|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedromottaa
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 3:21 pm Assunto: Caliandra Branca (Atualizado 24/08/2012) |
|
|
Comprei esse pré-bonsai de Caliandra branca em um site. Gostaria da ajuda de vocês para transplantá-la para um vaso e sugestões e dicas para a estilização da mesma, sou iniciante com bonsais e espero que possam me ajudar com esta e muitas outras.

Editado pela última vez por pedromottaa em Ter Set 04, 2012 10:32 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 5:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Há um excesso de galhos. Vc tem que, antes de mais nada, fazer uma desfolha completa. Dessa forma, poderá observar a estrutura aerea da planta, escolhendo e selecionando os galhos primários mais bem posicionados e cortando fora o excedente, que não será aproveitado na construção da planta.
Sugiro que, após a desfolha, vc fotografe a planta por todos os angulos e poste novamente, aqui mesmo no seu tópico, para que eu e os demais colegas possamos analisar e opinar com mais propriedade sobre o melhor caminho de estilização possível.
Não há o que discutir sobre vaso, nesse momento. Essa é a ultima fase no cultivo e formação de um bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 6:01 pm Assunto: |
|
|
Pedro, faça exatamente como o amigo Nicky sugeriu. Com as fotos dela sem folhas, poderemos opinar.
Transplante, só no final do inverno do ano que vem. Até lá tem muito trabalho de estilização.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:59 am Assunto: |
|
|
Faça a desfolha e poste as fotos. Como o Élio falou, troque de vaso só no inverno, até lá já terá evoluido bem sua planta com poda, direcionamento de galhos e boa adubação para se desenvolver bem. Parece ter uma boa planta aí. Aguardamos as fotos desfolhadas  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Fiz a desfolha completa hoje como me recomendaram os amigos. Abaixo seguem as fotos dela desfolhada como pediram... Se puderem fazer projeções para me ajudar ficarei muito grato, ainda nao sei mt sobre bonsai...
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
Pedro, considerando que a planta tem um nebari ruim, um pescoço longo mas, uma boa ramificação na copa, o ideal é fazer um alporque no meio desse tronco. Vc manja como fazer alporque?
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 10:30 am Assunto: |
|
|
Elio, não manjo não. Nem sei o que é um alporque, ja ouvi muito falar, mas como disse sou principiante e não sei praticamente nada... Se puder me dizer como fazer isso, estou tentando aprender o maximo possível. Obrigado |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
A alporquia é um método de reprodução de plantas e que consiste em provocar um enraizamento em parte de uma planta adulta ou não. A vantagem de se fazer a alporquia são várias e uma delas é a possibilidade de você encontrar em uma planta adulta, um galho ou uma parte desta planta, que se você conseguir reproduzir ou enraizar, já estará a meio caminho andado para fazer um Bonsai.
Pedro, para fazer o alporque, precisa de uma canivete, estilete para descascar o tronco, que será envolvido porsfagno (tipo de musgo que pode comprar pela internet tbm (no Obonsai e no ideal bonsai sei que tem). em volta do esfagno fica um plástico preto bem vedado na parte de cima e baixo para não perder umidade.
A técnica básica é a da figura abaixo. Algumas espécies têm algumas particularidaes, mas como nunca fiz em caliandra, aguarde as dicas dos colegas mais experientes, ok?
1. A técnica consiste em descascar cerca de 2cm no tronco, de preferência com cortes limpos e retos. Tome o cuidado para não descascar de menos por insegurança, pois assim não vai funcionar (fiz isso no meu primeiro alporque que não vingou por descascar muito pouco).
2. Depois junte o esfagno umidecido (se tiver hormônio enraizante pode por) no local, colocando bem mais do que aparece no desenho.
3. Cubra com o plástico e amarre em cima e em baixo. Vai deixar assim por pelo mesno 3 meses, sempre umidecendo o alporque para não secar (normalmente utiliza-se seringa com agulha e injeta a água dentro do plástico.
4. Esperado o tempo adequado, vão ter bastante raízes, faça o corte abaixo das raízes e plante no vaso.
Tome cuidado para não demorar muito entre descascar e colocar o esfagno, que deve estar úmido. Cuidado ao retira também, pois as raízes são frágeis
Veja a alporuiq do Sr. Élio recentemente postado:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16660
Não lembro que postou, mas colocaram também em um alporque, um plástico, que ao retirar o alporque já tinha raízes melhor posicionadas para o futuro nebari (post recente, dá um pesquisada no fórum, acho que vale a pena) _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 1:49 pm Assunto: |
|
|
Pedro, é como o Nikkei explicou. Se não tiver esfagno (compra-se também em floriculturas) pode usar areia fina, serragem.
Quanto a hormônio, se não tiver, pode deixar sem pois no caso de calliandra especificamente, nem precisa.
Se optar em fazer, faça agora para retirar ainda com tempo quente, lá pelo fim de fevereiro/março.
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 3:03 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado amigos. Essa é a única opção para essa caliandra? Não pode ser feito nada mais simples? Abraços |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 3:18 pm Assunto: |
|
|
No começo parece um pouco complicado, mas não é, eu faria: terá no futuro duas plantas (uma com a copa já praticamente formada) de melhor qualidade do que uma com menos qualidade. A base que ficar vai poder ser trabalhada em outro estilo como moyogi por exemplo. Tire todas as suas dúvidas para realizar este procedimento, para fazer com segurança.
Como o começo do tronco é reto e não tem galhos baixos, as opções ficam meio que limitadas para bonsai. Outra opção seria manter neste estilo que está (Hokidashi), mesma altura, mas engrossando bem o tronco, assim ficaria mais proporcional, mas leva tempo (tem que deixar crescer bastante, no chão ou escorredor/mamadeira).
Outra opção é mantê-la assim, mas fica um pouco desproporcional por ser alta. Daí vai arredondando como um topete de poodle. Brincadeira, é que vi um secador no fundo da foto _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 3:28 pm Assunto: |
|
|
Sabe, na primeira planta que postei neste fórum também me sugeriram alporquia e, da mesma forma não sabia o que era alporquia. Também resisti um pouco a entender ou proceder com as dicas dos colegas, mas depois que fiz vi que era o melhor caminho, da uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13955&postdays=0&postorder=asc&start=0
Na minha ansiedade não fiz o alporque que o Laudir sugeriu, acho que na época não tinha muita intenção de ter muitas plantas, mas hoje me arrependo, teria um outra planta legal...mas vale a experência _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 4:28 pm Assunto: |
|
|
Estou pensando em coloca-la no escorredor e mamadeira, e no acer palmatum que postei aki no forum tb, fazer a alporquia... O secador no fundo é pq essas plantas estão na clinica veterinária do meu pai... rsrs
Vou colocar a mão na massa e fazer alporquia na outra, só que nao encontrei o asfagno aki onde moro não. Posso fazer com areia fina mesmo? da o mesmo resultado? eu tenho enraizador aki uso ele ? |
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 5:59 pm Assunto: |
|
|
Fiz uma projeção grotesca mesmo aki de como queria que essa caliandra ficasse, fiz uma poda drástica nela, visando essa projeção. O que os amigos acham? Fiz na cara e na coragem, vamos ver no que dá. rsrs
Abraços |
|
|
 |
pedromottaa
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 6:08 pm Assunto: |
|
|
Devo fazer alguma coisa para que ela cresça melhor? Ja fiz a poda, vou postar foto aki. Se tiver alguma coisa que eu tenha que fazer pra ela ter um crescimento vigoroso me falem por favor. Obrigado
O que acharam?? loucura?? rsrs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|