Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lorrane123
|
Enviada: Qui Jan 24, 2013 3:47 pm Assunto: Ficus que so brota em um lugar do tronco |
|
|
boa tarde gente! amigos alguem tem um explicação e solução para essa minha planta? eu nao intendo ele criou um broto bem no meio do que seria a frente da planta e depois criou mais um monte de broto tudo em cima do mesmo lugar =S mt estranho pq isso acontece? e o que devo fazer pra resolver? seguem as fotos! brigadinha ai galera..
agradeço as ajudas gente [/list] |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jan 24, 2013 4:15 pm Assunto: |
|
|
É uma situação difícil de reverter, sugiro continuar o trabalho com que tens em mão, muito bom material inclusive.
Da pra amputar este tocão em diagonal, fazendo com que os brotos sejam a continuação do tronco. Existe uma grande quantidade de brotos saindo do mesmo lugar. Uma opção seria escolher um deles, bem posicionado para continuar o tronco, eliminando o resto. A marca do tronco grosso serrado pode ser trabalhada com retífica ou outra maneira que quiser. O broto escolhido se deixado crescer livremente por um tempo, vai puxar o diâmetro da base, emparelhando consigo mesmo, dando um efeito especial de conicidade.
Trabalhar o toco em madeira morta como está, num fícus não é muito natural, já se fizer o corte em diagonal, terá um Uro natural em até poucos anos, pois os fícus cicatrizam muito rápido.
Fazer brotar em outros pontos acho difícil. Só com enxertos, se ainda estiver circulando seiva pelo local pretendido.
Bom esta é minha ideia, avalie outras possibilidades também...
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jan 24, 2013 8:53 pm Assunto: |
|
|
Perfeita a colocação do Marco.
Eu faria isso mesmo e acho que tentaria um enxerto num ponto mais alto, mas isso é bem arriscado. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 1:50 am Assunto: |
|
|
Olá Lorrane123, estou com o mesmo problema em 2 exemplares de ficus que parecem ser boni como o seu.
Eu vou fazer enxertos de galhos nos troncos. Vou fazer por encostia e também através de ponteiras de galhos da própria planta.
Pode ser uma saída para o seu também. Só não sei qual a melhor época para isto, início primavera ou no verão.
Depois posto os resultados. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Lorrane123
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 11:52 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa corre seiva pela planta toda ainda é um boa o enxerto.. obrigada
André Rocha thanks por responder
ricardo paiva acho que vou optar pelo enxerto mesmo de encostia como vc esta pretendendo na sua.. vc sabe o motivo de acontecer isso ai? ela era uma planta que brotava normal em varios locais dai dpois da poda drastica aconteceu isso, obrigada pela dica
vlw gente |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 3:28 pm Assunto: |
|
|
Lorrane, veja se o outro lado não secou!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 12:03 pm Assunto: |
|
|
Minha ideia é mais ou menos essa...lapidar este tocão, dando conicidade pro conjunto, continuando o tronco com um galho somente, o galho apontado pela seta vermelha, os demais cairiam fora, deixaria este galho crescer livre por um tempo para que engrossasse...
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lorrane123
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 6:39 pm Assunto: |
|
|
Elio não secou não.. todo o tronco esta verdinho quando raspo tem chance ainda de brotar? ou so por enxertia mesmo?
MarcoBonsaiPoa sera que iria ficar legal desse jeito ai? acho tao radical vc nao acha? kkk vc tentaria enxerto? ou partiria logo pra essa ideia ai? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 9:06 pm Assunto: |
|
|
Lorrane, a idéia do Marco é boa só que vai demorar um bocado de tempo para equilibrar os diâmetros. Umas 3 enxertia por encostia, atrás, trará um resultado mais rápido para fazer um hokidashi.
É questão de decidir! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|