Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcus.fontana
Registrado: 17/03/06 Idade: 46 Mensagens: 39 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 1:30 pm Assunto: Ulmus aprox 8 anos- início do trabalho ATUALIZANDO |
|
|
Caros colegas do fórum, estou com esse Ulmus e comecei o início dos trabalhos a duas semanas atrás.
Iniciando com podas drásticas e seleção dos ramos principais, ficou assim:
A brotação esta bem forte:
Nestas partes, futuramente, pretendo fazer "uro" deixando uma aparencia mais natural:
A intenção é chegar a isso no futuro:
Será que estou no caminho certo?
Grande abraço.
Editado pela última vez por marcus.fontana em Seg Out 15, 2012 10:20 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2012 7:10 pm Assunto: |
|
|
Acho que você podia retirar essas pontas de galho, ficou parecendo uns calombos no caule. Se não pretende intervenções mais bruscas, isso ja melhoraria o aspecto. abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 7:10 pm Assunto: |
|
|
Esse é meu primeiro Ulmus mas já percebi que responde muito bem às podas. |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 7:30 pm Assunto: |
|
|
Concordo com vc Thomas, isso deve mesmo ser feito. Mas não seria melhor esperar o término da primavera para evitar cicatrizes? Faz somente 2 semanas ela passou por corte das raízes, tranplantada de um vaso de jardim, podas fortes e aramação. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2012 9:33 pm Assunto: |
|
|
A época certa para intervenções na planta é a primavera pois a planta esta voltando do inverno com força total, no entanto como a intervenção em questão não tem o intuito de regeneração e também não afeta galhos com folhas, pode ser feita no final da primavera, quando a planta ja parou o "estirão" anual e começa a armazenar nutrientes. Mas não vejo problema em fazer agora, afinal a cicatrização é fundamental, faça um corte "negativo" para que haja espaço para a nova casca e não forme um "calombo" no caule. Compreendeu?
A brotação do Ulmus é absurda e incrível, observe em minhas fotos, perceba que foi feita a poda fora de época, Janeiro, pois não tive opção realmente, ou era isso ou teria de abandonar a planta. Mas lembre-se, intervenções e adubações fora de época são completamente arriscadas e debilitam a planta permanentemente. http://www.flickr.com/photos/57999418@N02/sets/72157625996169195/ _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2012 9:39 pm Assunto: |
|
|
Sugiro que trabalhe nos galhos por igual, perceba em minha planta que os galhos tem basicamente o mesmo posicionamento e direção, de forma oposta um ao outro sempre no mesmo nível diminuindo a cada altura.
Minha planta é bem nova, 6 anos de vida e só 2 de trabalho, futuramente vai estar mais conduzida, no resultado que espero! _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Out 11, 2012 1:38 pm Assunto: |
|
|
Marcus, se minha esta planta, eu faria um alporque acima do primeiro galho e teria duas plantas, pois assim seria mais facil mater a conicidade da planta, o ulmus tem a tendencia de inverter a conicidade tornando o projeto mais dificil e transplantaria para uma bacia grande com um bom substrato ate definir o projeto.
Atenciosamente |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Qui Out 11, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
Djalmo escreveu: | Marcus, se minha esta planta, eu faria um alporque acima do primeiro galho e teria duas plantas, pois assim seria mais facil mater a conicidade da planta, o ulmus tem a tendencia de inverter a conicidade tornando o projeto mais dificil e transplantaria para uma bacia grande com um bom substrato ate definir o projeto.
Atenciosamente |
Obrigado pela idéia mas por enquanto vou mantê-la por inteiro e trabalhando os galhos por mais alguns meses, se a coisa estiver fugindo ao controle, divido e fico com duas plantas. |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Seg Out 15, 2012 10:20 am Assunto: |
|
|
Somente atualizando, nesse feriado foi feito um "shari" e começou o desemvolvimento dos galhos secundários:
Agora é aguardar para aramar. |
|
|
 |
|