Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 7:36 am Assunto: Caliandra 01 |
|
|
Olá,
abaixo um dos frutos de minha visita ao Ceagesp de Sorocaba, ocorrida no último sábado... uma caliandra rosa que custou R$10,00...
como vocês podem ver abaixo ela está com um tronco ladrão, pretendo replantar ela numa bacia grande e durante o replante verificar se consigo fazer uma outra muda com este segundo tronco... o movimento dele me parece naturalmente muito bom...
meus planos são replante e aramação no próximo FDS... aramação do tronco principal apenas já que a planta está muito alta e precisará de uma poda radical, talves daqui a um ano ou dois...
comentários são sempre bem vindos...

Editado pela última vez por Clayton em Seg Out 21, 2013 4:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 10:05 am Assunto: |
|
|
Bela planta Clayton!!! Joga ela no chão pra engrossar! _________________ "Não deixem de conhecer o site http://www.meubonsai.com.br
Controle online de seus bonsai desenvolvido por um colega aqui do Fórum." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 5:42 pm Assunto: |
|
|
wlsjurai escreveu: | Bela planta Clayton!!! Joga ela no chão pra engrossar! |
Concordo! Põe no chão para engrossar! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 24, 2012 7:47 pm Assunto: |
|
|
e aí pessoal...
chão mesmo... não poderia ser um vaso de uns 20 litros? digo isso porque estou meio complicado de terreno aqui... até tenho, mas espero mudar de cidade até o final de 2013...
a diferença é muito grande de desenvolvimento entre vaso e chão?
valeu! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2012 7:35 am Assunto: |
|
|
Fala Gil,
então, fui no Ceagesp justamente porque vi o seu post sobre a compra da Caliandra... deve ter sido no mesmo local sim....
com relação ao calibre do tronco, não acho a sua menor não, na realidade, me parece a mesma coisa... deve ser ilusão pela diferença de foco...
estou acompanhando a sua caliandra tb... boa sorte com ela...
até |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 25, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
Clayton A escreveu: | e aí pessoal...
chão mesmo... não poderia ser um vaso de uns 20 litros? digo isso porque estou meio complicado de terreno aqui... até tenho, mas espero mudar de cidade até o final de 2013...
a diferença é muito grande de desenvolvimento entre vaso e chão?
valeu! |
Clayton, pode ser num vaso grande, também!
A diferença entre chão e vaso é a seguinte:
1. Em questão de espaço para as raízes se desenvolverem, não há diferença
2. A temperatura do chão é mais constante; do vaso não!
3. A umidade do chão tbém é mais constante e do vaso, não.
É isso aí!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Set 25, 2012 9:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Clayton!
Legal saber!
sabado vou comprar mais uma ou duas e fazer o emsmo processo!
o que voce fez com a sua??
colocou no chão ou em um vaso??
até mais! |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 12:32 pm Assunto: |
|
|
e aí...
bom vou plantá-la no vaso mesmo... minha vida está meio incerta para os próximos meses então... depois posto o resultado...
Leao... para ser sincero, o ladrão me chamou mais a atenção do que o tronco principal nesta planta... |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 12:19 pm Assunto: |
|
|
E aí pessoal,
bom, atualizando, a muda do tronco principal acabei dando para o meu sogro, ele ficou elogiando, elogiando, elogiando a planta e acabei dando para ele plantar em frente a casa dele...
agora o ladrão acabei ficando e plantando-o numa bacia... abaixo coloco algumas fotos de como ele está hoje...
gostaria de sugestões de como conduzir esta planta???
minha ideia original é fazer um tronco duplo inclinado...o que acham?
Abraços
 |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Ter Set 03, 2013 10:39 am Assunto: |
|
|
Olá Clayton,
Cara acho que você fez um bom negocio em aproveitar o broto ladrão. Esse movimento bem baixo do tronco ficará show de bola.
Apesar de estar numa bacia grande, percebo que tem muito espaço entre a borda da bacia e a base da planta. Caso a terra tenha descido muito, retire a planta sem mexer no torrão o coloque mais terra com matéria orgânica por baixo, assim você aproveita mais o espaço e a planta agradece.
Minha segunda sugestão é você escolher um dos dois galhos que e eliminar o outro. Arame o galho que ficar pra dar movimento em continuidade da base da planta. Cicatriz em caliandra é difícil sumir então o corte necessário deve ser feito o quanto antes.
No mais, proceda uma adubação regular com adubo de sua preferencia (químico ou orgânico). Sua planta precisará de bastante alimento pra se desenvolver com vigor. Percebo que na superfície não tem nem resíduos de adubação, desta forma a planta demora muito pra se desenvolver.
Abraço e sucesso! |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 03, 2013 12:31 pm Assunto: |
|
|
Fala Daniel,
obrigado pelos toques, estive pesando e acho que você está certo, vou ficar apenas com um dos galhos, vou deixar o galho mais baixo... me parece que ele flui melhor em relação à base da planta...
Com relação a abudação, estava usando apenas osmocote... mas vou começar a adicionar Torta de mamona, farinha de osso e galinhaça, conforme cronograma que achei no site da Bonsai Kai...
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Caliandra.htm |
|
|
 |
|