|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wanderson
Registrado: 13/08/10 Idade: 45 Mensagens: 57 Localização: Taguatinga - DF
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 5:12 pm Assunto: Pitheco! Sugestões! |
|
|
Este Pitheco também adiquiri do Paulo Ventura, e apenas fiz o transplante para o caixote mudando a inclinação. Toda sugestão é bem vinda!!!
detalhe do ápice...

Editado pela última vez por Wanderson em Seg Set 05, 2011 3:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Vanderson,
Não sei se é com todo mundo, mas não consigo ver seu pitheco. Só vejo nas fotos um triângulo com um ponto de exclamação no meio.
Abraços. |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 11:19 am Assunto: |
|
|
Wanderson, não conseguimos ver as fotos.
Qual foi o substrato que vc utilizou!?? |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 4:02 pm Assunto: |
|
|
Apaguei sem ver meu álbum de fotos do picasa, mas já recoloquei todas as fotos!!! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 05, 2011 7:27 pm Assunto: |
|
|
Wanderson, sua intenção é seguir no estilo shakan, ao que aparenta.
Não sou muito experiente, mas pelo que eu andei lendo a respeito, a copa, para efeitos mais naturais, deve ser menor no lado ao qual a planta aponta e maior na parte interna, ou seja, uma planta inclinada ao lado esquerdo deve ter a copa mais cheia ao lado direito, como nos exemplos abaixo:
No entanto, acredito que essa não é uma regra absoluta, pois há bons trabalhos que não seguem isso à risca.
Para mim, isso vai do gosto do cultivador.
No mais, deve ficar atento ao nebari, que deve estar bem distribuído, com a aparência daqueles antigos timões de navios de madeira, que costumamos ver nos desenhos animados:
Lembre-se de mantê-lo visível em ambos os lados da planta, a fim de aparentar uma planta inclinada que já se estabeleceu nessa posição.
Na ponta, seria bom fazer um corte em formato de cunha |\ com o fim de, quando vier nova brotação, se tornar mais fácil esconder a cicatriz do corte. Deve-se ficar atento a manter a parte inclinada do corte sempre atrás da planta.
A demais, temos muitos mestres cultivadores dessa espécie, que podem dar dicas precisas de cultivo.
Aos mais experientes, me corrijam no que for cabível, e complementem minha opinião, por favor.
Um abraço grande. |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 9:30 am Assunto: |
|
|
Foi mais ou menos que eu pensei mesmo, Thiago! Vou tentar deixar a copa maior no lado direito e vou refazer o corte, porém ainda estou com duvida sobre a frente da planta. A principio é a posição da primeira foto mesmo! Tinha pensado também em fazer um shari desde o corte do ápice ate uma das raízes expostas. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 1:20 pm Assunto: |
|
|
Eu também achei a primeira foto muito boa. Assim dá para ver bem a estrutura da planta.
Quanto ao shari, acredito eu, seria uma ótima opção, mas mais para a frente, quando a estrutura de galhos já estiver bem formada. Digo isso porque não costuma nascer brotos onde tem shari, então, com a copa já encaminhada, com galhos bem posicionados, fica mais fácil escolher o melhor lugar para a intervenção.
Mantenha-nos atualizados com as novas intervenções, ok?
Um abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 9:33 am Assunto: bonsai |
|
|
Wanderson, meu amigo, excelente planta essa que voce está cultivando. A espécie é muito atrativa, independente do estilo em que a cultivemos. No caso da sua, siga os conselhos dos demais e aguarde que ela apresente uma vigoração geral, com a emissão de novas brotações. Para ajudar, voce pode iniciar uma adubação regular com material organico, como por exemplo torta de mamona e farinha de osso, ou se não gostar do mau cheiro que essa dupla exala, então use outro, liquido, chamado FOSWAY. Vc encontra à venda na floricultura KIREIBARA, em Taguatinga. Fique atento para a dosagem: uma tampinha diluida em vinte litros de agua, despejando apenas meio copo desses tipo americano pequeno a cada 90 dias, logo após regar o solo do recipiente de cultivo.
Esse adubo é extremamente forte, incolor e inodoro, por isso tome muito cuidado, não excedendo além do que recomendo, para não perder material, ok/
A respeito do estilo que voce está implementando, há um ótimo video publicado pelo amigo bonsaista/forista Marcelo Duprat disponível aqui no forum, ou nas paginas do Atelier, que explica com riqueza de detalhes visuais, com facil entendimento e riqueza de informação. O Marcelo é um artista: é dele todos os desenhos que ilustram as paginas do Atelier, na parte que explica os estilos classicos de bonsai. Vale a pena conferir o video, então.
Em relação a essa espécie, fique atento a cortes nos galhos: há uma forte retração. A retração é um fator que depõe contra o cultivo da espécie, pois acarreta a secura do galho a partir da area de corte voltando na direção do tronco ou ponto de bifurcação. Se não for feita na época correta e de maneira correta, podemos perder não só o galho como incluso parte do tronco de onde brota o galho. Ele começa a secar e vai secando até um ponto perdido.
A execução de shari está bem situada em ser realizada depois da escolha ou seleção dos galhos primários, que irão dar formato ao estilo pretendido na planta. Com isso, vc evita eliminar possiveis elementos necessários ao tema, vez que nos pontos abertos e expostos da madeira, por vezes, nessa espécie, não há retorno de novas brotações, comprometendo todo o dificultoso trabalho de formação estrutural.
Então, o melhor é aguardar um tempo, realizando um cultivo manejado adequadamente (rega e adubação), para só depois implementar o trabalho de construção de madeira morta (shari ou jin) _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Ter Set 13, 2011 7:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, Nickfury! Vou seguí-las!!! Estou utilizando a farinha de osso e torta de mamona mesmo, revezando com esterco de galinha!!!! |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Ter Set 11, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
Atualizando fotos da planta!!!Sugestões são sempre bem vindas!!!
 |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Ter Set 11, 2012 9:35 pm Assunto: |
|
|
achei a planta muito bonita, parabéns |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 1:34 pm Assunto: |
|
|
Ta linda a planta e merecendo uma bacia nova
Parabéns |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 7:00 pm Assunto: |
|
|
acompanhando |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 7:20 pm Assunto: |
|
|
Vai ficar muito boa... _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|