|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:38 pm Assunto: Azaleia em Micro-vaso |
|
|
Oi pessoal!!!
Gostaria de mostrar a vcs uma azaléia que adquiri à uns dois meses.
É interessante passear pelas floriculturas e ter a possibilidade de encontrar algo legal. Achei o desenho dela interessante pois se assemelha com várias fotos que tenho no pc. Sei que são temperamentais. Ela ainda está no mesmo vaso (se é que dá pra chamar de vaso, pois tem 8cm de altura por 8cm de raio). A altura total dele da base do vaso aos galhos é de 27cm.
Seguem as fotos:
Seguindo sentido anti-horário:
Parte de trás:
Detalhe do tronco e seus galhos:
Último lado:
Vista aérea:
Como posso melhorar a planta, de modo geral?
Abraço a todos e bom fim de semana! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 12:57 pm Assunto: b onsai |
|
|
A melhor coisa a fazer é aguardar a chegada do inverno para explorar todas as possibilidades de estilização. Porém, agora, é momento de calma, ponderação e paciência. Mantenha uma rega diária, sempre ao final da tarde, exposição solar apenas pela manhã e uma boa adubação organica, para proporcionar para sua planta um bom suplemento de energia com que responder, adequadamente, às futuras intervenções que vier a realizar.
Minha sugestão, quando o inverno chegar, é aramar todos os galhos, dando a eles um bom movimento levemente sinuoso. Dessa forma, vc amplia a qualidade, ficando com um material mais técnico nas mãos. Como os galhos são um pouco quebradiços, e a casca fina, cuide de fazer os movimentos bem levemente, sem forçar, para não perder nada nem comprometer o trabalho de mobilização e educação via arame. A azalea responde bem a esse tipo de procedimento, e retornará com brotações por todo o tronco.
As brotações que surgirem na base, seja nas raízes ou no tronco, devem ser retiradas, pois são conhecidas como "chupões" ou "brotos ladrões", que subtraem energia da planta, o que acaba por prejudicar qualquer estilo que se pretenda realizar nela. Por outro lado, novas brotações ao longo do tronco irão possibilitar a eliminação dos galhos mais antigos, vez que poderá selecionar outros galhos, mais bem posicionados, com que trabalhar. A aramação do tronco, com um arame grosso e forte, bem como a adequação, isto é, um bom movimento sinuoso no tronco, irá possibilitar então determinar posições bem estabelecidas dos galhos novos, culminando num estilo bem proporcionado, graças a isso.
Minha sugestão então é nesse sentido: replante, sem mexer no substrato atual nem nas raízes, em um escorredor contendo um bom substrato, bem leve, solto e organico (o melhor que conheço é vendido pronto, usado por horticultores para germinação de sementes de hortaliças - BIOPLANT. Há outros, similares, com outros nomes comerciais). Preencha o escorredor até a metade com esse substrato, deposite a planta, prendendo-a com barbante de algodão para fixar e estabilizar. Em seguida, preencha os espaços restantes com mais substrato BIOPLANT, regando bem em seguida e depositando a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar pela manhã apenas.
A partir desse pseudo reenvase, pode adubar então, usando material organico, seja torta de mamona com farinha de osso, seja adubo de origem animal, tipo esterco curtido. A adubação é primordial, como frisei. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 8:48 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Olá Nick!
Achei que a disposição dos galhos seria suficiente para efetuar modificações.
Sintetizando, devo efetuar inicialmente o pseudo-replante em escorredor
e no inverno efetuar aramação de acordo com os brotos que por ventura venham a surgir. Correto?
Quanto ao substrato, possuo esta formulação pronta:
30% terra preta
20% turfa
20% Casca de Pinus Triturada
20% pedrisco +- 4mm
10% tijolo triturado
Pode ser esta?
Tenho casca de pinus separada (sem triturar) e cinasita(não sei se é recomendada).
Desde já, agradeço as dicas e a disponibilidade.
Abraço! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 7:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Seph, o substrato ideal para azalea não deve conter pedrisco nem caco ceramico. Dentre os materiais citados por vc, use apenas terra preta, turfa e casca de pinus triturada+carvão triturado e/ou fragmentado em pedaços pequenos, acrescente tambem vermiculita. As proporções devem ser relativamente iguais para todos esses componentes. Lembrando que com isso o substrato ficará bem leve, solto, proporcionando um excelente meio para as raízes se desenvolverem.
Em relação à aramação, faça em todos os galhos atuais, dando a eles um leve movimento sinuoso. Com isso, a planta irá responder com novas brotações, que poderão ser selecionadas, de forma a proporcionar um material mais bem distribuído no tronco, para posteriormente aramar. O tronco deve ser aramado tambem e receber uma leve orientação sinuoso, melhorando seu aspecto geral. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 8:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Prezado Nick
Efetuarei a troca sugerida e vamos ver como será a modificação.
Obrigado pelas dicas.
Abraço! |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 11:43 pm Assunto: Rega |
|
|
Prezado Nicky
Fiz a troca para o escorredor com o substrato sugerido.
Não mexi nas raízes, mas, notando que estavam bem "socadas"
no vasinho, procurei desfazer um pouco o torrão com um hachi de madeira (pouca coisa). Usei também, um enraizador.
Quanto ao movimento sinuoso, esperarei o inverno chegar.
Três dúvidas:
Quanto à rega, efetuo uma ao dia, no fim da tarde?
A adubação posso começar dentro de 20 dias?
Coloquei em escorredor, usar algo especial para evitar perda do substrato?
Abraço e obrigado. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 1:45 am Assunto: |
|
|
Ola Seph acho que consigo dar uma luz ate a respostas dos mais experientes chegar.
1) A rega deve ser feita em horarios em que o solo possa ficar o máximo de tempo fresco, para impedir o "cozimento" das raízes, não como é a requisição de água para as azaléias, mas seria interessante regar ou na parte da manha ou na parte da tarde.
2) Bom a adubação vem realmente depois de uns 20 a 30 dias, so que na minha alem deste fator de dias você deve considerar tamebm a sua planta, gostaria de lembrar que estamos trabalhando com um ser vivo e por mais que as coisas tenham tmepo para ocorrer plantas possuem suas particularidades, então contem sim os dias mas vejacomo ela esta respondendo.
3) Bom uma boa forma de evitar a perda de substrato em escorredor e regar planta com pulverizador, pois assim assim que a água começa a escorrer no fundo você para e pelo menos comigo a perda de substrato era menor.
Boma dica mais importante é mantenha vigilância constante com sua planta ela precisa de você e nos mantenha atualizado.
Espero que osamigos mais experientes critiquem meu post, hehehe.
Desde já agradecido. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 8:35 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, não há o que criticar, mas talvez possamos "melhorar": esse tal "cozimento" nas raízes é ficção cientifica. A não ser que o cultivo seja numa panela, levada ao fogo baixo, não há por que temer que isso ocorra em qualquer planta. As raízes podem e devem ficar sem rega por até tres dias, caso pretendamos realizar aramação nos galhos da planta, por exemplo. Com a suspensão da rega, os galhos, por incrivel que pareça, ficam mais flexíveis e menos quebradiços.
Imagine então se as raízes iriam "cozinhar" se ficarem tres dias sem agua. Eu costumo efetuar a rega sempre ao final da tarde, enquanto que outros preferem pela manhã, outros preferem tambem efetuar tres regas diárias, dependendo da região do país em que moram e do tipo de clima a que estão afeitos. Se a umidade do ar for muito baixa, como ocorre sistematicamente aqui no DF onde moro, por exemplo, há amigos que regam incluso ao meio dia, com o sol a pino.
Segundo informam botanicos e agronomos, efetuar rega em plantas em vasos ao meio dia é contra senso, que de nada serve, pois os estemas, isto é, as células existentes nas folhas responsaveis pela absorção liquida, estão fechadas nesse período, e a agua escorre por sobre elas, não penetrando no interior das células das folhas. Por outro lado, mesmo sabendo disso, esse pessoal costuma afirmar, o que não deixa de ser verdade, visualmente falando, que ao regar as folhas que estavam murchas, voltam a recuperar o viço.
O murchamento é um fator natural, uma defesa das plantas, para evitar a perda hidrica pelo excesso de calor, que proporciona uma elevação em sua evaporação de agua. Ao murcharem, as folhas fecham os estemas, impedindo dessa forma a perda hidrica. Com a rega, ainda que as células não se abram, as camadas fitos onde estão insertes, abrem, permeando o meio liquido, de forma a que, momentaneamente, recuperam o que os cultivadores entendem por viço.
Eu considero que a rega ao final da tarde é mais relevante, pois a planta irá passar toda a noite com uma boa umidade em suas raízes, bem como a maior parte do período da manhã. Por volta das 11 horas da manhã os estemas fecham, reduzindo a perda hidrica. Isso tambem ocorre com as raízes, então, de qualquer forma, ao retornar com a reposição hidrica ao final da tarde, há um reinicio no ciclo, sem perdas substancias para a planta. Até hoje, nunca perdi nenhuma em função da aplicação desse metodo, por isso o recomendo.
Mas recomendo desde que o cultivador observe as condições climáticas onde reside e onde faz o cultivo. Estados nordestinos, por exemplo, principalmente interior do estado do Ceará, Piauí, etc, bem como zonas costeiras nordestinas, apresentam peculiaridades que devem ser observadas, bem diferente do que ocorre no planalto central, ou no sul do país, em que o clima frio contrapõe o metodo e horário das regas diárias.
Voltando ao tema, a adubação de fato deverá ocorrer somente após um período de no minimo 30 dias. Esse tempo irá depender da espécie e da variedade cultivada. Há algumas azaleas que respondem bem a esse intercurso, enquanto outras precisam de um tempo maior para aceitar o aporte de adubação. Mesmo não "mexendo" muito nas raízes, há sempre o risco de que elas se ressentem e que a intervenção cause algum tipo de disturbio que irá estressar o sistema radicular de alguma maneira. Por isso, então, recomendo aumentar o tempo para 45 dias, para o inicio da adubação, experimentando primeiro quantidades minimas.
Em relação a perda do substrato, como bem frisou o nobre colega Pedro, fazer uso de uma ducha metálica de furos finos é uma excelente proposta. As melhores, como sempre, são as japonesas, que possui furos feitos a laser, proporcionando um jato bem fraco, que se não impede a evasão do substrato, ao menos o reduzem. Se usar outros aspersores, é conveniente fazê-lo com a ducha voltada ao contrário, para que a força da agua seja reduzida. Ou então colocar lascas de pedra ou de material ceramico sobre o solo, irrigando sobre eles, para diminuir a pressão da agua. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 12:16 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, como o velho amigo Nicky, disse: Não há o que criticar, Pedro, mas podemos melhorar.
Assim, complemento com mais algumas informações, que, creio, sejam uteis.
1. "cozimento" de raízes é possivel quando a mangueira com a qual vc rega suas plantas, passa o dia inteiro sob o sol, e ao abrir a torneira usa a primeira água (escaldante) para regar.
2. O vaso e o substrato aquece, ao longo do dia, assim uma água fresca, no final da tarde será extremamente benéfico à planta.
3. Como o Nicky disse, adubo só após 45 dias, no mínimo. Isto porque as raízes, ao transplantar, tenham sido podadas ou não, perderam a rizosfera (microespaço ao redor das raízes ciliares), impedindo-as de absorverem os sais minerais, mas se vc adubar de imediato após o transplante, os sais minerais ali estarão e, como todo sal, ele é desidratante, ou seja, "roubará" água das raízes, causando o estresse hídrico às mesmas.
4. Rega, é bom que se faça com regador ou mangueira (com crivo mais fino possível).
5.Não se deve usar pulverizador ou vaporizador, porque ele engana em relação à quantidade de água colocada no vaso.
6.Em contrapartida, molhar as folhas com pulverizador (mesmo com sol a pino) elas agradecem porque refrescam-nas. E, justamente a transpiração que as folhas fazem regularmente é para refrescar as folhas.
abraço, pessoal! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 12:19 pm Assunto: |
|
|
Nick, para variar você deu uma aula digna de você.
Amigo não sabia que era mito a questão da rega em horarios muito quente não machucar o sistema radicular da planta, isto me acrescentou muito.
Compartilho com você a opinião de que o melhor horario para regar minhas plantas seja a atardinha, sinto que como você disse, elas aproveitam mais.
Gostaria de fazer um pedido e não sei nem se é correto, poderia da um pulo em dois tópicos que postei, sua opinião me faz grande diferença.
Caso possa, os links são:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17855
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17854
Desde já agradecido. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 3:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, se vc ainda não leu, dê uma conferida na excelente complementação do nobre amigo Elio, que entende muitissimo mais que eu do riscado. As colocações que ele faz são mais que simples acréscimos, uma verdadeira aula. Eu assino embaixo e indico seguir à risca tudo que ele cita.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
O Nicky antes de qualquer coisa muito obrigado pelas respostas.
Concordo com você sobre o colega Elio, uma vez precisei da ajuda dele e alem de como você disse elas serem esclarecedoras ele me ajudou prontamente so que me esqueci.
Elio me desculpe, seus comentarios como o Nicky disse fazem muita diferença tambe. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 5:51 pm Assunto: |
|
|
Imagine, Pedro. Não tem do que se desculpar. Tenho certeza de que eu eo o velho amigo Nicky, assim como outros mais antigos no fórum, apenas estamos retribuindo o muito que aprendemos aqui mesmo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 11:54 pm Assunto: Show |
|
|
Boa noite pessoal!
Desculpem a demora em agradecer (estranhei o fato que ontem não consegui acessar o fórum, mas hj tah ok).
Pedro, Nicky e Elio:
Achei que as perguntas eram simples, por isso não me extendi. Sempre há algo a aprender. Ou relembrar...
a verdadeira explanação do Nicky, associada com a sutileza do Elio e a simplicidade do Pedro ampliaram muito o
horizonte a seguir. Penso que é preciso também, ler as entrelinhas. Foi uma palestra dos senhores.
A lenda do "cozimento" me fez lembrar do tempo em que tinha oito anos, quando acompanhava meu "velho"
pelo meio do milharal com uma enxada nas mãos...eu, tagarelando, ele, sempre quieto.
De repente, ele dizia: "Não carpe isso aí, piá!!!" - ali perto havia uma grande canafístola.
Ela (ou o vento!) espalhava sementes num raio de uns 100m. Uma grande quantidade nascia e crescia.
Dessa forma, quando estivessem na época certa e sempre durante uma chuva (olha o regador aí gente!) a gente
transplantava da roça para o meio do mato de verdade.
Hoje, elas estão despontando e dentro em breve mostrarão seus grandes ramalhetes de flores amarelas.
E meu "velho" continua lá, firme e forte. Por suas escritas senhores, vejo ele, dizendo: "Mudando hoje, ela tem muito mais chance de vingar, por que não vai perder água."
Por último, me formei em Sistemas de Informação. Esse fato, é pra dizer que tudo o que os senhores compartilham amigavelmente no fórum, tenho armazenado em meu PC. São de grande conhecimento e importãncia.
Diante disso, penso que minha azaléia ficou pequena...
Logo, lembro que se fizer tudo certo, talvez no futuro ela seja a grande canafístola das minhas lembranças.
Meu singelo obrigado à todos. De coração. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 5:47 pm Assunto: |
|
|
Nossa Seph.
Meu Deus não sei nem o que dizer depois dessa, acho que o máximo que consigo é do fundo do coração muito obrigado pelo elogio e pelo ensinamento. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|