FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Finalmente RESEDÁ.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 10:38 am    Assunto: Finalmente RESEDÁ. Responder com citação

Amigos como todos sabem a mais de um ano venho tentando encontrar um reseda pois não possuo nenhum exemplar desta especie em meu modesto viveiro.

Pois resolvi sair a caça pela cidade rsrsr.

Depois de muito procurar e selecionar, pois sou chato em fazer yamadori se é pra fazer esforço que não seja em vão rss.

Me deparei com esse tocão que achei muito promissor, ele tem muita madeira morta para se trabalhar com retifica e muita parte podre para ser retirada.

Localizei apenas dois veios de parte viva, um na parte da frente com alguns galhinhos, e outra na parte de traz, o resto é madeira morta e podre.

Vista da frente:
[/img]

Com Referencia:

Outro angulo:
[/img]

Lateral:

Parte de traz:
[/img]

Estou aberto a sugestões Very Happy :

Gostaria da ajuda dos amigos para saber oque eliminar e oque deixar, pois pretendo retirar toda a madeira ''podre'', mas a morta gostaria de deixar para quem sabe usar para compor o conjunto tipo jin ou shari...

Alguma sugestão?

abraços a todos....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, também não possuo nenhum roseda na minha coleção, mas já iniciei uma alporquia a cerca de 30 dias, logo logo terei um também. A respeito da madeira morta que você mencionou em trabalhar com retífica, se vc possui qual o modelo de sua retífica, estou querendo comprar uma e estou em duvida.

T + abraços!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo material! Vou acompanhar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Marcio !

Tenho alguns resedas de yamadóri e são muito bons de trabalhar . Uma das dificuldades que encontrei foi interromper o processo de apodrecimento da madeira morta .

A parte morta , seca, é modelada com ferramentes para que fique o mais natural possivel , protegemos com calda sulfo e cuidamos . Mas de tempos em tempos partes vão se decompondo .

O que causa a podridão , quando a madeira se desmancha, são os cupins e outros invasores que proliferam dentro da madeira se alimentando dela , a umidade tb acelera o processo, e apesar de estar firme por fora , por dentro continua apodrecendo .

Retire a maior quantidade de madeira podre possivel e cuide do restante , acredito que sobrará 30% deste tronco , mas o veio vivo formará a nova copa ...

Otima coleta , parabens e boa sorte...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 6:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Márcio, vc conseguiu um material promissor, mas primeiro deverá cuidar de sua recuperação, antes de pensar em trabalhar com retifica ou outras ferramentas de formatação. O importante, como bem frisou o nobre colega Bonsergio, é cuidar da retirada dessa material apodrecido, pois ele poderá comprometer todo o restante da planta. Então, munido de ferramentas simples, como faca curta, ou canivete, formões pequenos ou goivas de marcenaria, vá cuidadosamente desbastando a madeira, de cima para baixo, eliminando essa matéria apodrecida.

Vale usar alicates tambem, como o bola ou o de corte lateral, ou mesmo universal, para "puxar" parte do material decomposto e facilitar sua retirada e limpeza. Eu cuidaria de eliminar totalmente a parte não viva, preservando apenas um pequeno material, justamente próximo das brotações existentes.

Uma coisa precisa ficar bem clara: calda sulfocalcica não protege a madeira seca da planta. Ela apenas evita a proliferação de agentes patógenos nessa área. A unica proteção para evitar apodrecimento em area exposta é evitar que a agua, seja da rega diária, ou da chuva, atinja a madeira exposta, seja um shari ou jin.

Ilude-se quem pensa estar protegendo a madeira seca aplicando camadas e mais camadas de calda sulfocalcica. Aliás, alguns cultivadores chegam ao cumulo de aplicar selador incolor ou mesmo cola de madeira para proteger essa parte exposta de suas plantas, mas a ação deleutéria da agua, continuadamente irrigando a area, irá destruir todo o trabalho nela executado, independentemente de usar esses materiais ou não.

O bonsaista brasiliense Francisco Lustosa, grande amigo, que possui um acervo de ótima qualidade, há muito executa belissimos trabalhos em madeira morta em grande parte das plantas de sua coleção. Ele é bem enfático sobre o que fazer para prevenir a ação devastadora da agua: cuidar de manter a madeira exposta bem protegida da agua, seja ela proveniente da rega diária, seja de chuva ou similar. Vale até mesmo usar um plastico cobrindo a madeira, para proteger, quando da irrigação do solo, que deve ser a mais leve possível. Usa-se materiais resistentes, como por exemplo o DUREPOX, ou EPOXI, para proteger a base exposta do tronco, ou sob ele, garantindo assim maior durabilidade nesses casos.

Eu sugiro a retirada total dessa madeira morta e apodrecida, bem como de toda a madeira que não será aproveitada no futuro bonsai. Aplicar uma boa camada de durepoxi na area rente ao solo, cobrindo-a, bem como na base (sob a base da planta). Embaixo do durepoxi, use sempre uma ótima pasta cicatrizante, que protege contra a ação de agentes nocivos e prejudiciais. Mantenha apenas a parte ainda verde da madeira, sendo com ela que irá trabalhar, usando as brotações que a planta emitir, para então formatar a estruturação aerea de sua planta. Desnecessário dizer que não há projeção possível diante desse quadro, mesmo pq a planta deverá ser totalmente recuperada, o que só acontecerá quando retomar o ciclo vegetativo, com a emissão de novas e vigorosas brotações.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 6:42 am    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Ola Marcio !

Tenho alguns resedas de yamadóri e são muito bons de trabalhar . Uma das dificuldades que encontrei foi interromper o processo de apodrecimento da madeira morta .

A parte morta , seca, é modelada com ferramentes para que fique o mais natural possivel , protegemos com calda sulfo e cuidamos . Mas de tempos em tempos partes vão se decompondo .

O que causa a podridão , quando a madeira se desmancha, são os cupins e outros invasores que proliferam dentro da madeira se alimentando dela , a umidade tb acelera o processo, e apesar de estar firme por fora , por dentro continua apodrecendo .

Retire a maior quantidade de madeira podre possivel e cuide do restante , acredito que sobrará 30% deste tronco , mas o veio vivo formará a nova copa ...

Otima coleta , parabens e boa sorte...

Bonsérgio muito bom suas colocações amigo realmente creio que vai sobrar muito pouco deste tocão.

Depois de devidamente recuperada terei muito trabalho prazeroso para realizar acredito eu rsrs

Mas de qualquer forma obrigado por compartilhar a experiencia.

abraços amigo..
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 6:52 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Márcio, vc conseguiu um material promissor, mas primeiro deverá cuidar de sua recuperação, antes de pensar em trabalhar com retifica ou outras ferramentas de formatação. O importante, como bem frisou o nobre colega Bonsergio, é cuidar da retirada dessa material apodrecido, pois ele poderá comprometer todo o restante da planta. Então, munido de ferramentas simples, como faca curta, ou canivete, formões pequenos ou goivas de marcenaria, vá cuidadosamente desbastando a madeira, de cima para baixo, eliminando essa matéria apodrecida.

Vale usar alicates tambem, como o bola ou o de corte lateral, ou mesmo universal, para "puxar" parte do material decomposto e facilitar sua retirada e limpeza. Eu cuidaria de eliminar totalmente a parte não viva, preservando apenas um pequeno material, justamente próximo das brotações existentes.

Uma coisa precisa ficar bem clara: calda sulfocalcica não protege a madeira seca da planta. Ela apenas evita a proliferação de agentes patógenos nessa área. A unica proteção para evitar apodrecimento em area exposta é evitar que a agua, seja da rega diária, ou da chuva, atinja a madeira exposta, seja um shari ou jin.

Ilude-se quem pensa estar protegendo a madeira seca aplicando camadas e mais camadas de calda sulfocalcica. Aliás, alguns cultivadores chegam ao cumulo de aplicar selador incolor ou mesmo cola de madeira para proteger essa parte exposta de suas plantas, mas a ação deleutéria da agua, continuadamente irrigando a area, irá destruir todo o trabalho nela executado, independentemente de usar esses materiais ou não.

O bonsaista brasiliense Francisco Lustosa, grande amigo, que possui um acervo de ótima qualidade, há muito executa belissimos trabalhos em madeira morta em grande parte das plantas de sua coleção. Ele é bem enfático sobre o que fazer para prevenir a ação devastadora da agua: cuidar de manter a madeira exposta bem protegida da agua, seja ela proveniente da rega diária, seja de chuva ou similar. Vale até mesmo usar um plastico cobrindo a madeira, para proteger, quando da irrigação do solo, que deve ser a mais leve possível. Usa-se materiais resistentes, como por exemplo o DUREPOX, ou EPOXI, para proteger a base exposta do tronco, ou sob ele, garantindo assim maior durabilidade nesses casos.

Eu sugiro a retirada total dessa madeira morta e apodrecida, bem como de toda a madeira que não será aproveitada no futuro bonsai. Aplicar uma boa camada de durepoxi na area rente ao solo, cobrindo-a, bem como na base (sob a base da planta). Embaixo do durepoxi, use sempre uma ótima pasta cicatrizante, que protege contra a ação de agentes nocivos e prejudiciais. Mantenha apenas a parte ainda verde da madeira, sendo com ela que irá trabalhar, usando as brotações que a planta emitir, para então formatar a estruturação aerea de sua planta. Desnecessário dizer que não há projeção possível diante desse quadro, mesmo pq a planta deverá ser totalmente recuperada, o que só acontecerá quando retomar o ciclo vegetativo, com a emissão de novas e vigorosas brotações.

Nick meu amigo obrigado por responder, como sempre uma aula a parte com base e fundamento da sua longa tragetoria na arte.

Então o mais sensato seria remover todo o material deixando só a parte viva?

Esses galhos mortos não poderia ser usado para compor o conjunto? transformando em jin?

Sei que por foto é dificil mas teria alguma ideia doque remover?

abraços e obrigado pela pasciencia.
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Marquei a parte que contem sucos ainda vivos para os amigo darem uma olhada.

abraços..[/img]
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio

Os amigos Sérgio e Nicky já deram grandes dicas!

Se sua dúvida persiste, faça a retirada da madeira aos poucos, observando o que pode ficar...
A parte viva deve crescer bastante para fortalecer o sistema radicular e projetar o futuro Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2012 6:57 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado amigo Alexandre vou dar uma limpada nela aos poucos e vamos ver oque sobra...

abraços...
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2012 8:24 am    Assunto: Responder com citação

"EU" deixaria ele recuperar mais. tenho um que não esperei e ele secou so ficou um veio de um dos lados.

belo material esse seu parabéns e boa sorte
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: