boa tarde. Eu procurei nos tópicos desse forum mas não achei uma resposta sobre o real uso da Akadama. Oque eu gostaria de saber é se posso usar a mesma pura na planta sem mistura de terra ou outro substrato??? Tem algum tipo de planta que pode e outra que não pode? Eu encontrei no site "Bonsai Ideal" um tipo de Akadama nacional e gostaria de saber se ela pode usar sem medo. Obrigado. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 5:06 pm Assunto: Akadama |
|
|
Lbandeira
Aqui tem algumas informações sobre o akadama:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19107&sid=0f03cabe121ad91db9d29ea8d79fb88c
Mas pelo que li, o akadama original nada mais é do que solo de origem vulcãnica normalmente o solo padrão utilizado pelos japoneses no cultivo de bonsai.
O material usado, comprei nacionalmente, utilizo somente para os juníperos, que estou recuperando. Utilizo junto com caco de tijolo.
A tendência é depois de algum tempo ele perder a drenagem. Por enquanto tah tranquilo pois faz um ano que coloquei.
Não é toda planta que prefere. Isso os mais experientes podem ajudar.
Eu apenas estou aprendendo ainda ok?
Espero ter ajudado. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 7:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lbandeira, como bem orientou o nobre colega Seph, o AKADAMA é um solo de tipo argiloso de origem vulcânica, oriundo do Japão. Por tornar as superfícies porosas e permitirem que a água passe através dela, a akadama é ideal para o cultivo de Bonsai, sendo usada também com bastante frequência em aquários, como fundo para criação de plantas, não tendo gumes nem pontas aguçadas que possam magoar animais aquáticos.
Tem um Ph neutro (entre 6,5 e 7,2) e uma grande quantidade de minerais, graças à sua origem vulcânica.
Sua composição dispensa a mistura com outros componentes, a não ser quando o cultivador, que paga caro por esse produto importado, quer misturar a algo para fazer seu material "render" mais um pouco. Algumas espécies necessitam de uma reposição ou troca(reenvase ou replantio) em menor tempo que outras, e isso tambem ocorre usando o akadama. Outras espécies, como a azalea por exemplo, pede outro tipo de solo japones, chamado KANUMA, ou então KIRIU. Esses nomes japoneses fazem referencia à localidade japonesa de onde esse material provem.
Geralmente, ao fazer o plantio, o bonsaista japones usa medidas diferentes de Akadama: forra o fundo da bandeja com granulos maiores, depois uma camada com granulos médios e cobre finalizando com kiriu, ou granulos pequenos. OU seja, dificilmente usará a mesma granulometria em todo o preenchimento do recipiente de cultivo. Isso tem a ver com a capacidade de retenção liquida desse material, bem como impedir que a adubação, quando realizada, se perca totalmente numa granulometria homogenea. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 9:19 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|