Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 9:30 pm Assunto: Yamadore de Pitangueira. Atualizado 26/02/12 |
|
|
Olá amgos aqui do forum.
Estava conversando com um amigo de minha mãe e falando de plantas, quando me disse que iria arrancar uma pitangueira de seu quintal. Me disse que tinha tomado esta decisão e até já tinha cortado a planta. Imediatamente me ofereci para arrancar para ele.
Quando cheguei lá não acreditei, pensei que era bem pequenininha mas vi um tronquinho até que com um potencial. Uma pena foi ver o que ele fez com a planta. Desceu o facão na bichinha e o que deu para salvar foi este toco, mas minha surpresa estava por vir quando fui cavando.. percebi que o nebari tinha um futuro... tive que arrancar um galho que nascia do lado e só.
Não tive como tirar fotos do yamadore pq estava muito longe de casa e o celular acabou a bateria. hehehehehe, não podia perder a oportunidade.
Olhem as fotos.
Ainda bem que sobrou algumas raizes capilares para a planta se reestabelecer. Acho que foi só o que sobrou.
Pasta cicatrizante na raiz pivotante.
Areia grossa e uma bacia novinha.... Exagerei no tamanho e quantidade de furos e começou a vazar um pouco para fora. Na proxima vai sair melhor.
Aqui com um parâmetro.
Como o nosso amigo Nick me ensinou, fiz o corte para tráz da frente que julguei ser melhor (na diagonal), assim a cicatriz fica escondida quando for mais velha mesmo que a planta não feche a madeira totalmente.
Bom é isso ai pessoal...
Vamos esperar a resposta dela agora e ver no que dá.
Abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Dom Fev 26, 2012 7:42 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 9:35 pm Assunto: |
|
|
Bem vertical... vai dar um pouco de trabalho para ficar um bom trabalho... mas, o material é ótimo! Agora é esperar pelas brotações mesmo!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Pedro.. não tem problema... o estilo que pretendo é o hokidachi... o tronco está perfeito para ele.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:32 pm Assunto: |
|
|
A, se é assim, sim!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:24 pm Assunto: |
|
|
com sorte ela vinga, apesar de não ser o momento propicio pra isso.
recebi de SP um pre bonsai laranjinha kinzu, cheia de pulgoes, uma tristeza, milhoes de raizes entrelaçadas, hoje foi dia de trabalho nos meus bonzais.
Incrivel, as pessoas não tem o minimo de carinho com as plantas. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 12:48 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald, Pitangueira pega fácil, mas nos próximos yamadoris procura sempre retirar a planta com um torrão de terra, evita deixar as raizes nuas, além de você estar aumentando muito as chances dela vingar, podem haver micro-organismos benéficos pra ela.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald
Bela planta, tomara que pegue, pois como comentado não é época para yamadori.
Boa sorte e nos de novidades de seu desnvolvimento. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 9:16 pm Assunto: |
|
|
Beleza mc. Vai vingar sim. Oportunidades devem ser aproveitadas.
Um moyogi tambem e uma opcao para ela. vai atualizando ai. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 10:19 pm Assunto: |
|
|
O grande problema de tentar trabalha-la no estilo moyogi seria o tachiagary (não seu direito como escreve... ) que é bem reto.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 10:47 pm Assunto: |
|
|
Olá mcdonald,tudo bem?
Uma idéia
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 12:28 am Assunto: |
|
|
André Luiz Santos escreveu: | Mcdonald, Pitangueira pega fácil, mas nos próximos yamadoris procura sempre retirar a planta com um torrão de terra, evita deixar as raizes nuas, além de você estar aumentando muito as chances dela vingar, podem haver micro-organismos benéficos pra ela.
Abraço! |
Olá André... verdade mesmo sobre as raízes.. mas nem pensei na hora, fui lavando com jato de água e saiu tudo muito fácil...
Vou rezar pra não morrer....
Ederson, Nikkey, Pedro e Jair... valeu pelas dicas e elogios... vamos torçer...
quando brotar eu posto fotos pra vcs...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 3:25 pm Assunto: Yamadori Pitangueira |
|
|
Olá mc!
Observei suas fotos, muito bom mesmo.
Agora, só um detalhe de uma observação que li aqui no forum, só não me pergunte aonde. Sei que foi em um tópico a respeito de um yamadori.
A observação que tinha era que não devemos passar pastas cicatrizantes
em raízes, pois existem microorganismos que são benéficos a planta, neste caso vc estaria evitando os mesmos.
Por favor Me corrija se eu estiver errado.
Pois também sou iniciante, e quero aprender o correto.
Aquele abraço cara! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 15, 2011 12:05 am Assunto: |
|
|
Sillas....
Seguinte... Li tb este tópico e o cara que respondeu no final foi o grande Nickfuri. Ele disse que os organismos benéficos não morrem e o risco de apodrecer as raízes com estes cortes grandes é muito grande. Uma das plantas que mais precisam dos microorganismos são os juníperus então a pitangueira não vai precisar tanto deles... pelo sim e pelo não prefiro não correr riscos.....
abração meu velho... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Mar 15, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Sillas....
Seguinte... Li tb este tópico e o cara que respondeu no final foi o grande Nickfuri. Ele disse que os organismos benéficos não morrem e o risco de apodrecer as raízes com estes cortes grandes é muito grande. Uma das plantas que mais precisam dos microorganismos são os juníperus então a pitangueira não vai precisar tanto deles... pelo sim e pelo não prefiro não correr riscos.....
abração meu velho... |
Grandeeee Nick!
Valeu pela dica Mc! |
|
|
 |
|