Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 10:36 am Assunto: yamadori jabuticaba. atualizado em 26/2/13 |
|
|
pessoal, neste fds fui em uma chácara aqui perto da miha casa e para minha surpresa, encontrei em um terreno uns 10 pés de jabuticaba sabará com idade estimada de 3 a 5 anos e como o local era usado de pastagem, elas estão com uma ótima estrutura para tabalhos. proprietário me disse que vai preparar o local para plantio e passará o arado em todo o local. a dúvida em questão é: quero fazer o yamadori delas mas ja li que a melhor época é no inicio da primavera e como ja estamos no inicio do outono, preciso da opinião dos mais entendidos no assunto e dicas tmb. gratos desde já.....
[/b]
Editado pela última vez por bonsaitakin em Ter Fev 26, 2013 4:09 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 12:02 pm Assunto: |
|
|
Você precisa retirar agora ou pode retirar daqui uns meses?
Fotografe para nós. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 12:49 pm Assunto: |
|
|
o dono da chácara irá trabalhar a área em breve. estava pensando em ir la no proximo fds para coletá-las. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 1:11 pm Assunto: |
|
|
Coletar 10 jabuticabeiras sozinho não vai ser tarefa rápida.
Arrume as bacias e a areia. Tire todas com o máximo de torrão possível(já que não é a época certa) e deposite nas bacias (perfuradas no fundo e nas laterais). Complete a bacia com a areia.
Encharque a terra com água pura, deixe a água escorrer e depois regue novamente com água+superthrive.
* Deixe-as no sol.
* Faça as podas antes de retirar do solo.
Eu faria assim. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 2:00 pm Assunto: |
|
|
não tenho o superthrive, mas tenho aqui vitamina b1. valew pelas dicas....será que elas aguentarão?
mais uma pergunta: deixo algumas folhas ou tiro todas na poda? |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 2:51 pm Assunto: |
|
|
Se você manter um bom torrão acho que irão vingar.
Eu faria a poda radical. Qual o tamanho delas? |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 5:05 pm Assunto: |
|
|
a maioria sofreu com a podas de animais, então, estão com aproximadamente 80cm, mas com boa ramificação lateral. os troncos em media de 3 a 6 cm de diametros. mas como estavam sofrendo com estas adversidades, ambas apresentam uma bela forma para bonsai. fiquei pirado com aqueles materiais, não vejo a hora de voltar lá e trazê-las comigo. hehehehe principalmente pq adoro frutiferas |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 1:00 pm Assunto: |
|
|
Se mantiver os torrões elas aguentam, já fiz um transplante numa romã asism e deu certo. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 7:44 pm Assunto: |
|
|
valeu pela dica |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:40 am Assunto: bonsai |
|
|
A época certa para retirar jabu do chão é no inverno, não agora. Mesmo adotando todos os procedimentos descritos, se fizer isso agora, as plantas não irão se desenvolver bem, e poderá perder senão todas pelo menos a maioria, restando umas mirradas, que não servirão para nada. Tenha paciência, aguarde a chegada do meio do inverno, e faça a retirada com calma e com a certeza de que não irá perder nenhuma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 5:14 pm Assunto: Yamadori |
|
|
Três pontos a serem observados:
retirada, transporte e plantio
Retirada...
Ferramentas:
picareta, pá de corte, pazinha de jardim, serrinha de ferro(está muito ágil, corte rápido e preciso em raízes), plástico(eu uso lona preta de construção), jornal, fita adesiva e água.
Tirando a planta:
corte drástico da parte aérea, costumo analizar bem a altura e fazer o corte definitivo.
Largura do torrão 2/3 da altura do toco, idem para altura.
Tendo a planta podada e as dimensões a serem cavadas definidas...mãos a obra! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 5:38 pm Assunto: Yamadori |
|
|
Continuando
Com o raio de ação estabelecido, por fora deste raio vai se cavando com picareta e cortando com pá de corte, tirando terra com a pazinha de jardim e serrando raízes com a serrinha de ferro para arrumar cortes grotescos com fibras amassadas. Não citei, mas gosto tb de levar uma marretinha com talhadeira bem afiada.
Transporte:
Tirado o torrão, ensopo buchas de jornal com água, acomodando em volta das raízes, embalando tudo com a lona preta e fixando com fita adesiva evito que a embalagem se abra, mantendo a terra e umidade do local.
Plantio:
Antes de sair para o yamadori eu já sei o que vou coletar. Eu já ando como uma águia em todo lugar que vou, visualizo e depois dou o bote, preciso e mortal!rsrsrs
brincadeira... Costumo já deixar tudo previamente organizado. A planta sendo grande , a cova já fica cavada ou menores com o vaso em espera. Substrato, pasta selante, hormônio, tudo em prontidão para otimizar o tempo. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 5:50 pm Assunto: Yamadori |
|
|
Quanto à época o nick bem mencionou, mas por ser em caráter emergencial e tomando as medidas precavidas, tem tudo pra dar certo.
Se tu morasse mais perto já ia te ajudar a arrancar até com os dentes estás jabus ae...rs
O mais prazeroso pra mim é a coleta de um material legal, pra muitos é doloroso. Quando colhemos algum resultado positivo via resposta da planta, aquilo é de uma satisfação incrível, muito gratificante o esforço empenhado!
Boa sorte ae takim! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 25, 2012 6:16 pm Assunto: |
|
|
GALERA JA COLETEI AS JABU....TEM UMAS QUE SÃO LINDAS E VEJO UM GRANDE FUTURA PARA ELAS, SE NÃO MORREREM. A METADE DO LOCAL JA HAVIA SIDO ARADO E O DONO ME DISSE QUE ESTVA SO ESPERANDO EU IR LA BUSCA-LAS PARA TRABALHAR O RESTO DA ÁREA, POR ISSO A COLETA FOI AGORA AGORA. DEPOIS POSTO AS FOTOS. GRATO PELOS COMENTARIOS. |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 7:50 pm Assunto: |
|
|
Quero ver as fotos e o desenvolvimento das jabotas. |
|
|