FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com espécie: Manacá de cheiro ???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 10:22 am    Assunto: Ajuda com espécie: Manacá de cheiro ??? Responder com citação

Amigos,

Ganhei esta muda recentemente e o doador me informou ser um Manacá de cheiro,contudo ,fiquei em dúvida após algumas pesquisas pois parece haver diversas especies de Manacá.

Contudo, não encontro orientações de cuidados para esta espécie, nem para o Bonsai.

Assim, conto com a colaboração dos amigos em identificar corretamente a espécie e nas orientações gerais sobre os cuidados.

http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bruno, é sim um Manacá de cheiro no fórum existe alguns tópicos a respeito da espécie, sei por que recentemente procurei para saber como propaga-la pois tenho uma arvore grande dessas em casa e fiz vários alporques e estacas dela. Se não me engano o nickyfury que é um dos participantes mais experientes do fórum tem alguns exemplares desta espécie, tente contato com ele se ele não ver o seu tópico.
Valeu.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 14, 2012 9:41 am    Assunto: Responder com citação

o que eu ouvi dizer sobre o manacá é que ela não pode ser aramada.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 9:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Pelo visto minha fama no forum é maior que a realidade do meu pobre e reduzido plantel. O que eu tenho é varieade de plantas, mas não necessariamente quantidade de plantas. Em relação a essa espécie que voce menciona, aliás, tenho apenas uma para poder comparar e fornecer informações que possam auxiliar voce com a sua. Eu tenho o que chamam de Manacá de jardim, que possui a caracteristica: a flor do manacá tem o seguinte ciclo: nasce roxo escuro, depois adquire um tom lilás e termina com o branco, até secar e cair. Tem folhagem verde escura pequena, que dura o ano inteiro e um sistema radicular médio (não aumenta muito).

Para cultivar bem uma espécie, qualquer que seja ela, é importante fazermos uma pesquisa na net, com vistas a angariar informações pertinentes ao cultivo, pois apenas entendendo seu processo é que poderemos então ter sucesso na empresa de transformar uma planta qualquer num lindo bonsai. A respeito do Manacá de cheiro (ou de jardim), esse link tem ótimas informações que poderão ajudá-lo:

http://www.jardineiro.net/plantas/manaca-de-cheiro-brunfelsia-uniflora.html

Igualmente, no mesmo sentido, esse outro site tambem é de enorme valia, e sempre busco informações nele:

http://www.plantasonya.com.br/cercas-vivas-e-arbustos/manaca-de-cheiro-brunfelsia-uniflora-2.html

A título de exemplo, veja alguns bonsai dessa espécie:

Apesar de tratar-se de um arbusto, quando plantado no chão pode chegar até uns dois ou tres metros de altura, com um bom engrossamento de tronco. O ideal, caso faça opção por um cultivo inicial no solo para engrossar, é evitar as brotações de raiz e de base, cuidando de manter sempre apenas um tronco, e se for fino inicialmente, poderá aramar e dar a ele um leve movimento sinuoso, o que tornará a planta, no futuro, mais atrativa quando transformada em bonsai.

Por outro lado, se a opção for transformar em bonsai desde agora, é importante usar primeiro um vaso de treinamento, ou uma bacia plastica de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral. Como o sistema radicular é de crescimento lento, não vejo necessidade de plantar em escorredor para depois fazer uso de bacia, no caso de querer usar a técnica da famosa "mamadeira". Isso pq o sistema radicular lento irá demorar "séculos" para as raizes sairem pelos orificios no fundo do escorredor justificando o uso da bacia. Plantando na bacia, com um substrato bem drenante e rico em matéria organica (madeira seca, casca de pinheiro, folhas secas trituradas e carvão), a planta terá um desenvolvimento maior e melhor.

Se o caule for fino, poderá aramar e dar um leve movimento sinusos, mas evite forçar muito, pois ele se quebra facilmente. O mesmo vale para os galhos, então se usar arame para modelar os galhos, deixe o arame bem leve e solto, sem apertar, ficando atento a sua retirada tão logo perceba que começa a marcar, pois se isso ocorrer o galho irá secar e morrer, perdendo todo o trabalho que precisará ser reiniciado.

Bem, espero que as informações possam ser de alguma utilidade a voce.

Fermga, não existe planta que não possa ser aramada e receber movimento sinuoso, seja no tronco seja nos galhos. O que existe, na verdade, é que algumas espécies apresentam um grau de dificuldade maior que outras, e isso é que fará toda a diferença. Algumas espécies, como a azaléia por exemplo, pedem que deixemos o solo ficar seco, e jamais fazer uso de aramação no inverno, para termos sucesso. E, como seus galhos são muito frágeis e quebradiços, aconselha-se tambem que o processo de curvatura seja gradual, isto é, seja feito em várias etapas, com pelo menos uma semana ou mais de intervalo entre elas, para que então tenhamos sucesso na empreitada e o resultado seja o que foi inicialmente pretendido.

Carece então que no Manacá a resposta a aramação seja como especifiquei acima. Se for feita de maneira fora desse padrão, é grande a chance de não termos o exito pretendido e o trabalho ser perdido, com o secamento do galho, o que acaba por retardar o resultado e atrasar o trabalho de formatação aerea. Alguns bonsaistas chegam ao exagero de usar apenas arame encapado, ou ráfia para proteger o galho e evitar o estrangulamento dos canais de circulação de seiva.

Azaleas, manacás, romanzeiras, dentre outras espécies, estão entre as mais dificultosas no uso do arame, mas, como salientei, não são excludentes do uso dessa técnica, que pode ser usada em todas as espécies, sem exceção. O caso, então, é descobrir o segredo de cada espécie, e praticar bastante, até acertar o passo, para termos sucesso sempre. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Poderia deixar passar batido, mas o ego fala mais forte...........rsrsrsrsrs!!!

As 2 primeiras fotos que o velho amigo Nicky postou são de dois Manacás meus........hehehehehehe!!!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 10:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Meu nobre amigo Elio, por falar em Ego, que tal explicar aí para a turma onde foi que conseguiu essa linda madeira que serve de base para esse maravilhoso bonsai Literati de Manacá? Ficou uma apresentação estupendamente harmoniosa, na minha humilde opinião..... Rolling Eyes Rolling Eyes

O nobre amigo sempre soube tão bem apresentar suas explendidas plantas..... Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2012 1:04 am    Assunto: Responder com citação

kkkkkkkkkkkkk........bem lembrado amigo Nicky. Essa bolacha de madeira foi o primeiro presente que ganhei de um amigo, no Bonsai 2006, em Ribeirão Preto. Um amigo chamado Luiz Fernando, Mais conhecido como Nickyfury!

Abraço, véi!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2012 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Bom eu Poderia tambem omitir este comentario, mas a felicidade de certos momentos me contagia, o que para muitos poderia ser momentos insignificantes, mas que para outros sao singelos e grandiosos momentos, o que mais me alegra neste Forum é a possibilidade nao apenas de aprender a arte, mas tambem dessa relaçao entre geraçoes que a muito é deixada de lado pelos mais novos, mas tambem pelos mais antigos, troca esta que nos levaria a um outro patamar de sociedade e relacionamentos, a experiencia, a sabedoria, sentimentos e ensinamentos de uma vida...

Louvo ao senhor meus Deus por momentos como esses, trocas de gentilezas como estas, o bem tratar, a nobreza de poder transmitir um sentimento de gratidao, de alegria e de amor ao outro, que Deus possa fortalecer vossos vinculos e vossos sentimentos e que possam dividir com outros essa pureza de criança, nas cãs da idade, Que Deus vos abençoe meus irmao!!!! Abraços!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2012 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Falou e disse tudo, meu irmão!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: