|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vinipv
Registrado: 28/08/12 Idade: 30 Mensagens: 22 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 5:40 pm Assunto: Ajuda Estratificação - Iniciante |
|
|
Boa tarde galera, sou iniciante por aqui, e como todo iniciante agi com pressa e acabei fazendo burradas, creio eu hahahah
Um tempo atrás(1,2 meses que chegaram) comprei umas sementes no ebay e estava com elas guardadas até agora...
este último fds peguei pesado e li muita coisa sobre bonsai e tals, e decidi fazer a estratificação de umas sementes, de Amur Maple.
Ai fiz aquela parada de deixar 2 dias na água, e depois colocar na geladeira e tal. E como é minha primeira vez, provavelmente fiz algo errado... e vim pedi a ajuda de vocês !
ps: não tinha turfa aqui, então usei um substrato que comprei no idealbonsai um tempo atrás, então não sei se funcionará
Abaixo colocarei 4 fotos que tirei do pote que eu coloquei as sementes para fazer a estratificação.
essas duas ai são antes das sementes, agora com as sementes:
é isso ae galera, visivelmente dá para ver que ficou meio encharcado a terra, pelo menos eu acho...
Quero a ajuda de vocês pra saber se será que vai germinar alguma, o que devo fazer nas próximas estratificações..
(estou com mais sementes de outras espécies pra fazer) e mais dicas que poderem me dar sobre estratificação !
Críticas de ajuda são super bem vindas ! fiquem a vontade !
Valeu ae a atenção ! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 7:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vinipv, a primeira coisa a ser considerada em relação a sementes é a época correta para elas serem plantadas. Nós estamos no inverno agora, em todo o Brasil inclusive. E a melhor época para germinar sementes, é na primavera. Então, ao fazer esse plantio agora, voce poderá ter até 100% de chances de matar as sementes.....
Outra coisa: sementes de acer dificilmente germinam. Trata-se de uma planta de clima frio, e é preciso ter uma camara fria para faze-las funcionar, mesmo plantando com todo o cuidado, estratificando e coisa e tal. O ideal, com essa espécie, é reproduzi-la via estacas ou alporque e não sementes. Além do mais, essa variedade que citou eu desconheço, nunca ouvi falar e jamais li algo sobre ela (Acer amur?). Portanto, outro ponto contra voce: espécies desconhecidas, de clima frio, com certeza não irão vingar. Se, por um acaso da sorte, lograr êxito em ao menos uma delas passar e germinar, bem, então acenda um kg de velas para o seu santo, que ele é forte!!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 8:16 pm Assunto: |
|
|
nickyfury escreveu: | Vinipv, a primeira coisa a ser considerada em relação a sementes é a época correta para elas serem plantadas. Nós estamos no inverno agora, em todo o Brasil inclusive. E a melhor época para germinar sementes, é na primavera. Então, ao fazer esse plantio agora, voce poderá ter até 100% de chances de matar as sementes.....
Outra coisa: sementes de acer dificilmente germinam. Trata-se de uma planta de clima frio, e é preciso ter uma camara fria para faze-las funcionar, mesmo plantando com todo o cuidado, estratificando e coisa e tal. O ideal, com essa espécie, é reproduzi-la via estacas ou alporque e não sementes. Além do mais, essa variedade que citou eu desconheço, nunca ouvi falar e jamais li algo sobre ela (Acer amur?). Portanto, outro ponto contra voce: espécies desconhecidas, de clima frio, com certeza não irão vingar. Se, por um acaso da sorte, lograr êxito em ao menos uma delas passar e germinar, bem, então acenda um kg de velas para o seu santo, que ele é forte!!!  |
Entendi... =/ a semente é de Amur Maple (Acer Ginnala) é que comprei sem pesquisar sobre isso de clima, época, e essas coisas, ai comprei 6 sementes diferentes, que são além dessa ai:
Ezo Spruce / Chinese Juniper / Hinoki Cypress / Chinese White Pine / Cryptomerya.
Comprei essas dai. E nem sei o que eu faço agora, você conhece alguma dessas outras que citei ?
estava pensando em tentar germiná-las em breve, mas já que você disse que a época certa é a primavera, vou esperar até la.
Muito obrigado por ter me dado essa luz ae ! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Vinipv, comprar sementes sem saber do que se tratam, isto é, que espécies irão gerar, é um tiro no pé: voce gasta dinheiro em algo que com toda certeza não irá render nada. Melhor seria investir seu capital na aquisição de plantas vivas, mudas de viveiro, devidamente aclimatadas a sua região, e que terão muito maiores possibilidades de virem a ser um bonsai de qualidade um dia.
Essas sementes que citou pertencem todas a espécies apenas cultivaveis em areas de clima frio e temperado, como Europa e Ásia. Não vingam, isto é, não germinam na sua cidade, lamento dizer. Mesmo que o acaso e a sorte o favoreçam, e uma ou outra germine, dificilmente irão para a frente, por que irão requerer o clima adequado ao seu desenvolvimento, que não tem no nosso país como nesses dois continentes que mencionei.
Ezo Spruce: trata-se de uma espécie européia, embora haja outras de origem japonesa tambem. é mais conhecida por Picea jezoensis:
Chinese Juniper é o mesmo que junipero chines ou o nosso conhecido junipero SHINPAKU, sendo esse nome uma variante japonesa. Produzido em nosso país a partir de estacas de ponteira, não costuma ser reproduzido via sementes, que eu saiba. Por isso, melhor comprar uma muda formada por estaquia ou alporquia, que terá maior sucesso em seu cultivo:
[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/07/sam_1005.jpg?w=640&h=480[/img]
Hinoki Cypress é uma espécie originária da Ásia, muito cultivada no Japão. Trata-se de uma variedade de Cedro, chamada Chamaecyparis gracilis nana. No bonsai nacional é conhecida por Tuia nana ou Cedro nana:
Essa planta é muito comercializada e vendida a "leigos", isto é, iniciantes no bonsai que desconhecem a espécie e sua dificuldade de cultivo, pois a tratam como se fosse um junipero, quando na verdade é um cedro. A diferença na forma de lidar com a planta quase sempre leva a sua morte prematura.
Chinese White Pine- aqui vemos claramente a enganação, por parte do vendedor, em "empurrar" sementes de uma planta que não existe. O pinheiro branco é japonês, não chinês, embora possa existir alguns na China sua origem é Japão. E como tudo mais que é japonês, seu cultivo é particularmente dificultoso, mesmo naquele país, por ser uma planta de montanha, neve, frio.
No Japão, atualmente, foi desenvolvida inclusive uma outra variedade de pinheiro branco, chamada Zuisho, que é mais resistente. Resistente lá, no Japão, não no resto do mundo. Aqui há algumas plantas espalhadas pelo sul do país, mas não tão bonitas como as japonesas, claro. Germinar semente dessa espécie então, é ganhar sozinho na megasena. rssssss:
Os japoneses o chamam de Goyomatsu, ou pinus de cinco agulhas. Na Europa é conhecido por pinus pentaphilla, uma referencia a suas agulhas. É uma planta estupenda de linda, mas precisa do frio invernal de montanha para que possa mostrar toda sua beleza:
Cryptomerya. Bem, essa é a mais comum das piceas. Nativa do Japão, há algum tempo vem sendo comercializada no país, graças ao bonsaista Carlos Tramujas, que a reproduz em seu viveiro. Aqui no DF, por causa do clima seco e quente, não vai muito bem, seca rapidamente. É ótima para lugares onde haja frio intenso no inverno, como ocorre no sul do país.
O nome correto é criptomeria japonica. Veja esse exemplar trabalhado pelo Carlos Tramujas no estilo Chokkan:
Bem, meu conselho é que voce busque sementes de plantas nativas, como a jabuticabeira, a pitangueira, mais fáceis de originar novas plantas via germinação. Nos viveiros, poderá ainda obter sementes de Caliandra sellloi, piracanta, pingo de ouro, leucena, pitecolobium tortus, tamarindo, dentre outras, que rendem lindos bonsai e são mais fáceis de germinarem quando plantadas na primavera.
Por outro lado, termos consciência de que nem toda espécie vegetal existente no mundo é cultivável em nosso país, e que na maioria das vezes sementes de arvores européias e asiáticas não irão nunca, mesmo no sul, germinar, é o primeiro passo na compreensão da nossa pequenez, da nossa limitação como cultivadores. Importante, então, após reconhecer e admitir esse fato, adotar a praxe de buscar, em nosso território, sementes que produzam plantas que podemos cultivar e ter sucesso com elas.
Alguns sites nacionais oferecem semente de qualidade a preços irrisórios, como esse, de plantas nativas:
http://www.clubedasemente.org.br/ _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 3:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Vinipv, comprar sementes sem saber do que se tratam, isto é, que espécies irão gerar, é um tiro no pé: voce gasta dinheiro em algo que com toda certeza não irá render nada. Melhor seria investir seu capital na aquisição de plantas vivas, mudas de viveiro, devidamente aclimatadas a sua região, e que terão muito maiores possibilidades de virem a ser um bonsai de qualidade um dia.
Essas sementes que citou pertencem todas a espécies apenas cultivaveis em areas de clima frio e temperado, como Europa e Ásia. Não vingam, isto é, não germinam na sua cidade, lamento dizer. Mesmo que o acaso e a sorte o favoreçam, e uma ou outra germine, dificilmente irão para a frente, por que irão requerer o clima adequado ao seu desenvolvimento, que não tem no nosso país como nesses dois continentes que mencionei.
Ezo Spruce: trata-se de uma espécie européia, embora haja outras de origem japonesa tambem. é mais conhecida por Picea jezoensis:
Chinese Juniper é o mesmo que junipero chines ou o nosso conhecido junipero SHINPAKU, sendo esse nome uma variante japonesa. Produzido em nosso país a partir de estacas de ponteira, não costuma ser reproduzido via sementes, que eu saiba. Por isso, melhor comprar uma muda formada por estaquia ou alporquia, que terá maior sucesso em seu cultivo:
[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/07/sam_1005.jpg?w=640&h=480[/img]
Hinoki Cypress é uma espécie originária da Ásia, muito cultivada no Japão. Trata-se de uma variedade de Cedro, chamada Chamaecyparis gracilis nana. No bonsai nacional é conhecida por Tuia nana ou Cedro nana:
Essa planta é muito comercializada e vendida a "leigos", isto é, iniciantes no bonsai que desconhecem a espécie e sua dificuldade de cultivo, pois a tratam como se fosse um junipero, quando na verdade é um cedro. A diferença na forma de lidar com a planta quase sempre leva a sua morte prematura.
Chinese White Pine- aqui vemos claramente a enganação, por parte do vendedor, em "empurrar" sementes de uma planta que não existe. O pinheiro branco é japonês, não chinês, embora possa existir alguns na China sua origem é Japão. E como tudo mais que é japonês, seu cultivo é particularmente dificultoso, mesmo naquele país, por ser uma planta de montanha, neve, frio.
No Japão, atualmente, foi desenvolvida inclusive uma outra variedade de pinheiro branco, chamada Zuisho, que é mais resistente. Resistente lá, no Japão, não no resto do mundo. Aqui há algumas plantas espalhadas pelo sul do país, mas não tão bonitas como as japonesas, claro. Germinar semente dessa espécie então, é ganhar sozinho na megasena. rssssss:
Os japoneses o chamam de Goyomatsu, ou pinus de cinco agulhas. Na Europa é conhecido por pinus pentaphilla, uma referencia a suas agulhas. É uma planta estupenda de linda, mas precisa do frio invernal de montanha para que possa mostrar toda sua beleza:
Cryptomerya. Bem, essa é a mais comum das piceas. Nativa do Japão, há algum tempo vem sendo comercializada no país, graças ao bonsaista Carlos Tramujas, que a reproduz em seu viveiro. Aqui no DF, por causa do clima seco e quente, não vai muito bem, seca rapidamente. É ótima para lugares onde haja frio intenso no inverno, como ocorre no sul do país.
O nome correto é criptomeria japonica. Veja esse exemplar trabalhado pelo Carlos Tramujas no estilo Chokkan:
Bem, meu conselho é que voce busque sementes de plantas nativas, como a jabuticabeira, a pitangueira, mais fáceis de originar novas plantas via germinação. Nos viveiros, poderá ainda obter sementes de Caliandra sellloi, piracanta, pingo de ouro, leucena, pitecolobium tortus, tamarindo, dentre outras, que rendem lindos bonsai e são mais fáceis de germinarem quando plantadas na primavera.
Por outro lado, termos consciência de que nem toda espécie vegetal existente no mundo é cultivável em nosso país, e que na maioria das vezes sementes de arvores européias e asiáticas não irão nunca, mesmo no sul, germinar, é o primeiro passo na compreensão da nossa pequenez, da nossa limitação como cultivadores. Importante, então, após reconhecer e admitir esse fato, adotar a praxe de buscar, em nosso território, sementes que produzam plantas que podemos cultivar e ter sucesso com elas.
Alguns sites nacionais oferecem semente de qualidade a preços irrisórios, como esse, de plantas nativas:
http://www.clubedasemente.org.br/ |
Entendi ! pow caramuito obrigado mesmo pela atenção e fazer vc perder esse tempo todo ai pra me responder, dei mole mesmo na hora de comprar, vou comprar nativas mesmo é mais fácil !
Mas e essas sementes ? pow vo tentar fazer la a estratificação, mesmo com 99,9% de ctz que não vai germinar nada kkkkk mas só pra elas não ficarem paradas aqui mesmo.
E sobre o substrato que eu utilizei, e da forma que eu coloquei la, o que está de errado e o que posso melhorar para a próxima vez ?
Valeu mesmo pela atenção ai !!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|