Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 11:07 pm Assunto: Alporqia em caliandra |
|
|
Novo link com passo a passo melhor organizado
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22951 _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Editado pela última vez por O Guardião em Qui Jan 24, 2013 3:21 pm; num total de 6 vezes |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 9:49 pm Assunto: |
|
|
Boa noite amigo gostaria de saber um pouco mais sobre esta tecnica, alporquia, estou para retirar mudas de uma acacia seyal e estive lendo que ou conseguimos sua reproduçao por sementes ou alporque será que esta forma que voce fez com a caliandra daria certo, ja vi alguns tipos de alporque mas a maioria é com musgo, notei que a forma que voce utilizou foi bem simples, qual a taxa de de sucesso com este material???
Uma outra pergunta, sei que estamos em um site sobre bonsai, mas saberia me dizer se esta tecnica funciona em roseiras???
Bom é isso, se puder me ajudar...
abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 10:02 pm Assunto: Legal |
|
|
Muito bom, Guardião.
Só não entendi o lance de colocar o plático preto se você enterrou o alporque.
Ou vc deixou ele "postar" ráízes na planta ainda e só depois enterrou?
Outra coisa: efetuoui anel em toda a circunferência ou deixou "ponte"?
Mas beleza!!!
O lance da esponja vegetal ou bucha como conheço por aqui é bom que
ela apodrece naturalmente.
Falou _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 4:34 pm Assunto: Re: Legal |
|
|
Seph1903 escreveu: | Muito bom, Guardião.
Só não entendi o lance de colocar o plático preto se você enterrou o alporque.
Ou vc deixou ele "postar" ráízes na planta ainda e só depois enterrou?
Outra coisa: efetuoui anel em toda a circunferência ou deixou "ponte"?
Mas beleza!!!
O lance da esponja vegetal ou bucha como conheço por aqui é bom que
ela apodrece naturalmente.
Falou | O plastico é para que as raizes não receba luz do sol, deve ser retirado no momento do plantio. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 4:44 pm Assunto: |
|
|
wellingtonfonsecan escreveu: | Boa noite amigo gostaria de saber um pouco mais sobre esta tecnica, alporquia, estou para retirar mudas de uma acacia seyal e estive lendo que ou conseguimos sua reproduçao por sementes ou alporque será que esta forma que voce fez com a caliandra daria certo, ja vi alguns tipos de alporque mas a maioria é com musgo, notei que a forma que voce utilizou foi bem simples, qual a taxa de de sucesso com este material???
Uma outra pergunta, sei que estamos em um site sobre bonsai, mas saberia me dizer se esta tecnica funciona em roseiras???
Bom é isso, se puder me ajudar...
abraço! |
Esta forma de alporque deu certo em todas as tentativas em que fiz:
Já fiz em figueira(ficus carica) e acerola em trepadeira, em piracantha, em caliandra em junipero. Todas as que fiz apresentaram raizes no segundo ou terceiro mes a figueira com 45 dias eu já retirei e pnantei no vaso a piracantha que tive que tentar duas vezes.
Em roseiras, nunca fiz mas acredito que pode ser feito sem problema.
Em todas as plantas vc deve levar em conta o ciclo vegetativo da planta.
Três meses antes da plnanta começar lançar sua brotação anual, vc faz o alporque, aí a planta terá 90 dias para lancar raizes e as chances de sucesso são maiores. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 6:55 pm Assunto: |
|
|
Poxa, beleza Guardiao, eu estava pensando exatamente sobre a questao da brotaçao e o galho que eu iria fazer o alporque, agora nao sei se ainda hár tempo, pois o mesmo ja esta a brotar, mas quem sabe vou tentar, eu tenho um carinho muito grande por esta roseira, ganhei da minha sogra e plantei em um vaso aqui na casa da minha mae, e ela cresceu e sua floraçao é cada vez mais linda e estou tentando tirar muda faz um tempo e nada, entao pensei em fazer um alporque, enfim quando puder eu envio uma foto dela e da realizaçao do alporque vamos ver se dá certo...
Mas Valeu pelas informaçoes cara, abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 9:06 pm Assunto: Alporque |
|
|
wellingtonfonsecan escreveu: | Poxa, beleza Guardiao, eu estava pensando exatamente sobre a questao da brotaçao e o galho que eu iria fazer o alporque, agora nao sei se ainda hár tempo, pois o mesmo ja esta a brotar, mas quem sabe vou tentar, eu tenho um carinho muito grande por esta roseira, ganhei da minha sogra e plantei em um vaso aqui na casa da minha mae, e ela cresceu e sua floraçao é cada vez mais linda e estou tentando tirar muda faz um tempo e nada, entao pensei em fazer um alporque, enfim quando puder eu envio uma foto dela e da realizaçao do alporque vamos ver se dá certo...
Mas Valeu pelas informaçoes cara, abraço! |
Proucure um galho com que estaja iniciando a brotação e faz, no maximo vc perderá o trabalho e o galho da roseira.
Verifica na intenet, com certesa vc vai achar aolgo a respeito.
Boa sorte _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 07, 2012 8:40 pm Assunto: A Roseira! |
|
|
Bom, vou apenas postar a foto da roseira e o galho que vou fazer o alporque, vale lembra que apenas estou postando as fotos fazendo referencia a tecnica de alporquia, pois fora isto a roseira nada tem haver com o bonsai, alias nem sei se haveria como fazer um bonsai de roseira, mas isto é um outro assunto, mas enfim para nao ficar devendo as fotos vou postar, ainda nao é o alporque mas apenas o galho que irei fazer, em breve ponho as fotos do alporque se for possivel pois o galho é um pouco fino caso alguem queira acrescentar algo fique a vontade...
A roseira
O galho para o possivel alporque, enfim, o plastico e a vara de rosca sem comentarios, foi um improviso que foi ficando, mas em breve sairá...
Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 09, 2012 7:37 pm Assunto: Alporque... |
|
|
Bom, como primeira experiencia, vamos ver como me saio, bom tive que improvisar algumas coisas haja visto que alguns objetos e ingredientes faltaram, mas vamos lá!
A bucha, consegui...
Ja o xaxim esta em estinçao, devido a isto estao vendendo uma alternativa a casca de coco e o fio de plastico ficou meio complicado amarrar entao usei fita adesiva, que serviu numa boa, segue os objetos ...
o anel, vale ressaltar a dificuldade de faze-lo em uma roseira cheia de espinhos foi complicado...
Aqui uma diferença, A casca de coco é meio ressecada e para manter certa umidade achei por bem pôr uma mistura peneirada de terra preta e esterco de gado, bem pouquinho mas coloquei e depois com burrifador molhei um pouco e cobri, bom nao sei se foi uma grande falta minha, mas na hora achei melhor fazer assim, me corrijam se errei...
finalizando...
Agora é aguardar e ver se vai dar certo bom espero que sim, abraços e fiquem a vontade quanto a correçoes, vleu! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 09, 2012 7:45 pm Assunto: |
|
|
Só pra constar, o galho foi mudado, escolhi outro pois o que eu havia escolhido os brotos estao crescendo com bastante vigor entao para nao destrui-lo caso algo desse errado achei por bem fazer o alporque em outro, abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 25, 2012 7:26 pm Assunto: |
|
|
Poxa Joicimar espero que sim, eu tambem nao deveria ter usado, só que eu nao entendia a lógica do esterco, sendo o mesmo um adubo nao deve ser colocado onde ainda nao há raizes, pois nao há como alimentar o que nao tem boca(raizes), quanto a terra eu penerei, apesar de tambem haver a problematica do fungos que poderia complicar o alporque, enfim, é como eu disse ao Irmao Elio ha coisas no bonsai e no cultivo das plantas que um pouco de lógica nos leva a uma visao melhor de todo processo, mas vivendo e aprendendo rs!
Bom é isso, Abraçao Joicimar!!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:09 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal como prometido, e como o esperado estou postando a foto da minha nova rosa, infelizmente perdi as fotos no celular do meu irmao que eu tirei apos retirar o alporque, tinha apenas duas raizes, eu pensei de nao vingar, mas pra minha alegria olha ai como ela esta começando a brotar, estou tendo todos os cuidados com rega, pois ja perdi mudas por causa de má rega, bom espero que continue assim, depois eu atualizo com novas fotos...Abraços!!!!
 _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:11 pm Assunto: |
|
|
Irmao Guardiao como ficou seu alporque, posta as fotos para gente ver...Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|