FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporqia em caliandra
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 11:07 pm    Assunto: Alporqia em caliandra Responder com citação

Novo link com passo a passo melhor organizado
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22951
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.


Editado pela última vez por O Guardião em Qui Jan 24, 2013 3:21 pm; num total de 6 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2012 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite amigo gostaria de saber um pouco mais sobre esta tecnica, alporquia, estou para retirar mudas de uma acacia seyal e estive lendo que ou conseguimos sua reproduçao por sementes ou alporque será que esta forma que voce fez com a caliandra daria certo, ja vi alguns tipos de alporque mas a maioria é com musgo, notei que a forma que voce utilizou foi bem simples, qual a taxa de de sucesso com este material???

Uma outra pergunta, sei que estamos em um site sobre bonsai, mas saberia me dizer se esta tecnica funciona em roseiras???

Bom é isso, se puder me ajudar...

abraço!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2012 10:02 pm    Assunto: Legal Responder com citação

Muito bom, Guardião.

Só não entendi o lance de colocar o plático preto se você enterrou o alporque.
Ou vc deixou ele "postar" ráízes na planta ainda e só depois enterrou?
Outra coisa: efetuoui anel em toda a circunferência ou deixou "ponte"?

Mas beleza!!!
O lance da esponja vegetal ou bucha como conheço por aqui é bom que
ela apodrece naturalmente.

Falou
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 4:34 pm    Assunto: Re: Legal Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Muito bom, Guardião.

Só não entendi o lance de colocar o plático preto se você enterrou o alporque.
Ou vc deixou ele "postar" ráízes na planta ainda e só depois enterrou?
Outra coisa: efetuoui anel em toda a circunferência ou deixou "ponte"?

Mas beleza!!!
O lance da esponja vegetal ou bucha como conheço por aqui é bom que
ela apodrece naturalmente.

Falou
O plastico é para que as raizes não receba luz do sol, deve ser retirado no momento do plantio.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan escreveu:
Boa noite amigo gostaria de saber um pouco mais sobre esta tecnica, alporquia, estou para retirar mudas de uma acacia seyal e estive lendo que ou conseguimos sua reproduçao por sementes ou alporque será que esta forma que voce fez com a caliandra daria certo, ja vi alguns tipos de alporque mas a maioria é com musgo, notei que a forma que voce utilizou foi bem simples, qual a taxa de de sucesso com este material???

Uma outra pergunta, sei que estamos em um site sobre bonsai, mas saberia me dizer se esta tecnica funciona em roseiras???

Bom é isso, se puder me ajudar...

abraço!

Esta forma de alporque deu certo em todas as tentativas em que fiz:
Já fiz em figueira(ficus carica) e acerola em trepadeira, em piracantha, em caliandra em junipero. Todas as que fiz apresentaram raizes no segundo ou terceiro mes a figueira com 45 dias eu já retirei e pnantei no vaso a piracantha que tive que tentar duas vezes.
Em roseiras, nunca fiz mas acredito que pode ser feito sem problema.
Em todas as plantas vc deve levar em conta o ciclo vegetativo da planta.
Três meses antes da plnanta começar lançar sua brotação anual, vc faz o alporque, aí a planta terá 90 dias para lancar raizes e as chances de sucesso são maiores.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, beleza Guardiao, eu estava pensando exatamente sobre a questao da brotaçao e o galho que eu iria fazer o alporque, agora nao sei se ainda hár tempo, pois o mesmo ja esta a brotar, mas quem sabe vou tentar, eu tenho um carinho muito grande por esta roseira, ganhei da minha sogra e plantei em um vaso aqui na casa da minha mae, e ela cresceu e sua floraçao é cada vez mais linda e estou tentando tirar muda faz um tempo e nada, entao pensei em fazer um alporque, enfim quando puder eu envio uma foto dela e da realizaçao do alporque vamos ver se dá certo...

Mas Valeu pelas informaçoes cara, abraço!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 9:06 pm    Assunto: Alporque Responder com citação

wellingtonfonsecan escreveu:
Poxa, beleza Guardiao, eu estava pensando exatamente sobre a questao da brotaçao e o galho que eu iria fazer o alporque, agora nao sei se ainda hár tempo, pois o mesmo ja esta a brotar, mas quem sabe vou tentar, eu tenho um carinho muito grande por esta roseira, ganhei da minha sogra e plantei em um vaso aqui na casa da minha mae, e ela cresceu e sua floraçao é cada vez mais linda e estou tentando tirar muda faz um tempo e nada, entao pensei em fazer um alporque, enfim quando puder eu envio uma foto dela e da realizaçao do alporque vamos ver se dá certo...

Mas Valeu pelas informaçoes cara, abraço!

Proucure um galho com que estaja iniciando a brotação e faz, no maximo vc perderá o trabalho e o galho da roseira.
Verifica na intenet, com certesa vc vai achar aolgo a respeito.
Boa sorte
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda não da pra ver as fotos!!!!!!!!!!
T + abraço!!!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 8:40 pm    Assunto: A Roseira! Responder com citação

Bom, vou apenas postar a foto da roseira e o galho que vou fazer o alporque, vale lembra que apenas estou postando as fotos fazendo referencia a tecnica de alporquia, pois fora isto a roseira nada tem haver com o bonsai, alias nem sei se haveria como fazer um bonsai de roseira, mas isto é um outro assunto, mas enfim para nao ficar devendo as fotos vou postar, ainda nao é o alporque mas apenas o galho que irei fazer, em breve ponho as fotos do alporque se for possivel pois o galho é um pouco fino caso alguem queira acrescentar algo fique a vontade...

A roseira



O galho para o possivel alporque, enfim, o plastico e a vara de rosca sem comentarios, foi um improviso que foi ficando, mas em breve sairá...



Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 7:37 pm    Assunto: Alporque... Responder com citação

Bom, como primeira experiencia, vamos ver como me saio, bom tive que improvisar algumas coisas haja visto que alguns objetos e ingredientes faltaram, mas vamos lá!

A bucha, consegui...



Ja o xaxim esta em estinçao, devido a isto estao vendendo uma alternativa a casca de coco e o fio de plastico ficou meio complicado amarrar entao usei fita adesiva, que serviu numa boa, segue os objetos ...



o anel, vale ressaltar a dificuldade de faze-lo em uma roseira cheia de espinhos foi complicado...



Aqui uma diferença, A casca de coco é meio ressecada e para manter certa umidade achei por bem pôr uma mistura peneirada de terra preta e esterco de gado, bem pouquinho mas coloquei e depois com burrifador molhei um pouco e cobri, bom nao sei se foi uma grande falta minha, mas na hora achei melhor fazer assim, me corrijam se errei...







finalizando...



Agora é aguardar e ver se vai dar certo bom espero que sim, abraços e fiquem a vontade quanto a correçoes, vleu!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Só pra constar, o galho foi mudado, escolhi outro pois o que eu havia escolhido os brotos estao crescendo com bastante vigor entao para nao destrui-lo caso algo desse errado achei por bem fazer o alporque em outro, abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Eu só não teria usado a terra e o esterco, mas creio que vai vingar!!!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa Joicimar espero que sim, eu tambem nao deveria ter usado, só que eu nao entendia a lógica do esterco, sendo o mesmo um adubo nao deve ser colocado onde ainda nao há raizes, pois nao há como alimentar o que nao tem boca(raizes), quanto a terra eu penerei, apesar de tambem haver a problematica do fungos que poderia complicar o alporque, enfim, é como eu disse ao Irmao Elio ha coisas no bonsai e no cultivo das plantas que um pouco de lógica nos leva a uma visao melhor de todo processo, mas vivendo e aprendendo rs!

Bom é isso, Abraçao Joicimar!!!!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal como prometido, e como o esperado estou postando a foto da minha nova rosa, infelizmente perdi as fotos no celular do meu irmao que eu tirei apos retirar o alporque, tinha apenas duas raizes, eu pensei de nao vingar, mas pra minha alegria olha ai como ela esta começando a brotar, estou tendo todos os cuidados com rega, pois ja perdi mudas por causa de má rega, bom espero que continue assim, depois eu atualizo com novas fotos...Abraços!!!!



_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Irmao Guardiao como ficou seu alporque, posta as fotos para gente ver...Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil