|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eugenio PS
|
Enviada: Dom Set 16, 2012 1:21 pm Assunto: Substrato - areia para gatos |
|
|
Olá amigos, dando uma olhada no site do Harry Harrington [http://www.bonsai4me.com], que por sinal, é muito bom, me deparei com a informação de que ele usa, em TODAS suas plantas, apenas areia de gato em suas plantas, afirmando inclusive, que a areia de gato é superior à Akadama.
Mais especificamente, foi essa página que eu vi http://www.bonsai4me.com/Basics/Basicscatlitter.htm.
Queria saber se algum dos companheiros já usou esse material como substrato, o que seria útil saber, já que em algumas regiões é difícil de conseguir um bom substrato, e pra quem mora em apartamento, como eu, é bem difícil achar um lugar pra titurar telha etc.
Então, se alguém já tem experiencia nesse tópico, qual seria uma boa marca para ser usada como substrato? Já tentei uma vez, mas a argila se desfazia, gerando uma massa uniforme que impedia as raízes de respirarem e a água de penetrar no solo - certamente não era essa marca que o Harry usa nas suas plantas. Aliás, ele tem conseguido excelentes resultados, como esta, que uma das melhores que eu já vi:
Planta com substrato composto apenas de areia para gatos.
Aguardo a opinião dos colegas! |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Dom Set 16, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
Interessante, nunca tinha visto falar nisto. _________________ "Não deixem de conhecer o site http://www.meubonsai.com.br
Controle online de seus bonsai desenvolvido por um colega aqui do Fórum." |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Dom Set 16, 2012 9:15 pm Assunto: |
|
|
É interessante, mas devemos ter cuidado pois algumas destas areias possuem em sua composição alguns componentes químicos que tem a função de inibir os odores e reter os líquidos que podem afetar as plantas, a granulometria da areia e adequada mas cuidado na composição.
T + abraço!!!vou continuar acompanhando o seu post e se der tempo vou fazer alguns testes _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 16, 2012 9:17 pm Assunto: |
|
|
Eugenio, as areias de gatos que são comercializadas no Brasil que conheço tem uma propriedade absorvente muito grande e formam um uma massa compacta quando em contato com líquido, que a torna de fácil separação e remoção do restante da areia que não entrou em contato com o líquido, e por esse motivo as considero impróprias para o uso como substrato. Na minha análise essa areia informada no site deve ser bem diferente das que encontramos aqui, se conseguir encontrá-la por favor ve informe para eu testar também. Digo isso por que sou veterinário e pode apostar... de areia de gato eu entendo!
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Dom Set 16, 2012 9:22 pm Assunto: |
|
|
Excelentes informações, Leonardo.
Então, as areias de gato devem cada uma vir de uma 'fonte' diferente, ainda que todas sejam similares.
Assim, não seria de se estranhar que estas tivessem propriedades diferentes, e talvez uma ou outra se prestasse à nossa finalidade. |
|
|
 |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 5:21 pm Assunto: |
|
|
Acho posso contribuir para esse topico.
Em meados de maio comprei como recomendado, um desses Pipicats da Purina, neutro, provenientes de solos vulcanicos da Patagonia e que inclusive tem na embalagem, uma indicação para utilização em jardins.
Minha primeira impressão foi a quantidade de pó incrustado nas pequenas pedrinhas. Utilizei primeiramente numa plantação de tomates de terraço, e as sobras, deixei em um pequeno balde furado, ao lado do tomateiro, exposto ao tempo.
Tão pronto comecei a regar esse vaso e reparava num ruido estranho, parecido com aquele emitido pela porta do freezer quando a fechamos. Em seguida reparei através do peso do baldinho de sobras, a alta quantidade de agua que essas pedrinhas retem.
Porém ao passar dos meses, reparei que as pedrinhas iam rapidamente, a cada rega, quebrando e se desintegrando, em pequenos estalos junto com o ruido de porta de freezer.
Apesar disso, o tomateiro está verdinho e com muita saude. |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 6:07 pm Assunto: |
|
|
stormrider, a areia continuou granulada, ou em algum momento se tornou uma massa uniforme e compacta? |
|
|
 |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 11:54 am Assunto: |
|
|
Na verdade a que eu comprei da Purina é mais uma cama de pedras que de areia. As pedras tem mais ou menos entre 2mm a 6mm.
Aqui tem algumas informações sobre o produto:
http://www.capimnavalha.com.br/produto.php?cod_produto=1436363
Mas uma coisa que parece estranho é que a Akadama original ela é mais um substrato aerador que retentor de agua não? Esses Cat Litters são o oposto, retem muita agua!
Nos meus Bonsai estou usando a Akadama brasileira que comprei do Ideal Bonsai. Parece bom.
abs |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 12:23 pm Assunto: |
|
|
esse produto ,TIDCATS, se compõe basicamente de ZEÓLITA, um mineral que retem água. eu uso em minhas plantas na proporção de 20 a 30% do substrato. e tenho percebido bons resultados principalmente com mirtáceas como a jabuticaba e a pitanga por gostarem muito de água, comecei a usar em bougainvílleas, mas ainda não tenho nenhum parâmetro para expor.
espero ter ajudado |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

Registrado: 04/10/09 Idade: 47 Mensagens: 155 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 3:36 pm Assunto: |
|
|
Tive uma experiencia com essa areia para gatos uma vez.
Tive a mesma ideia de usar como substrato drenante.
Fiz o teste numa planta de minha esposa, e foi batata!!!
A danada da areia para gatos se desfez e se tornou uma lama muito parecida com gesso, e que nao seca facilmente.
Nao recomendo usar. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|