Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 02, 2013 3:03 pm Assunto: Trabalhar raízes aéreas a partir de alporquia? É possível? |
|
|
Boa tarde pessoal
Tive uma ideia aqui (porém não sei se é viável) olhando para o tronco de uma jabu que eu possuo, que é muito longo. Sei que esteticamente o ideal, por ele ser longo, seria fazer uma alporquia e tirar duas mudas dali, pois acho o nebari dela interessante e a copa também.
Porém, estava pensando. É possível a partir da alporquia trabalhar as raízes aéreas por cima do tronco e do nebari (sem cortá-lo) e tentar fundi-los com o tempo? Sei que é possível fazer isso em raízes expostas e tal. Tenho receio de ficar algo grosseiro. Alguém já tentou algo assim?
Se estiver meio complicada a pergunta eu tento fazer um desenho ou foto..
Valeu quem puder ajudar
Abraço a todos! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 02, 2013 4:16 pm Assunto: |
|
|
Fazer alporquia em jabuticaba é quase impossível. 1% de chance de dar certo e ainda assim levaria mais de 1 ano.
Essa técnica de fusão de raízes é mais comum em fícus no estilo banyan e no caso não se utiliza uma alporquia completa, mas apenas raízes estimuladas em pontos estratégicos e, na maioria das vezes é feito enxerto de galhos e tronco com outras plantas, com as raízes já desenvolvidas. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 02, 2013 9:34 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Marco.
Poxa! 1% ?? É...acho que nas jabus não dá não!
Vou trabalhar apenas o nebari dela então...acho que vai ficar difícil a alporquia.
Nessa primavera gostaria de transplantá-la, pois ela está em um vaso grande e ela não foi plantada com o intuito de virar bonsai. Estou com medo do pivotante dela estar todo emaranhado. Dessa forma trabalharia o nebari.
Li que é bom diminuir um pouco a copa pois ela não terá raízes suficientes para nutri-las. Ao mesmo tempo isso não vai contra o princípio de nunca mexer nas raízes e na copa ao mesmo tempo??
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 02, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
A recomendação principal é para não realizar muitas intervenções ao mesmo tempo, mas tem coisas que tem que ser feitas. Se a planta nunca sofreu uma poda drástica o ideal é que isso seja feito no inverno e posteriormente o transplante na primavera. Coloque uma foto dela que fica mais fácil para sugerir um caminho. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 9:10 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Marco, foi mal pela demora...estava esperando a dar uma trégua para tirar umas fotos.
Como dá para ver nessa foto, ela ainda tá com a copa toda por trabalhar.
O tronco dela é um pouco comprido, por isso havia pensado na alporquia:
Eu estou mais focado no nebari, pois como te falei...ela precisa de uma poda nas raízes e de troca de substrato esse ano...com certeza! A raiz pivotante dela deve estar enorme e tudo emaranhado! Porém na copa...há o problema de estética com esses galhos se sobrepondo...
Se quiser sugerir um estilo..alguma ideia...por favor..fique à vontade.
E pra finalizar....ainda tenho dúvidas quanto à poda dessas raízes.
Caso essas raízes laterais estejam muito profundas.
Abraço e valeu pela atenção _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 10:31 pm Assunto: |
|
|
Boa noite, sem problema nenhum pela "demora".
Eu vejo dois caminhos, que na verdade são os dois caminhos possíveis para qualquer planta nesse estágio.
1º- Deixar crescer para o tronco engrossar, depois com o tronco mais grosso decidir se mantém o atual estilo ou altera alguma coisa. O problema disso é que você teria que plantá-la em um balde muito grande ou diretamente no chão.
2º- Reduzir drasticamente a altura para fazer um mame. Como o tronco é reto o caminho mais natural é o hokidachi. O chokkan também é possível, mas é necessário um trabalho mais detalhado para dar conicidade ao tronco. Também seria possível inclinar o tronco e recomeçar todo o trabalho como moyogi, etc.
Obs.1. As raízes não têm nada de errado, são muito promissoras, deixe a planta engrossar para que elas fiquem mais grossas e ainda melhores. Uma coisa que você pode fazer é podar a pivotante e replantá-la com um pratinho em baixo para que essas raízes se desenvolvam de forma ainda mais radial.
Obs.2. Podar as raízes só quando a estrutura do bonsai estiver pronta e você começar a reduzir, gradualmente, as raízes para colocá-lo em um vaso de bonsai. Fora isso só se mexe nas raízes nessa fase de construção com fins estéticos, caso do "pratinho".
Acho que com o que você tem em mãos eu faria o seguinte:
1º- replantá-la em um vaso bem grande ou no chão com um pratinho em baixo;
2º- deixá-la crescer e engrossar por alguns anos, sem podas;
3º- fazer uma poda drástica para criar um hokidachi;
4º- por último começar a reduzir as raízes para adaptá-las para o vaso de bonsai e construir a copa.
Exemplo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9204 |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 06, 2013 6:52 pm Assunto: |
|
|
Opa Marco!
Perfeita explanação.
Concordo com você em gênero número e grau. O hokidachi será um bom caminho para ela, até porque não consigo imaginar como inclinar o tronco dela, pois acho que ele já passou dessa "fase", seu tronco já é bem rígido. Esse link que você enviou será de grande ajuda para os próximos passos.
No caso, se eu replantá-la para que ela cresça, cortando somente o pivotante, o balde poderia ser trocado por uma bandeja bem larga? Já que não interessa o crescimento das raízes para baixo. Ou você acha que para o engrossamento do caule o balde com pratinho melhor? Aqui em casa até dá para plantá-la no chão. Mas tenho cachorro..Ele vai acabar urinando nela.. hahaha.
Abração, e obrigado mais uma vez! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 06, 2013 8:49 pm Assunto: |
|
|
Se você tem como plantá-la no chão não perca essa oportunidade.
Você poderia pegar um balde grande, cortar o fundo dele fora, fazer vários furos na lateral para melhorar a aeração do solo e enterrá-lo um pouco diretamente no chão, assim ele ficaria longe do cachorro e as raízes penetrariam no solo fazendo com que o crescimento seja o mais acelerado possível, quem sabe você até não se estimula a esperar vários anos para ter um hokidachi bem grosso. Ter chão disponível é o sonho de todo o bonsaista. Eu acredito que seja melhor colocar um pratinho embaixo das raízes, pois, um vaso largo não teria espaço suficiente para que ela cresça tão bem como as outras opções.
Como substrato você pode usar alguma das "receitas" que têm no fórum, para facilitar eu uso areia de construção misturada com terra preta, 3 partes de areia para uma de terra, colocados no balde sem fundo sobre a terra. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 08, 2013 11:42 pm Assunto: |
|
|
Opa Marco!
Essa técnica aí é sensacional. Eu tô tirando várias alporquias de uma acerola aqui..que responde rápido no crescimento de raízes...vou tentar fazer um casco desse!
Valeu mesmo pela ajuda...já sei como procederei.
Vou esperar a melhor época para fazer as intervenções e quando tiver alguma evolução...eu posto aqui. Só preciso encontrar também um lugar aqui em casa...que bata Sol direito (para plantá-la no chão) Porque aqui ou é 8 ou 80...se não bate sol o dia todo...é um inferno tórrido..hehehehe
Abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 08, 2013 11:43 pm Assunto: |
|
|
Opa Marco!
Essa técnica aí é sensacional. Eu tô tirando várias alporquias de uma acerola aqui..que responde rápido no crescimento de raízes...vou tentar fazer um casco desse!
Valeu mesmo pela ajuda...já sei como procederei.
Vou esperar a melhor época para fazer as intervenções e quando tiver alguma evolução...eu posto aqui. Só preciso encontrar também um lugar aqui em casa...que bata Sol direito (para plantá-la no chão) Porque aqui ou é 8 ou 80...se não bate sol o dia todo...é um inferno tórrido..hehehehe
Abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 5:23 pm Assunto: |
|
|
Opa Marco..como você foi a única alma caridosa que me ajudou nesse forúm até agora...
Você poderia me ajudar com uma Carmona?
Que ninguém responde meu tópico! hahaha
tá aqui ó:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23337
|
|
 |
|