FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera 2 - Atualização
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2012 6:30 pm    Assunto: Primavera 2 - Atualização Responder com citação

Olá amigos, mais uma primavera que estou trabalhando, com muita paciência e cheio de dúvidas, mas feliz com o resultado por enquanto. A parte morta na parte inferior do tronco será trabalhada oportunamente assim que eu adquirir uma micro retífica. Por favor, sugestões e críticas à vontade! abraço

Quando adquirida a partir da poda, a primavera deste tópico é parte de cima do tronco maior.

Como está agora:





Editado pela última vez por Vinícius Fernandes em Ter Fev 12, 2013 9:10 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/05/12
Idade: 29
Mensagens: 225
Localização: Manaus-AM

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2012 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

os brotos estao uma beleza, bem encaminhados, só achei meio estranho o troco de suas plantas, na minha opiniao voce deveria trabalhar na conicidade de suas plantas. abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2012 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

ah sim, conicidade elas ainda nao tem pq não tenho as ferramentas apropriadas pra trabalhar, principalmente a micro retífica, mas futuramente vou dar um jeito nisso. Minha intenção ao postar as 3 primaveras é saber a opinião dos colegas sobre a condução até o momento e o que fazer pra melhorar...abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2013 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Dando continuidade a essa buga, hj trabalhei um pouco a conicidade, mesmo sem as ferramentas adequadas, acho q o resultado foi satisfatório levando-se em conta a qualidade do material e minha pouquíssima experiência, espero que gostem e opiniões/sugestões e críticas a vontade! abraço a todos

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

e aí? ninguem?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

iaew Vinícius, blz?

rapaz, a aramação ficou boa, o movimento ta legal na parte de cima, porem contrasta com a falta de movimento na parte de baixo. A parte de cima da planta esta contrastando com a parte reta de baixo não ficou legal a meu ver.
acho que vc poderia substituir a parte de cima com um galho que de continuidade ao formato do tronco e formar um bonsai no estilo inclinado. procure sobre o estilo, no site do atelier tem matéria falando sobre os estilos.

Com a parte de cima talvez vc possa formar um shorin estaqueando ao podar ou caso queira fazendo um alporque.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

olha oq eu faria.... talvez ajude:



dessa forma vc diminui a parte reta do tronco amenizando o problema... note que dessa forma ainda não elimina totalmente a falta de movimento no 1º terço do tronco chamado de tachiagari mas melhora bastante
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Filipe, grandes idéias vc me deu. Eu tinha percebido esse contraste que vc apontou, mas ainda estou longe de ter a visão de um bonsaista intermediário. Estou seguindo o aprendizado e fazendo experiências como esta buga, sempre perseguindo algum resultado satisfatório. Na condução desta planta me inspirei em uma imagem que vi na internet mas infelizmente não a salvei, porém, buscando novamente no Google e no fórum, encontrei estas que lembram de longe a minha condução




Esse é aqui do fórum, mas nao sei de quem


Como eu disse, essa é apenas uma experiência de iniciante, até porque o material não é nada bom, foi obtido no lixo e no início eu não sabia nem por onde começar com os 2 pedaços de galhos que consegui... Sempre com paciência e humildade, vou trilhando os passos do bonsai com a ajuda do mais experientes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

pois é, no bonsai perfeição é utopia, o divertido é ficar sempre buscando ela.
e aprendendo no caminho.
estou até modelando uma acerola inspirada nesse trabalho do Ricardo Paiva, se não me engano.


repare que mesmo que o ápice não tenha seguido a mesma linha do tronco, não ha movimento nele.

E é esse o ponto chave.

no entanto, como disse, perfeição é utopia, se está de acordo com suas expectativas e satisfatório a seu ver... não tem porque mudar. Tenho algumas plantas com "defeitos" que eu acho bonitas, enfeitam a minha sala e também não me aventuro a alterar. E outras que em outro momento irei fazer alterações, mas q por hora fazem volume na minha bancada pra enfeitar um pouco.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Novaes



Registrado: 03/12/12
Idade: 42
Mensagens: 18
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 12:49 am    Assunto: Responder com citação

Vinicius muito bom trabalho!! Este bonsai em estilo inclinado esta muito interessante. Na minha opnião vc poderia tão somente simplificar a parte de cima reduzindo na segunda curva do ápice. O que vc cortar pode fazer uma estaca como o Felipe sugeriu. A julgar Pelos posts que já acompanhei do Felipe ele manja da espécie!!! Felipe como vc acha que vai evoluir esta madeira exposta do tronco? Será q o decaimento dela não pode comprometer o estilo no futuro? Abraço
_________________
"Quando o machado entrou na floresta, as árvores disseram: - O cabo é dos nossos!!" Provérbio Turco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 1:21 am    Assunto: Responder com citação

Rapaz, a madeira se tratada corretamente fica mole e quebradiça mas não apodrece a ponto de prejudicar o bonsai.
quanto mais perto do substrato mais difícil de cuidar da madeira por conta da umidade.
nessa aqui tive problemas:

defeito: tronco com movimento de arco, não muito interessante, pensei até em fazer um kengai com essa planta mas por algum motivo descartei a ideia.

alporque da planta acima, precisando de tratamento na madeira morta:

defeito, fraca vista lateralmente, a madeira morta deixou o tronco plano. Alem disso falta um galho na terceira acurva, estaria melhor com um galho ali, mas tem um pedaço de madeira morta... sem chaces de brotar naquela região.

madeira morta conservada com clada de enxofre e cal virgem, não tem apresentado problemas:

tronco reto D+ em baixo pra fazer um moyogi e torto d+ pra fazer um reto formal. pensei em fazer um vassoura mas as cicatrizes deixadas pelos galhos grossos retirados na parte de cima não deixaram. A conicidade invertido foi indisfarçada com o trabalho de madeira morta que começa nas cicatrizes mencionadas. Ainda assim, esta ficando razoável, com curvas masculinas deu pra disfarçar um pouco o problema
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo condução Filipe Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Novaes



Registrado: 03/12/12
Idade: 42
Mensagens: 18
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe muito bem conduzidas suas plantas.

Tenho duas bougas. uma delas tem um tronco de mais ou menos dez centímetros de diâmetro, mas está totalmente oca, e por isso acabei desanimando dela. Acompanhando o seu post com aquele projeto do Alexandre me inspirei e decidi re-estilizá-la.

Valeu!!!
_________________
"Quando o machado entrou na floresta, as árvores disseram: - O cabo é dos nossos!!" Provérbio Turco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2015 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!! Após 3 anos, até que aquele toco de primavera está rendendo algum resultado satisfatório...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2015 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom Vinícius. Maravilhosa floração e a condução da planta, especialmente do lado esquerdo está ótima. Uma pena que o lado direito insiste em fica vazio. Mas aquele galhinho de cima do lado direito tem futuro. Volte este lado para a melhor insolação e deixe-o crescer livremente por uns tempos, segurando o restante com poda. Arame ele um pouco mais para baixo e traga mais um de cima com arame para ocupar mais ou menos a posição deste aí, deixe os dois se fortalecerem. Depois corte mais curto para forçar a ramificação. A planta fica feia por um tempo quando a gente deixa um galho se alongar, mas é uma técnica que vale a pena. Agora, a floração está espetacular. Tô babando aqui. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil