|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 6:22 pm Assunto: Evolução de um Pingo de Ouro (atualizado em 16.3.11) |
|
|
Pessoal, embora não seja uma espécie muito conceituada entre os bonsaístas, eu gosto e acho que dá pra fazer belos bonsai.
A seguir a evolução de um em 01 ano e 3 meses.
É muito rápido.
Após feita a última intervenção, e agora vendo a última foto, vejo que preciso melhorar o Shari e curvar o ápice para a direita.
abraço
Tronco com 10 cm de diàmetro e 22 de altura
Como o último galho (será o ápice) nasceu abaixo da borda do corte superior, optei por fazer um Shari para corrigir.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Qua Mar 16, 2011 2:42 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
Elio
O movimento inicial e o shari são muiiiiiito bons, parabéns
Não vou querer perder o desenvolvimento...
O fato de ainda não estar conceituada entre os cultivadores, deve ser por ser recente os trabalhos com a espécie e ainda não termos muitos exemplares terminados em exposições... Eu acho  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 10:04 pm Assunto: |
|
|
Elio me desculpe por chamar vç de senhor é que meu pai me ensinou assim respeitar os mais velhos e respeito muito o senhor i ja falei de novo rsrsrs não falo mais. Voltando no pingo de ouro eu fiz um yamadori de um bem velho ja postei a foto dele vou trabalhar como madeira morta e deixar alguns galhos pois ele é baixo 20cm  da uma olhada o jeito que ele ficou depois da poda agora é só esperar um abração pra vç. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
Elio, este seu Pingo de Ouro está muito bem encaminhado, suas intervenções forem bem realizadas.
Gostaria também de estar acompanhando!
Como disse o Alexandre, parece mesmo que não é conceituado por não haver exemplares como exemplo, e por pingos de ouro não serem usados diretamente como árvores, apesar de existir alguns bem grandes...
Apesar de tudo voce esta no caminho certo, com o passar do tempo irá moldando este exemplar que será visto por muitos e ajudará assim dar uma moral a mais para esta espécie.
Parabéns e tudo de bom!!!
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 10:54 pm Assunto: |
|
|
Também sempre torci o nariz para a espécie, pois parece "fácil" demais. Porém, depois que caiu em minhas mãos 4 peças para trabalha, estou aprendendo a olhá-las com outra visão!
Vamos polir este "ouro!! Parabéns pela peça, Elio! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 12:51 am Assunto: |
|
|
trabalhar com pingo de ouro da nisso ai muito bonita a estilizaçâo _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 8:23 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, por acreditar nessa espécie é que estou trabalhando em 6 peças. Embora não seja uma espécie nobre, trabalhar com ela nos dá muita alegria.
Anderson, eu já tinha visto tua planta em outro tópico. Segue quase a mesma linha. Manda ver...........
Ricardo, obrigado pelas palavras. Meu desejo é esse mesmo, se eu conseguir um bom trabalho, pretendo mostrar que vale a pena trabalhar com a Duranta.
Valeu, João José...........mãos à obra e posta as fotos aí!
Claudionor.......Material é que não falta no meu Jardim. Há 5 anos atrás plantei 50 mudas. Como era para uma cerca viva, não trabalhei as peças desde o início, assim, poucas prestam para bonsai. Mas, algumas estão bem legais....como essa!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Ola Elio,muito lindo seu trabalho acabei ganhando ontem tres mudas de duranta uma quase igual a sua so bem mais fina vou fotografalas e quem sabe vc e o pessoal me ajudam a trabalhar com elas sao muito lindas.Abraço |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
fala heliooo!
alguma novidade nessa duranta??
nao sou muito fã da especie, mas essa parece ter um futuro legal... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 12:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu chapa, eu particularmente aprendi a respeitar trabalhos com essa espécie depois de ver uma maravilha que o bonsaista Joca, do Rio de Janeiro, apresentou certa feita, num evento aqui em Brasilia. E o dele, como o seu, tinha madeira morta à vontade no tronco. Show de bola, pena que na época não tenha fotografado para mostrar agora.
Esse seu está bem encaminhado a meu ver. Mas, ouso sugerir a continuidade do shari por toda a linha do tronco, até a base. Com isso, acentuaria melhor o movimento. Acho que se vier mais brotações por detrás, tambem ajudaria, com um galhinho de fundo nessa área. No que concerne à copa, o galho apical está muito reto, em desarmonia com o tronco. Passe um arame e faça uns volteios com ele, baixando-o um pouco. Tipo um guro-guro, para realçar o carater circular da copa, algo assim.
Está bem escondido, mas deve ter um ótimo nebari por debaixo dessa borracha preta. Futuramente, isso irá agregar maior estabilidade para sua planta, embelezando ainda mais o conjunto. Parabens, garoto. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 2:27 pm Assunto: |
|
|
é por isso q sou diferente ! sempre quis ter um pingo de ouro para fazer bonsai devido a velocidade de desenvolvimento
a propósito,o seu está muito bonito |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 8:40 pm Assunto: |
|
|
Moreno, segue fotos atualizadas!
Nicky, certamente dá para baixar mais um pouco o shari. Não até o final por conta do risco da umidade penetrar no tronco.
Bem lembrado em re-aramar e curvar o ápice que está muito reto. Pena que já está com a madeira muito dura. Mas, vou fazer, com certeza. Se vc notar ele já tem um bom galho de fundo. Mais alguns deverão sair da parte fina, acima.
O nebari vou expor no próximo transplante.
Vou deixar um ápice de sacrifício para engrossar a parte fina do tronco.
Valeu amigo véio!
Hudson, valeu pelo incentivo.
A seguir algumas fotos atualizadas>
FRENTE
LADO ESQUERDO
LADO DIREITO
Aproveito e posto algumas fotos de outros Pingo meus!
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
João Crédito 1.o PASSO

Registrado: 30/06/10 Idade: 40 Mensagens: 109 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 11:49 am Assunto: |
|
|
Elio, está de parabéns pelo pingo de ouro.
É uma planta que tenho vontade de trabalhar também.
Quero acompanhar as suas. |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 1:49 pm Assunto: |
|
|
Tá linda demais essa duranta Élio, me diz uma coisa tu usa só osmocote nele?
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Ola Elio ... Parabens ...
Tb tenho algumas durantas , com topicos já postados ... acredito que em rapidez de desenvolvimento as durantas empatam com os resedas... { tenho varios prés das duas especies..} Juro que se ficar olhando por algumas horas dá prá ver um broto surgindo ou uma folha se abrindo ... rsrsrsrs...
Na segunda foto de baixo para cima .. , aquelas bolinhas no substrato ..?? é osmocote ??
pergunto , pq estou começando a usar e a orientação do fabricante fala em colherinhas de café ... ou seja , apenas algumas bolinhas por vaso ... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|