|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 4:52 pm Assunto: FICUS SELVAGEM |
|
|
Á ALLGUNS MESESMANDEI UMA FOTO DESSA ESPÉCIE DE FICUS,,NINGUÉM SABE QUAL É,,,CHAMO DE SELVAGEM,,ELE OCORRE AKI EM BELÉM NOS BOEIROS,,SARJETAS,,EM CIMA DE MUROS ,,ASSIM COMO AS OUTRAS VARIAÇÕES DESSA ESPÉCIE.AKI VAI O MAIOR E O MENOR DAS 5 PLANTAS QUE TENHO.
 _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 6:20 pm Assunto: |
|
|
sera que nao é o ficus organensis?
eu tenho alguns desse aqui também pelo menos e parecido as folhas... me falaram que e o organensis... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
Aki no Espirito Santo tambem tem muito desse, nasce em calçada, muro, ate nas brexinhas do asfalto...
Tenho uns aki, ja adianto uma coisa, pode fazer o que quiser que ele não morre e brota que nem num sei o que!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Cara esse ficus é muito comum aqui em Goiás, principalmente em fazendas,sendo ele chamado popularmente como gameleira, todavia, essa espécie é ficus clusifólia. Tenho um exemplar dessa espécie que está comigo a mais de 12 anos, o adiquirí quando era uma simples mudinha. Muito resistente, de fácil propagação e muito bom de se trabalhar, já que este foi minha cobaia por muito tempo, já que só a pouco é que me dediquei ao estudo do bonsai e suas técnicas. Esse primeiro te renderá um belo mine bonsai.
Abraço! |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:02 pm Assunto: |
|
|
Vlw... Edmilson tirou a duvida do Rogério e minha... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 9:32 pm Assunto: |
|
|
Que bom que fui útil a vocês. Estou com um desses com cerca de 4 cm de tronco, estou deixando ele engordar e fazer um mame. Tenho outro também com uns 12 cm mais ou menos e da grossura de um cabo de vassoura. Além desses dois que pretendo formar um mine bonsai, tenho um outro plantado no chão o qual formarei um moyogi, shoin, está no chão a mais ou menos 2 anos recebendo as intervenções necessárias, mantendo sempre um galho de sacrifício para garantir sua engorda. Já minha planta mais velha, a pouco aramei e fiz um enxerto para melhorar o nebari que já é muito bom. Falei tudo isso para demonstrar a facilidade de se conseguir exemplares dessa espécie, nunca respeitei as estações do ano com essa planta e ainda já fiz 4 desfolhas em um ano para aumentar ramificação e nunca secou um galho.
Em minha opinião dentre os fícus, esse só perde para o retusa que ao meu ver, é inconfundivelmente a melhor planta para se trabalhar sempre chegando a bons resultados, sejam eles executados por iniciantes ou por veteranos na arte.
Fica aqui meus votos de sucesso com essa magnifica espécies, quero acompanhar cada passo...
Abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 2:32 pm Assunto: HUM,,, |
|
|
EU TENHO 5 EXEMPLARES TODOS COLIDOS PELA RUA(HEHEHEHE)ESTOU DEIXANDO ELES EM BAIXO DA ÁGUA DO AR CONDICIONADO,,,ESTÁ TENDO UMA ÓTIMA EVOLUÇÃO.
VALEU PELO ESCLARECIMENTO DA CLASSIFICAÇÃO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 26, 2012 6:27 pm Assunto: É |
|
|
ESTÁ ASSIM.
 _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 27, 2012 6:05 am Assunto: |
|
|
Show de bola esse ficus Rogerio.
UM pitaco não seria melhor retirar essa raizes mais grossas e desenvolver as menores mais bem situadas?
Ou quem sabe até posiciona-las de uma maneira mais radial por meio de aramação..
abraços amigo.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 27, 2012 9:53 am Assunto: É |
|
|
POIS É MÁRCIO,,,ACHO QUE VOU DAR ELE DE PRESENTE PRUM AMIGO,,,E COMO TRANSPLANTEI ESSES DIAS,NÃO QUERO MEXER MUITO.HJ TIREI DOIS ALHOS E FIZ UMA PEQUENA ARAMAÇÃO E TRACIONAMENTO.VOU ESPERAR ELE SE RECUPERAR.SE EU DER DE PRESENTE A PESSOA É QUEM VAI TRABALHÁ-LO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|