|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Toni Ferreira
Registrado: 09/07/10 Idade: 82 Mensagens: 25 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Qua Dez 26, 2012 12:23 am Assunto: Corte de alporque |
|
|
Estou dividindo um pré-Bonsai de Ginkgo biloba atravéz de um alporque,pois a planta estava muito alta (50cm). O alporque deu resultado e apresenta 15 raizes de 2 a 3cm. Minha dúvida é se essa quantidade de raizes alimentará a parte superior do alporque, que está bastante desenvolvida e com muitas folhas e um galho novo.O alporque foi feito em 06/10/2012.Posso cortá-lo ?? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 28, 2012 2:10 pm Assunto: |
|
|
Toni, raízes com esse comprimento são muito novinhas. Elas precisam começar a ficar na cor marrom. As brancas são muito novas.
melhor esperar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Toni Ferreira
Registrado: 09/07/10 Idade: 82 Mensagens: 25 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 2:17 am Assunto: |
|
|
Alo, Elio ,
Na verdade ,as raizes já estão com a cor marron, apenas com as pontas brancas.São grossas e já bifurcando.De qualquer maneira, vou praticar a conduta principal de nossa arte : Paciência.
Obs.: Minha preocupação é com a possibilidade das raizes "envelhecerem demais".
Tenha um Feliz Ano Novo ,com muitas realizações bem sucedidas. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 10:44 am Assunto: |
|
|
Toni Ferreira escreveu: | Alo, Elio ,
Na verdade ,as raizes já estão com a cor marron, apenas com as pontas brancas.São grossas e já bifurcando.De qualquer maneira, vou praticar a conduta principal de nossa arte : Paciência.
Obs.: Minha preocupação é com a possibilidade das raizes "envelhecerem demais".
Tenha um Feliz Ano Novo ,com muitas realizações bem sucedidas. |
OK, Toni, entendi! As raízes não "envelhecem" tão rápido. Apenas cuidar para não faltar umidade ao substrato, pois nesse ponto elas já "bebem" água. Eu costumo nessa situação injetar com uma seringa, um pouco de água, sem encharcar, caso vc esteja usando fechamento total com plástico.
Ah, deixe para retirar o alporque no final do verão!
Abraço e Feliz Ano Novo! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Sáb Dez 29, 2012 5:40 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
CARLOS PEREIRA

Registrado: 08/10/12 Idade: 42 Mensagens: 93 Localização: SANTIAGO-RS
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 3:45 pm Assunto: |
|
|
OLÁ ÉLIO, APROVEITANDO O ASSUNTO, TENHO UM ALPORQUE EM UMA CALIANDRA, TEM BSST RAIZ TB, DEVO ESPERAR ATÉ O FIM DO INVERNO TAMBÉM?
ABRAÇOS... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 5:39 pm Assunto: |
|
|
CARLOS PEREIRA escreveu: | OLÁ ÉLIO, APROVEITANDO O ASSUNTO, TENHO UM ALPORQUE EM UMA CALIANDRA, TEM BSST RAIZ TB, DEVO ESPERAR ATÉ O FIM DO INVERNO TAMBÉM?
ABRAÇOS... |
Carlos, pode cortar o alporque no final do verão. Não precisa esperar final do inverno.
Agora não pq tem feito um calor muito forte, certo!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
CARLOS PEREIRA

Registrado: 08/10/12 Idade: 42 Mensagens: 93 Localização: SANTIAGO-RS
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
OK ÉLIO, VERÃO SIM...
OBRIGADO PELA ATENÇAO... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 31, 2012 10:25 am Assunto: |
|
|
Toni, referente ao ginkgo, também concordo com meu xará de que o negócio é esperar. Mas veja bem, fazendo a retirada no final do verão, em função dele estar entrando em dormência ele não irá mais brotar antes da primavera. Por este motivo eu prefiro retirar os alproques de ginkgo (já devo ter feitos uns 50 no mínimo) já durante o inverno, quando estão sem folhas. Se retirar enquanto ainda tem folhas, a perda hídrica poderá ser maior do que as raizes conseguem repor, levando a planta a desidratação.
então ao retirar quando estiverem sem folhas, ele já vai se estabelecendo no novo local e quando chegar a primavera soltará brotação com toda a força.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Toni Ferreira
|
Enviada: Sex Mar 22, 2013 12:45 am Assunto: Corte de Alporque |
|
|
Alo amigos que postaram suas respostas, volto a postar para contar que fiz o corte do alporque em meados de fevereiro.Inicialmente ele suportou bem, mas aos poucos foi perdendo muitas folhas e restou apenas UMA, a qual ainda está resistindo, apesar do alporque ter brotado muito bem em vários locais ultimamente. Por PRESSA ,creio que cortei o alporque muito cedo e quase perdi a planta.Que sirva de exemplo para outros casos semelhantes.
Obrigado a todos. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Mar 28, 2013 11:15 pm Assunto: |
|
|
Toni,
Acontece. Muitas plantas perdem as folhas após algumas intervenções. Não se preocupe, pois é perfeitamente aceitável essa reação, principalmente em plantas caducifólias.
Abraços. |
|
|
 |
Toni Ferreira
|
Enviada: Sex Abr 26, 2013 7:58 pm Assunto: |
|
|
Estive fora por algum tempo, não postando o desenvolvimento da planta referida.Hoje ,tanto a parte superior como a base-mãe estão muito bem, já apresentando algumas características outonais.Oportunamente , postarei fotos das duas "mudas", provavelmente no início da primavera.
Grato pelas postagens dos amigos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|