Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 2:16 pm Assunto: Mudas de jabuticaba por estaquia, vale a pena! |
|
|
Olá amigos, eu ví uma matério do Geraldo onde ele fazia estaquias de jabuticabeira.
Inicialmente eu num botei muita fé não, mas a curiosidade falou mais alto, foi quando
mostrei a matéria para o meu pai e ele se dispos a me ajudar, e ele arrumou um galho de jabuticabeira.
Abaixo eu fiz uma espécie de passo a passo.
Façam pois vale muito a pena.
Essa primeira é uma que eu já coloquei no substráto. ela já emitiu várias brotações.
1
Detalhe dos brotos...
2
Detalhe do tronco com uma parte descascada, essa parte é a que vai dentro do potinho
com água, esse potinho foi anexada uma mangueira (eu usei conduite, mas pode ser qualquer
tipo de magueira).
3
Mais uma ves o detalhe de onde o tronco foi descascado.
4
Detalhe para a brotação dessa segunda estáca.
Essas brotações se desenvolveram após as estacas ficarem com a parte descascada mergulhadas
na água. Demoraram em torno de 3 semanas para brotarem.
5
Agora a estaca dentro do pote com o conduite imbutido. Aí é só encher o pote de água.
Lembrando que o galho usado já frutificou, o que aumenta as chances de obtermos um bonsai
que frutifica.
6
Detalhe do conduite usado.
7
Aquié um pequeno esquema de como vai funcionar a bagaça!
8
Agora é esperar, vou ver se futuramente tento com outras especies.
Se der certo acho essa tecnica mais vantajosa que a estaquia pois vc pode acompanhar a muda mais de perto uma vez que podemos levá-la para casa _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
João Crédito 1.o PASSO

Registrado: 30/06/10 Idade: 40 Mensagens: 109 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sex Nov 11, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!!!
Quanto tempo para emitir raizes? |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 2:55 pm Assunto: |
|
|
João, sinceramente eu não sei mas acredito que seja acima de seis meses, mas acho que vale a pena uma vez que obteremos um bonsai apto a dar frutos...
Continue acompanhando esse tópico no Minha Arvore e a sua opinião.
Moderadores se quiserem podem excluir esse tópico aqui. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
bahiensis

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
E ai ? Diga-nos do progresso ! |
|
|
 |
Darci
Registrado: 17/08/10 Idade: 69 Mensagens: 49 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Fev 11, 2012 4:01 pm Assunto: |
|
|
Essa estaca teve bom enraizamento? Vou acompanhar para aprender esse processo. |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 6:36 pm Assunto: |
|
|
Meu Deus, cara... então é isso? Venho à meses tentando fazer estaquia de minha jabuticabeira. Já plantei mais de 10 mudas em diferentes condições de solo e local. Nenhuma brota. Vou fazer experiencia igual a sua e voltarei a reportar. Obrigado. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
Darci
Registrado: 17/08/10 Idade: 69 Mensagens: 49 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 8:18 pm Assunto: |
|
|
Estou fazendo uma Alporquia com Pitanga e com 50 dias apareceram raizes.Vou esperar até 90 dias para ter mais raizes.Pena que nao tenho uma Jabuticaba de porte para fazer uma Alporquia pois de estaca eu já desisti. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 8:37 pm Assunto: |
|
|
Darci parabéns, as pitangas são difíceis de enraizar pelo método de estaca e alporque, como você fez o procedimento  |
|
|
 |
Marcelo de Freitas Bitenc

Registrado: 05/08/12 Idade: 45 Mensagens: 42 Localização: Queimados-RJ
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 4:13 pm Assunto: Re: Mudas de jabuticaba por estaquia, vale a pena! |
|
|
BRILHANTE E PERFEITO, MAS LEVOU QUANTO TEMPO PARA ENRAIZAR? _________________ A toda minha Família Bonsai Sempre |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 10:13 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, infelizmente nunca tivemos o retorno se esta estaca realmente enraizou. Brotação não significa enraizamento. Mesmo no outro tópico que consta esta experiência não tem o resultado final da estaca enraizada. Não estou dizendo que a técnica nunca funciona. Pode funcionar, mas até agora ninguém apresentou aqui o resultado prático. E muitos dos que tentaram, entre os quais eu me incluo, a estaca brota, mas nunca chega a enraizar, vindo a secar no futuro, muitas vezes leva mais de um ano para mostrar que não enraizou e acaba secando. Entào é como foi colocado no outro tópico, vale a pena como experiência, mas o tempo e o resultado realemnte são duvidosos...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Qui Set 20, 2012 8:14 pm Assunto: |
|
|
Um amigo meu tentou essa técnica e não conseguiu enraizamento. Muitas estacas lenhosas - acerola, primavera, etc - iludem, pois emitem brotações sem emitir raiz. Isso ocorre pela grande quantidade de reserva que uma estaca lenhosa possui, o problema é que muitas espécies não tem uma indução forte o bastante para criar raiz por si só.
A jabuticabeira é uma caso particular, ela possui o que muitos chamam de "juvenilidade invertida", ou seja, fisiologicamente sua base se comporta como um tecido mais maduro que seu ápice. O problema é que vc sempre tira estaca e alporque das pontas dos galhos.
Trabalhos com MEGA-alporques em jabuticaba deram resultados satisfatórios, tanto quanto estaquia de ramos herbáceos pós-poda. Estimulantes só fizeram efeito em dosagens altíssimas (+/- 8000mg).
RESUMINDO: são plantas como a jabuticaba que farão vc realmente exercitar a paciência de bonsaísta, rsrs |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 22, 2012 3:12 pm Assunto: |
|
|
É, infelizmente tenho uma péssima notícia para dar a respeito dessas jaboticabeiras.
Eu saí da casa dos meus pais pois agora estou trabalhando, o meu pai ficou cuidadando das jaboticabeiras.
Algumas deram até flor e pequenos frutos, mas raiz que é bom num deu nada, o tronco até começava uma sicatrização na base onde foi descascada, entretando não enraizou.
Penso que como o amigo Isaax falou poderiamos oferecer uma dose mais forte de enraizador (eu não utilizei nada, pois fui embora e não poude acomapanhar mais as estacas).
Mas serviu como experiência.
Talvez a técnica até possa nos render bons frutos o problema é que eu não pude conduzir a acompanhar como merecia.
Um grande abraço a todos... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Sáb Set 22, 2012 3:31 pm Assunto: |
|
|
Tenta alporque um mês antes da época de florescimento. Ela estará no auge do acumulo de reservas e a chance de enraizar é muito grande!
VAI Q PEGA... |
|
|
 |
|