|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flávia Canuto
|
Enviada: Dom Maio 27, 2012 11:26 pm Assunto: Cerejeira |
|
|
Olá, um processo bem lento começou.
Estou iniciando com uma Pré-Bonsai de 3 anos.
A úlitima adubação dela foi em 04/05/12.
Estou muito empolgada,porque nesse pouco tempo ela já desenvolveu uns brotos,ou seja, ela está saudável....
Essa é a frente da sayuri.
Esta é as costas.
Enfim,como podem observar eu retirei as pedrinhas,pelo fato de que aqui em salvador tem um clima úmido.Ainda não iniciei o processo de poda,estou pesquisando uma tesoura de poda boa.sei que tenho que adubar em setembro.
Tenho algumas dúvidas:
1-Porque o pré-bonsai tem as folhas grandes e logo apos as podas asfolhas diminuem??se alguem puder me indicar uma fonte explicando
2-Estou com muitas duvidas de como realizarei as podas,por favor me ajudem?! vi que o estilo que mais combina com ela é a copa triangular.....mas não sei!! xD
3-Vcs repararam em algumas folhas com manchas brancas?e com pontinhas queimadas?o que seria isso?
Bom acho que é isso,se tiver mais alguma dúvida,irei postar pra vcs me ajudarem,posso??.Boa noite. 
Editado pela última vez por Flávia Canuto em Seg Maio 28, 2012 9:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Maio 28, 2012 2:07 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Oi Flá via!
A sua cerejeira é uma eugenia involucrata, conhecida como cereja do rio grande. Eugenia matosi é outra diferente da sua!
Sua cerejeira está esbanjando saúde. Se puder detalhar as folhas queimadas pra uma melhor visualização. Isso acontece as vezes no descuido da rega em algum momento onde a planta deveria ser regado e o substrato ficou tempo demais seco. Quando molhamos ela se recupera e as vezes seca partes terminais das folhas. Também pode ser quando esbanjamos adubo mineral. O sol forte com folhas molhadas tb. As gotas se transformam em lentes de aumento, aumentando em algumas vezes o poder do sol. Isso queima! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 28, 2012 2:28 pm Assunto: Bonsai |
|
|
O tamanho das folhas é determinado por um conjunto de fatores inter-relacionados...
Quanto mais sol, menor as folhas, na sombra as folhas são maiores e a distância entre nós tb. O sol favorece a compactação da folhagem e reduz entre nós densificando mais a copa. Tudo isso em conjunto com um bom ciclo de adubação de baixos níveis de nitrogênio. Associado a desfolhas e pinçagem dos novos brotos.
Pra sua aconselho NPK líquido 04-14-08 a cada trinta dias intercalando com uma farinha de osso no outono e sem uso de nada no inverno(deixar este período de descanso pra planta).
As podas das folhas ou desfolha como quiser, podem se dar início na primavera. Quando surgir os novos brotos após a desfolha, tira-se até mesmo com as unhas suas partes terminais estimulando assim a ramificação, tamanho da folhas e encurtamento dos entre nós... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 28, 2012 2:36 pm Assunto: Bonsai |
|
|
O estilo, acho que você quis dizer o hokidashi( vassoura). Pesquise este nome, é o que se enquadra pra sua planta!
Não tenha medo de podar, mas se a ideia é engrossar mais, não pode. Plante em um recipiente bem furado e maior por algum tempo. Leia bastante sobre o assunto antes! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Flávia Canuto
|
Enviada: Seg Maio 28, 2012 9:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Fiquei sem chão agora,hahaha jurava que era "Eugenia matosi".Obrigada por avisar.
Aí está o detalhe da folha. '-'
Eu estou molhando á noite,molho até sair da drenagem,pela minha lógica...ela absorve de noite a água,e de manhã ela pega o sol das 8 até as 10. não? Irei pesquisar sobre o Estilo.
O site que eu mais uso pra informação é :
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Cerejeira.
Boa noite (: |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 7:59 am Assunto: |
|
|
Sua planta está muito bem!
Vendo agora no detalhe, e sabendo o período que ela pega sol, acho que não é nenhuma das possibilidades citadas por mim. Não sei o que pode ser, mas pela saúde da planta recomendo tirar folhas com qualquer anomalia suspeita evitando uma proliferação, se for alguma praga a causadora! Ainda suspeito que pode ser queimado! Não fizeram fritura perto dela?Aqui em casa as vezes coloco alguma pra enfeitar em cima da pia que fica ao lado do fogão, e ae eu tô de olho pra não virar ingrediente da refeição, seguido eu tiro elas de perto das panela aqui em casa!
Tem adubado ela? A planilha que está usando é boa!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Flávia Canuto
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 4:50 pm Assunto: |
|
|
Ela fica na varanda do meu quarto....nunca botei ela perto da cozinha.
A última adubação foi feita dia 04/05/2012.
Eu pesquisei sobre o Hokidashi.Pode ser este estilo então!!Agora o problema é conduzir!!!Só que.....eu gostaria de engrossar o caule!Será que não precisa,pq até que o caule dela é grossa pra 3 anos de idade!né?
Eu achei um site muito interessante sobre o estilo Hokidashi:
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com.br/2011/03/formacao-de-um-hokidashi.html |
|
|
 |
jhonatanzacchi
Registrado: 07/08/12 Idade: 31 Mensagens: 44 Localização: São Paulo
|
Enviada: Ter Set 11, 2012 3:25 pm Assunto: |
|
|
peguei uma cerejeira do rio grande também, e algumas pontas também começaram a queimar, fiquei na dúvida do que fazer, não tenho ideia de poda, estilo, nada pra essa planta. tenho uma jabuticabeira que está no escorredor, será que essa cerejeira também iria bem?? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 11, 2012 9:20 pm Assunto: |
|
|
Flávia, essas manchas negras, no meio da folha tem toda a característica de ser fungo. Sugiro retirar todas as folhas atacadas e, caso apareçam mais, necessário aplicar um fungicida ou enxofre. Mas, como a planta está saudável, creio que só retirando as folhas seja suficiente. No mais, siga os conselhos do Marco.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|