|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Jun 26, 2012 8:07 pm Assunto: Serissa Variegata |
|
|
Caros Amigos,
Fiz uma estaca dessa Serissa, achei que por ser de um porte mais grosso do que costumo fazer, não ira pegar, me enganei, deu certo vejam como ficou.
[/img] _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
Gostei da planta,
só daria uma engordada nela.
Valeu. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 12:59 pm Assunto: |
|
|
legal anderson!
muito bonita a sua serissa!
dias atrás eu fiz umas estacas de serissa , mas elas são bem mais finas, por serem as primeiras estacas minhas( e por não ter uma outra opção por falta de material) eu fiz finas. Espero que de certo igualmente a sua deu!
aqui está o link do processo que fiz
http://www.entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/estacas-de-serissas-inicio.html
é isso aí
até mais!
=) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 1:20 pm Assunto: |
|
|
Anderson Almeida, o material tem futuro, mas me tire algumas duvidas, vc fez a estaca direto neste vaso? Utilizou areia grossa pura? Quanto tempo faz que iniciou o projeto? Não acha que em uma bacia maior ela desenvolveira melhor e mais rapido?
Atenciosamente |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 7:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Anderson, meus parabens, seu trabalho ficou ótimo. Para melhorar, na próxima primavera transplante para um vaso de bordas baixas, de preferencia ovalado, mantendo a mesma composição que fez agora, isto é, usando as pedras e o musgo para compor esse quadro. Com um recipiente dentro das condições que menciono, o resultado será bem melhor, posso garantir.
Em relação a essa variedade, comparando-a com a chinesa (de folhas verde escuras), devo dizer que ela é considerada "fraca", isto é, emite forte e vigorosa brotação próximo da base, mas dificilmente engrossa o tronco como a primeira. Por isso mesmo, fica ótima em bonsai pequeno para mini, como esse, mas não a vemos em bonsai maior, como a chinesa. E não adianta plantar em recipiente maior ou mesmo no chão: continuará a ser um arbusto mirrado, fino e fraco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 12:58 pm Assunto: |
|
|
Ainda fico com uma duvda, um recipiente maior não acelraria a compactração da massa foliar? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 6:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Djalmo, a serissa (tanto a chinesa quanto essa variedade chamada variegata ou variegada) responde bem a poda de manutenção e formação, bastando realizá-la constantemente (a cada 15 ou 30 dias) para que ocorra uma densificação maior. Isso, mais um pouco de adubação organica periódica (a cada 45 ou 60 dias) é o suficiente, dispensando o uso de recipiente maior ou mais profundo para seu cultivo.
Eu digo isso por experiencia própria, pois cultivo serissas em meu viveiro há bastante tempo, e tenho obtido ótimos resultados quanto a densificação usando apenas essa técnica simples e fácil. Em se tratando dessa espécie em particular, podemos dizer que o recipiente de cultivo é o que menos importa para conseguir uma boa densificação:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2012/07/dsc00480.jpg?w=405&h=453[/img]
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|